A música que o Foreigner teve medo de lançar, mas se tornou um clássico
Por João Renato Alves
Postado em 07 de maio de 2025
Lançada em 1984, no álbum "Agent Provocateur", "I Want to Know What Love is" é a música mais conhecida da carreira do Foreigner. A balada chegou ao número 1 nos Estados Unidos e Reino Unido, se tornando um daqueles casos de canção que se torna mais conhecida que seu próprio autor. No entanto, houve um receio antes de gravá-la.
Foreigner - Mais Novidades
Quem garante é o vocalista Lou Gramm, que está participando da atual turnê do grupo pela América Latina como convidado especial. Durante entrevista à Radio Futuro, do Chile, o cantor reconheceu o temor que tomou conta dos envolvidos em estúdio. Ele disse, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
"Lembro-me daqueles tempos com bastante vivacidade. Estávamos um pouco preocupados que lançar uma música como aquela pudesse prejudicar nossa reputação no rock. Tivemos outra balada de sucesso antes, 'Waiting For A Girl Like You'. Mas todos sentíamos que ‘I Want to Know What Love is’ era algo diferente e especial, que quase ia além de uma música de rock. Com o coral ali, meio que a coisa passou do rock para — sei lá — o gospel. Simplesmente transcendeu os modos musicais, e nos perguntávamos se isso fortaleceria ou prejudicaria nossa imagem."
No fim das contas, a aposta se pagou com sobras, superando quaisquer desconfianças. Não apenas pelo sucesso comercial, mas pelo próprio reconhecimento das pessoas próximas aos integrantes da banda, como Gramm recorda.
"Assim que a ouvimos no rádio começamos a receber comentários de familiares e amigos dizendo que nunca tinham ouvido uma música como aquela nossa e o quanto a amaram. À medida que foi subindo nas paradas, aprendemos a tocar bem o suficiente para nos prepararmos para uma turnê e apresentá-la em um momento específico do show. Viajamos pelo mundo só para promover a música, falando com rádios, jornais e revistas de rock. Fizemos uma turnê mundial só para a imprensa.
Lembro que estávamos na Suíça e tínhamos acabado de passar um dia intenso de promoção, jantamos e estávamos sentados, tomando uma taça de vinho tinto. De repente, a telefonista do hotel disse: ‘Há uma ligação para vocês de Los Angeles’. Era o senhor Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records. Ele disse: ‘Pessoal, como estão? Vocês criaram uma obra-prima e eu só quero te dizer que ‘I Want To Know What Love Is’ é número um no mundo todo.’ Foi um telefonema incrível. Queria que alguém tivesse gravado esse momento."
Em 2009, a música voltaria a fazer sucesso, desta vez com uma versão de Mariah Carey. No Brasil, a interpretação da cantora chegou ao topo da parada – algo raro para um artista internacional – e faturou disco de diamante, impulsionada pela inclusão na trilha da novela "Viver a Vida", da Rede Globo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história


Foreigner: vocalista foi cortado de hit; "trabalhei e não recebi crédito ou royalties"
Para entender: o que é AOR?


