A fase de Bob Dylan que ele adorou, mas John Lennon odiava: "Simplesmente constrangedor"
Por André Garcia
Postado em 03 de maio de 2025
Desde seus primeiros anos de carreira, Bob Dylan já começou a fazer jus ao rótulo de metamorfose ambulante (mais do que o próprio Raul Seixas) quando chocou seus fãs ao do nada trocar a música folk e o violão pelo rock e a guitarra elétrica. Transição essa retratada na cinebiografia Um Completo Desconhecido.
Aquela transformação foi muito mal recebida na época, mas com o passar do tempo foi adorada por ter rendido as obras-primas "Bringing It All Back Home", "Highway 61 Revisited" (ambos de 1965) e o duplo "Blonde on Blonde" (1966).
John Lennon - Mais Novidades
Na década seguinte, por outro lado, ele viveu uma outra brusca metamorfose, mas essa até hoje muito fã ainda não consegue engolir: a sua fase cristã.
A fase cristã de Bob Dylan durou também três discos, "Slow Train Coming", "Salved" (1980) e "Shot of Love" (1981). Nenhum dos três fez sucesso, mas, conforme publicado pela Far Out Magazine, esse último foi considerado por ele em 1983 um de seus melhores trabalhos:
"Para mim, ['Shot of Love'] é o álbum mais explosivo que já fiz. Gosto de 'Freewheelin'' e gosto de meu primeiro álbum. 'Shot of Love' é o meu favorito, na verdade."
Em mais uma entrevista, essa de 1985 para Cameron Crowe, o trovador americano se mostrou ainda inconformado com o flop de "Shot of Love":
"As pessoas não ouviram ['Shot of Love'] de forma realista. Os críticos não deixaram que as pessoas decidissem por si mesmas [se gostaram ou não do disco]. Eles só falavam que [as letras] eram sobre Jesus isso e Jesus aquilo, como se fosse algum tipo de disco metodista. Não sei o que estava fazendo sucesso, talvez Boy George ou algo assim; 'Shot of Love' não se encaixava na fórmula da época."
Já John Lennon, que em meados dos anos 60 teve a carreira e a vida transformadas pela influência de Dylan, odiou aquela sua nova fase. Na época no "Slow Train Coming" o ex-beatle declarou:
"Então, aqui estamos nós sentados, vendo o poderoso [Bob] Dylan, o poderoso [Paul] McCartney e o poderoso [Mick] Jagger deslizarem ladeira abaixo [com] lama e sangue nas unhas."
"Esses dias eu estava ouvindo o rádio e o novo single de Dylan ['Gotta Serve Somebody'] tocou. Ele quer ser um garçom de Cristo. O fundo musical […] e ele cantando chega e ser patético e a letra é simplesmente constrangedora."
Em outra entrevista, essa de 1980 para David Sheff, Lennon disse:
"Qualquer um que ouça Dylan só por causa de quem ele é, não vai entender o que Dylan diz (agora ou no passado). Eles estão apenas seguindo algum tipo de imagem. Mas esse pessoal não passa de um bando de ovelhas, mesmo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa

O maior músico que já pisou no planeta Terra, segundo John Lennon
O disco que John Lennon disse que os Beatles jamais fariam; "Odiaria um álbum assim"
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
O ídolo que Brian May nunca conheceu e é autor da maior canção pop adolescente da história
A reação de Paul McCartney ao saber da morte de John Lennon


