James Hetfield fala sobre os seus pesadelos e revela a importância de abordarmos a saúde mental
Por Ricardo Bellucci
Postado em 21 de maio de 2025
Chamada de mal do século por alguns especialistas, a ansiedade se tornou um problema endêmico em um mundo onde manter a saúde mental não é, digamos assim, nada fácil. Para nós, meros mortais, a batalha do dia a dia, no trabalho, na universidade, na escola ou no trato familiar é um verdadeiro desafio, para não falar dos boletos. Reconhecer o problema é o primeiro passo para a cura. No entanto, esse reconhecimento pode ser demorado, enfrentando as barreiras que as pessoas normalmente impõe, chamando de "frescura", um problema grave, que milhões de pessoas enfrentam, em todas as camadas sociais.

Não tão recentemente o vocalista e guitarrista base do Metallica, James Hetfield refletiu sobre as suas crises de ansiedade que sofreu antes de subir aos palcos, quando teve antes de subir aos palcos, em turnê com o Metallica. Sua atitude corajosa, franca, é um incentivo para que muitas pessoas encarem o problema de frente, sem receio ou medo de tocar no assunto. Falando sobre alguns dos "pesadelos" e "fantasmas" com os quais ele teve que lutar antes de subir aos palcos, nos shows ao vivo, temos uma dimensão de quão paralisante e dramático pode ser uma crise de ansiedade. James disse ao The Metallica Report em uma entrevista, não tão recente, que ele regularmente começa a "duvidar" de si mesmo antes de sair na estrada, descrevendo a experiência como uma parte normal de sua vida profissional (transcrito pela Ultimate Guitar):
"No último mês, posso dizer que o normal acontece: começo a duvidar de mim mesma. Começo a me sentir insegura, [pensando]: 'Bem, estamos velhos, não podemos fazer isso, e blá, blá, blá' — todas essas besteiras que todo mundo diz a si mesmo antes de entrar em algo com que se importa."
Ao que acrescentou: "Então, tendo pesadelos sobre como sou o único que se importa com o que estamos fazendo aqui. 'Onde está todo mundo?' Eu chego no show, todo mundo está se divertindo, ou tem 200 pessoas nos bastidores e pensando: 'Onde estão minhas coisas? Onde está o setlist? Que músicas vamos tocar?' E então, coisas típicas como o braço da guitarra ser de borracha e ter apenas duas cordas. E, 'Onde está meu roadie?', e o cabo da guitarra não me deixa chegar ao microfone. Coisas bobas assim. Isso tem que acontecer, e eu não surto por causa disso. Tudo o que você faz é praticar, e depois você desenvolve, e isso volta bem rápido."
Agora, no entanto, Hetfield observa como aprendeu a confiar no processo e não deixar que esses pensamentos e pesadelos o dominem:
"Faz parte do ciclo; simplesmente é. Você tem a ansiedade aumentando, e não deixe que ela tome conta de você, porque você tem esse equilíbrio entre ansiedade e fé. E assim que você chegar lá, tudo vai ficar bem".
"O nível de ansiedade estava fora do comum" ao pisar pela primeira vez no palco 'M72' O que estou enfrentando é algo já conhecido. Sei o tamanho do palco, sei que temos intervalos aqui e ali, sei no que estamos nos metendo."
Ver um cara mítico, protótipo do Frontman perfeito do mundo do rock, expondo em público suas fragilidades é algo a se louvar, mostrando sua faceta humana e uma imensa coragem. Sim, os mitos também são humanos, sofrem, amam, são pessoas. Às vezes, nós fás nos esquecemos disso, pois precisamos dos nossos super-heróis para nos inspirar na luta cotidiana pela sobrevivência.
O apoio dos amigos, colegas, e familiares é absolutamente essencial, o que o próprio vocalista do Metallica reconheceu. Levantar a bandeira da luta em prol da saúde mental é algo essencial, fundamental atualmente, seja no universo da música, do mundo da educação, no ambiente de trabalho e na família. Não se trata de "frescura", mas de um problema de saúde. Toda pessoa que sofre de ansiedade não precisa de piedade, ela precisa de compreensão e ajuda. Por isso é bom tocar no tema novamente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
Baterista não descarta que o Poison faça turnê com outro vocalista
Tobias Forge revela estar gravando fora do Ghost


Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Dave Mustaine aponta o que poderia resolver sua relação com o Metallica
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Mustaine aponta as diferenças entre sua releitura de "Ride the Lightning" e a versão original
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
James Hetfield e os dois guitarristas que o influenciaram, um do Metal e outro Punk
Heavy metal: cinco grandes formações que nunca mais se reunirão


