A banda que abriu para o The Cure e que Robert Smith comparou a David Bowie e Rolling Stones
Por Bruce William
Postado em 21 de junho de 2025
Em 1980, o The Cure ainda era uma banda em ascensão quando organizou uma noite especial no Marquee Club, em Londres. Robert Smith e seus colegas escolheram a dedo as quatro bandas que queriam ver no mesmo palco, e entre elas estava o Joy Division. Smith já era fã: tinha ouvido "Unknown Pleasures" no programa de John Peel e ficou impressionado com a força crua das músicas.
Cure - Mais Novidades
Na entrevista que deu ao programa Radio Urbana, em 2013, Smith não escondeu a admiração. Para ele, ver Ian Curtis e companhia ao vivo foi uma experiência intensa, digna de rivalizar com shows lendários que já tinha visto, como David Bowie e os Rolling Stones. "Eles eram tão poderosos... Foi nosso melhor show naquele ano, acho. A gente teve que se esforçar muito para fazer algo à altura do que eles fizeram", lembrou.
A apresentação aconteceu pouco antes da tragédia que encerraria a trajetória do Joy Division. Ian Curtis tirou a própria vida em maio daquele mesmo ano, o que ainda hoje faz Smith colocar o vocalista no mesmo patamar de talentos raros como Jimi Hendrix ou Kurt Cobain: artistas que aparecem muito de vez em quando e partem cedo demais.
Mesmo com o fim do Joy Division, Smith seguiu acompanhando o que os ex-integrantes fizeram depois. Em 2012, Peter Hook escreveu em sua autobiografia que o The Cure teria se vendido, mas Smith nunca deu bola para isso. Pelo contrário: continua conversando normalmente com os músicos do New Order sempre que se cruzam em festivais.
Na mesma entrevista, ele deixou claro que a admiração permanece: "Sempre adorei o New Order, acho que é uma das melhores bandas. Eles são um bom exemplo de grupo que fica melhor à medida que envelhece." Para quem já viu Bowie, Stones e tantos outros, não é pouca coisa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Pessoas se surpreendem pelo Def Leppard não ter camarins individuais, revela guitarrista
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
Rachel Bolan nega que o Skid Row tenha comprado nome da banda de Gary Moore
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás


Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
A banda que intimidou Robert Smith no palco: "A melhor coisa que eu tinha visto"
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
A música que Robert Smith viu como o primeiro grande salto do The Cure


