RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian

Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido

A canção que Paul McCartney chamou de uma das mais matadoras de todos os tempos

Motörhead ganhará exposição no Museu do Punk Rock, em Las Vegas

Arch Enemy nunca considerou volta de Angela Gossow, diz Michael Amott

Demo gravada pelo Van Halen em 1974 será incluída em novo livro de Alex

Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen

Billy Joel lamenta morte de Jon Small, parceiro do início da carreira

O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian

Ozzy Osbourne em sua primeira internação em uma clínica de reabilitação: "Onde fica o bar?"

Sem prévio aviso, Spiritbox disponibiliza novo single, "Mourning"

A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC

A condição necessária ao Led Zeppelin para que atingissem a "quinta dimensão"

A canção que Stewart Copeland se arrependeu de deixar de fora de álbum clássico do The Police

A banda "fantástica" que David Bowie temia que fosse esquecida pelo público


Foo Fighters

O disco do AC/DC que muitos consideram o pior - mas, puxa vida, não é tão ruim assim...

Por
Postado em 28 de junho de 2025

Na virada dos anos 1980, o AC/DC viveu sua fase mais intensa de sucesso. Três discos seguidos - "Highway to Hell", "Back in Black" e "For Those About to Rock (We Salute You)" - consolidaram a banda como uma das maiores do planeta, misturando peso, energia e simplicidade com uma fórmula que funcionava bem demais. Só que manter esse nível se mostrou mais difícil do que parecia.

Após "For Those About to Rock", o grupo se viu pressionado. Era hora de gravar o disco seguinte, e qualquer caminho parecia perigoso: repetir a fórmula podia cansar, mudar o som seria arriscado. A saída escolhida por Angus e Malcolm Young foi romper com tudo. Dispensaram o produtor, o empresário e até o baterista. Decidiram gravar o novo trabalho por conta própria, sem interferência externa, buscando um som mais cru e direto, quase como se estivessem captando um show ao vivo em estúdio.

AC/DC - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O resultado foi "Flick of the Switch", lançado em 1983. E a recepção foi fria. A maioria dos fãs e críticos viu o disco como uma queda brusca de qualidade. A produção mais suja e menos polida, somada à ausência de um hit de impacto, fez com que muitos considerassem o álbum como o pior da carreira da banda. Até hoje, ele costuma ser lembrado com pouco entusiasmo.

Mas isso não significa que o disco seja ruim. "Flick of the Switch" tem bons momentos, e está longe de ser um fracasso total. O problema foi a comparação direta com os três álbuns anteriores, que colocaram o sarrafo nas alturas. O AC/DC resolveu seguir o instinto, voltando à base, e pagou o preço por isso. "Eles buscaram o som mais cru possível, como se estivessem gravando ao vivo", analisa um crítico em texto publicado na Far Out. "Era uma boa ideia, mas não caiu bem para quem esperava algo tão amarrado quanto os discos anteriores."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro fator que pesa é que, na essência, o AC/DC sempre fez variações da mesma fórmula. E é justamente isso que faz "Flick of the Switch" soar tão diferente: ele tenta manter essa base, mas com uma produção que quebra a uniformidade sonora dos álbuns anteriores. Em vez de parecer uma continuação, soa quase como um desvio de rota.

Angus Young já declarou que o disco mais representativo da banda é "Let There Be Rock", pois foi ali que o AC/DC decidiu de vez que não seguiria tendências, fossem punk, new wave, não importa, e nem modismos de estúdio. O problema é que, em "Flick of the Switch", essa convicção veio num momento em que o mundo esperava mais do que apenas convicção: esperava outro clássico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No fim das contas, o álbum nunca teve uma segunda chance de verdade. Talvez porque, diferente de "Powerage" ou "Blow Up Your Video", ele nunca teve um resgate crítico ou nostálgico com o passar do tempo. Mas para quem se dispõe a ouvir sem pré-julgamento, o disco ainda guarda boas ideias, riffs fortes e a energia que sempre marcou o AC/DC. Pode não ser o melhor trabalho da banda. Mas também não é o desastre que muitos gostam de dizer que foi.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS