"Se colocam em pedestal superior": Ian Anderson cita as 3 bandas que exageraram no prog
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de junho de 2025
Durante entrevista ao site Indeflagration, em 2017, Ian Anderson — vocalista e flautista do Jethro Tull — refletiu sobre o que chamou de excessos do rock progressivo. Para ele, enquanto Jethro Tull buscava um equilíbrio entre improvisação e originalidade, algumas bandas acabaram "indo longe demais" na busca por virtuosismo e grandiloquência.
Jethro Tull - Mais Novidades
Anderson lembrou que sua própria formação, em 1967, coincidiu com o lançamento de "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band", o álbum dos Beatles que "me ensinou o valor da variedade e de um toque surrealista" na música. Naquele mesmo ano, Pink Floyd gravava The Piper at the Gates of Dawn — ambos registros que ampliaram horizontes. Ainda assim, o cantor ressalta que foi o Jethro Tull quem soube dosar influências do blues e do folk com experimentalismos mais contidos.
Quanto aos excessos, Anderson não economizou críticas a três nomes do prog rock: Yes, Emerson, Lake & Palmer e Genesis. "Eles se tornaram muito autoindulgentes. São musicalmente incríveis, mas às vezes se colocam num pedestal superior ao de músicos em processo de aprendizado", afirmou. Para ele, a habilidade técnica dessas bandas acabou virando ostentação, em detrimento da espontaneidade.
Sobre o Genesis, que hoje conta com Phil Collins em sua história, Anderson foi breve: "Nunca fui fã, mas reconheço sua habilidade. Mesmo assim, acabaram criando performances tão polidas que perderam parte da alma do rock." Criticou também o ELP, famoso por suas sonoridades grandiosas no teclado e na bateria, e o Yes, cujos arranjos complexos, na opinião de Anderson, beiraram o pomposo.
Em contraponto, Ian defende a abordagem do Jethro Tull, que "mantinha uma certa leveza e improvisação, evitando um espetáculo excessivamente estruturado e refinado, típico do prog rock". Esse equilíbrio, segundo ele, preservou a energia ao vivo e o contato direto com o público, sem sacrificar a criatividade.
Por fim, Anderson destaca que, mesmo em suas canções mais densas, busca um diálogo entre virtuosismo e emoção. E lembra com humor: ninguém vai chamar de "autoindulgente" uma faixa de 43 minutos que mistura jazz, folk e blues, embalando solos intermináveis de órgão, guitarra e flauta — como o próprio Jethro Tull faria questão de provar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"

A música "genérica" do Jethro Tull que Ian Anderson não gosta
Mick Abrahams, guitarrista original do Jethro Tull, morre aos 82 anos
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda esquisita que quase estragou um show do Jethro Tull no auge
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
LGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais


