O dia que John Lennon confidenciou segredo a Pelé no intervalo de sua aula de japonês
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de maio de 2025
Dois dos maiores nomes do século 20 — um no futebol, outro na música — se cruzaram discretamente em um corredor de escola, longe dos estádios e dos palcos. Em 1975, Pelé, já consagrado como o Rei do Futebol, e John Lennon, ex-integrante dos Beatles, se encontraram nos Estados Unidos durante o intervalo de aulas em uma escola de idiomas em Nova York.
O relato, pouco conhecido do grande público, foi revelado por Pelé em declaração publicada no site oficial do Santos Futebol Clube (via Gazeta Esportiva). O contexto do encontro era improvável: Pelé havia acabado de ser contratado pelo New York Cosmos, enquanto Lennon, à época em relacionamento com Yoko Ono, fazia aulas de japonês.

"Quando fui contratado para jogar no Cosmos, em 1975, me matriculei para estudar inglês, e o John Lennon também estava lá, estudando japonês porque tinha conhecido a Yoko. Então a gente se encontrou no intervalo das aulas", contou Pelé.
A conversa breve entre os dois, no entanto, trouxe à tona um episódio curioso que uniu Beatles e futebol de forma inesperada — e frustrada. Lennon revelou que, durante a preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1966, em Liverpool, os Beatles tentaram organizar uma apresentação especial para o camisa 10, mas foram barrados. A transcrição é do O Globo.
"Sabe o que ele me falou? Que na preparação para a Copa de 1966, quando a Seleção estava concentrada em Liverpool, os Beatles queriam fazer uma apresentação para o Pelé, mas o comando da Seleção não deixou", revelou o Rei. "Parece que o Nascimento, que era o nosso diretor, muito rigoroso, que Deus o tenha, disse: ‘Esse bando de cabeludos não vai entrar aqui, não!’" Segundo Pelé, Lennon ainda lamentou a situação. "Ele me falou: ‘A gente adorava futebol, mas não deixaram a gente tocar para você’."
Naquele ano, os Beatles viviam o auge da fama internacional. Haviam lançado o álbum "Rubber Soul" no final de 1965 e preparavam o lançamento de "Revolver", que sairia semanas após o fim da Copa. Já a Seleção Brasileira, bicampeã mundial, passava por transição e acabou eliminada ainda na fase de grupos, após derrota por 3 a 1 para Portugal.
Hoje, um grafite na Vila Madalena, em São Paulo, eterniza um abraço entre Pelé e Ringo Starr, baterista da banda de Liverpool. Embora a imagem represente um encontro fictício, a história real contada por Pelé revela que a aproximação entre os Beatles e o futebol brasileiro quase foi além da arte — mas ficou, como tantas grandes histórias, nas entrelinhas do tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
George e o músico que teve a ideia do Concert For Bangladesh; "eu só estava tentando ajudar"
Músicos do Toto foram proibidos por manager de perguntar sobre Beatles a Paul McCartney
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Os quatro únicos clássicos dos Beatles que concorreram ao Grammy e perderam
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
O mais roqueiro dos Beatles segundo Marianne Faithfull
O ídolo que Brian May nunca conheceu e é autor da maior canção pop adolescente da história


