James Hetfield fala sobre os seus pesadelos e revela a importância de abordarmos a saúde mental
Por Ricardo Bellucci
Postado em 21 de maio de 2025
Chamada de mal do século por alguns especialistas, a ansiedade se tornou um problema endêmico em um mundo onde manter a saúde mental não é, digamos assim, nada fácil. Para nós, meros mortais, a batalha do dia a dia, no trabalho, na universidade, na escola ou no trato familiar é um verdadeiro desafio, para não falar dos boletos. Reconhecer o problema é o primeiro passo para a cura. No entanto, esse reconhecimento pode ser demorado, enfrentando as barreiras que as pessoas normalmente impõe, chamando de "frescura", um problema grave, que milhões de pessoas enfrentam, em todas as camadas sociais.

Não tão recentemente o vocalista e guitarrista base do Metallica, James Hetfield refletiu sobre as suas crises de ansiedade que sofreu antes de subir aos palcos, quando teve antes de subir aos palcos, em turnê com o Metallica. Sua atitude corajosa, franca, é um incentivo para que muitas pessoas encarem o problema de frente, sem receio ou medo de tocar no assunto. Falando sobre alguns dos "pesadelos" e "fantasmas" com os quais ele teve que lutar antes de subir aos palcos, nos shows ao vivo, temos uma dimensão de quão paralisante e dramático pode ser uma crise de ansiedade. James disse ao The Metallica Report em uma entrevista, não tão recente, que ele regularmente começa a "duvidar" de si mesmo antes de sair na estrada, descrevendo a experiência como uma parte normal de sua vida profissional (transcrito pela Ultimate Guitar):
"No último mês, posso dizer que o normal acontece: começo a duvidar de mim mesma. Começo a me sentir insegura, [pensando]: 'Bem, estamos velhos, não podemos fazer isso, e blá, blá, blá' — todas essas besteiras que todo mundo diz a si mesmo antes de entrar em algo com que se importa."
Ao que acrescentou: "Então, tendo pesadelos sobre como sou o único que se importa com o que estamos fazendo aqui. 'Onde está todo mundo?' Eu chego no show, todo mundo está se divertindo, ou tem 200 pessoas nos bastidores e pensando: 'Onde estão minhas coisas? Onde está o setlist? Que músicas vamos tocar?' E então, coisas típicas como o braço da guitarra ser de borracha e ter apenas duas cordas. E, 'Onde está meu roadie?', e o cabo da guitarra não me deixa chegar ao microfone. Coisas bobas assim. Isso tem que acontecer, e eu não surto por causa disso. Tudo o que você faz é praticar, e depois você desenvolve, e isso volta bem rápido."
Agora, no entanto, Hetfield observa como aprendeu a confiar no processo e não deixar que esses pensamentos e pesadelos o dominem:
"Faz parte do ciclo; simplesmente é. Você tem a ansiedade aumentando, e não deixe que ela tome conta de você, porque você tem esse equilíbrio entre ansiedade e fé. E assim que você chegar lá, tudo vai ficar bem".
"O nível de ansiedade estava fora do comum" ao pisar pela primeira vez no palco 'M72' O que estou enfrentando é algo já conhecido. Sei o tamanho do palco, sei que temos intervalos aqui e ali, sei no que estamos nos metendo."
Ver um cara mítico, protótipo do Frontman perfeito do mundo do rock, expondo em público suas fragilidades é algo a se louvar, mostrando sua faceta humana e uma imensa coragem. Sim, os mitos também são humanos, sofrem, amam, são pessoas. Às vezes, nós fás nos esquecemos disso, pois precisamos dos nossos super-heróis para nos inspirar na luta cotidiana pela sobrevivência.
O apoio dos amigos, colegas, e familiares é absolutamente essencial, o que o próprio vocalista do Metallica reconheceu. Levantar a bandeira da luta em prol da saúde mental é algo essencial, fundamental atualmente, seja no universo da música, do mundo da educação, no ambiente de trabalho e na família. Não se trata de "frescura", mas de um problema de saúde. Toda pessoa que sofre de ansiedade não precisa de piedade, ela precisa de compreensão e ajuda. Por isso é bom tocar no tema novamente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Behemoth cancela shows na Índia após ameaças de grupos religiosos
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Regis Tadeu detona Rock in Rio 2026: "Avenged é metal? Você está de brincadeira"
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy


A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate
A música do Metallica que deveria ter solo do Kirk, mas ele não apareceu e Cliff resolveu
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
A música do Metallica em que James mete o pé e fala sobre uma de suas grandes paixões


