A banda que abriu para o The Cure e que Robert Smith comparou a David Bowie e Rolling Stones
Por Bruce William
Postado em 21 de junho de 2025
Em 1980, o The Cure ainda era uma banda em ascensão quando organizou uma noite especial no Marquee Club, em Londres. Robert Smith e seus colegas escolheram a dedo as quatro bandas que queriam ver no mesmo palco, e entre elas estava o Joy Division. Smith já era fã: tinha ouvido "Unknown Pleasures" no programa de John Peel e ficou impressionado com a força crua das músicas.
Cure - Mais Novidades
Na entrevista que deu ao programa Radio Urbana, em 2013, Smith não escondeu a admiração. Para ele, ver Ian Curtis e companhia ao vivo foi uma experiência intensa, digna de rivalizar com shows lendários que já tinha visto, como David Bowie e os Rolling Stones. "Eles eram tão poderosos... Foi nosso melhor show naquele ano, acho. A gente teve que se esforçar muito para fazer algo à altura do que eles fizeram", lembrou.
A apresentação aconteceu pouco antes da tragédia que encerraria a trajetória do Joy Division. Ian Curtis tirou a própria vida em maio daquele mesmo ano, o que ainda hoje faz Smith colocar o vocalista no mesmo patamar de talentos raros como Jimi Hendrix ou Kurt Cobain: artistas que aparecem muito de vez em quando e partem cedo demais.
Mesmo com o fim do Joy Division, Smith seguiu acompanhando o que os ex-integrantes fizeram depois. Em 2012, Peter Hook escreveu em sua autobiografia que o The Cure teria se vendido, mas Smith nunca deu bola para isso. Pelo contrário: continua conversando normalmente com os músicos do New Order sempre que se cruzam em festivais.
Na mesma entrevista, ele deixou claro que a admiração permanece: "Sempre adorei o New Order, acho que é uma das melhores bandas. Eles são um bom exemplo de grupo que fica melhor à medida que envelhece." Para quem já viu Bowie, Stones e tantos outros, não é pouca coisa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump

Perry Bamonte, guitarrista e tecladista do The Cure, morre aos 65 anos
O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
O ícone do thrash metal que comprou um modelo de guitarra por causa dos caras do The Cure
A música do The Cure tão depressiva que seu vocalista Robert Smith não queria cantar
Hall da Fama: doze bandas que deveriam estar ali mas não estão


