A música que o Foreigner teve medo de lançar, mas se tornou um clássico
Por João Renato Alves
Postado em 07 de maio de 2025
Lançada em 1984, no álbum "Agent Provocateur", "I Want to Know What Love is" é a música mais conhecida da carreira do Foreigner. A balada chegou ao número 1 nos Estados Unidos e Reino Unido, se tornando um daqueles casos de canção que se torna mais conhecida que seu próprio autor. No entanto, houve um receio antes de gravá-la.
Foreigner - Mais Novidades
Quem garante é o vocalista Lou Gramm, que está participando da atual turnê do grupo pela América Latina como convidado especial. Durante entrevista à Radio Futuro, do Chile, o cantor reconheceu o temor que tomou conta dos envolvidos em estúdio. Ele disse, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
"Lembro-me daqueles tempos com bastante vivacidade. Estávamos um pouco preocupados que lançar uma música como aquela pudesse prejudicar nossa reputação no rock. Tivemos outra balada de sucesso antes, 'Waiting For A Girl Like You'. Mas todos sentíamos que ‘I Want to Know What Love is’ era algo diferente e especial, que quase ia além de uma música de rock. Com o coral ali, meio que a coisa passou do rock para — sei lá — o gospel. Simplesmente transcendeu os modos musicais, e nos perguntávamos se isso fortaleceria ou prejudicaria nossa imagem."
No fim das contas, a aposta se pagou com sobras, superando quaisquer desconfianças. Não apenas pelo sucesso comercial, mas pelo próprio reconhecimento das pessoas próximas aos integrantes da banda, como Gramm recorda.
"Assim que a ouvimos no rádio começamos a receber comentários de familiares e amigos dizendo que nunca tinham ouvido uma música como aquela nossa e o quanto a amaram. À medida que foi subindo nas paradas, aprendemos a tocar bem o suficiente para nos prepararmos para uma turnê e apresentá-la em um momento específico do show. Viajamos pelo mundo só para promover a música, falando com rádios, jornais e revistas de rock. Fizemos uma turnê mundial só para a imprensa.
Lembro que estávamos na Suíça e tínhamos acabado de passar um dia intenso de promoção, jantamos e estávamos sentados, tomando uma taça de vinho tinto. De repente, a telefonista do hotel disse: ‘Há uma ligação para vocês de Los Angeles’. Era o senhor Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records. Ele disse: ‘Pessoal, como estão? Vocês criaram uma obra-prima e eu só quero te dizer que ‘I Want To Know What Love Is’ é número um no mundo todo.’ Foi um telefonema incrível. Queria que alguém tivesse gravado esse momento."
Em 2009, a música voltaria a fazer sucesso, desta vez com uma versão de Mariah Carey. No Brasil, a interpretação da cantora chegou ao topo da parada – algo raro para um artista internacional – e faturou disco de diamante, impulsionada pela inclusão na trilha da novela "Viver a Vida", da Rede Globo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Foreigner abandona ideia de turnê de despedida e seguirá carreira
A música que o Foreigner teve medo de lançar, mas se tornou um clássico
LA Weekly: as 20 piores bandas de todos os tempos


