A fraquejada de Paul McCartney em show dos Beatles que quase o fez desistir da música
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de junho de 2025
Mesmo sendo um dos artistas mais carismáticos da história do rock, Paul McCartney quase desistiu da carreira musical após um episódio marcante no início da fama dos Beatles. Em entrevista recente, o ex-baixista da banda revelou que chegou a pensar em abandonar tudo ao enfrentar uma crise de nervos antes de uma apresentação. A informação é de matéria da Far Out.


O episódio ocorreu no tradicional NME Poll Winners Party, evento que reunia os maiores nomes da música britânica da época. "O dono da NME juntava a gente, os Stones, todos os grandes artistas, pra tocar de graça", contou McCartney. O problema, segundo ele, foi o pânico que sentiu minutos antes de subir ao palco. "Lembro de estar nos degraus do Wembley Town Hall, literalmente passando mal de nervoso, e pensando: ‘Tenho que largar isso, isso não é pra mim.’"

Apesar da imagem confiante que cultivava nos Beatles, McCartney revelou que o nervosismo nos bastidores era frequente, especialmente após o início da fama, quando os gritos do público muitas vezes cobriam completamente o som da banda. "Forçávamos o sorriso. Aquilo tudo começou a parecer automático demais", disse ele.
O músico explicou ainda que, nos primeiros tempos em Hamburgo, os Beatles tinham liberdade para errar e improvisar no palco. "Podíamos fazer piada, fumar, tocar pra nós mesmos. Depois, com os ternos combinando e a formalidade das grandes apresentações, tudo ficou mais rígido."
Apesar das inseguranças, McCartney encontrou forças para seguir. A experiência o preparou, inclusive, para os primeiros anos da banda Wings, quando os tropeços eram frequentes. "Tinha momentos em que a Linda esquecia como a música começava. Mas é isso que uma banda faz: transforma nervosismo em energia e entrega algo especial pro público."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps