John Dolmayan revela "receita secreta" para viabilizar novo álbum do System of a Down
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de julho de 2025
O baterista John Dolmayan acredita ter encontrado a "receita secreta" para viabilizar um novo álbum do System of a Down, ativo desde 2005 apenas em turnês. Em entrevista ao podcast But That 1% with Sona Oganesyan (via Ultimate Guitar), Dolmayan apresentou uma sugestão simples, porém poderosa: permitir que cada membro traga suas músicas na ordem certa.
System Of a Down - Mais Novidades
Ele explicou: "Tradicionalmente, quando gravamos, o Daron traz as músicas dele primeiro, porque ele tem muitas, bem estruturadas. O que eu sugeri, se fosse eu aconselhando o Daron — e já aconselhei — é: ‘Por que você não diz para o Serj: traz as suas músicas primeiro. Vamos passar por todas as suas ideias.’ E então Shavo, você traz as suas ideias. E Daron, você traz as suas por último." A transcrição é da Blabbermouth.
Segundo Dolmayan, essa mudança simbólica de ordem transmite: "Eu me importo mais com suas músicas do que com as minhas, e vou deixar você trazer as suas primeiro."
Dolmayan ressaltou a importância de valorizar a contribuição de cada integrante, evitando que alguém se sinta desvalorizado por dar entrada em ideias no fim do processo. Essa estrutura, diz ele, reduziria a pressão e evitaria ressentimentos pós-produção.
Ele também destacou que a maior parte das músicas ainda acabaria sendo assinada por Daron, a quem chamou de "melhor compositor que já conheci". Disse ainda: "E Serj é um letrista prolífico. E, acredite ou não, várias das músicas mais conhecidas do System começaram com Shavo — os riffs e movimentos vieram dele."
Quando questionado sobre a ideia de equilibrar igualmente as contribuições de Daron e Serj, ele reagiu contundente: "E se Serj escrever 12 músicas excelentes e elas forem melhores que as do Daron? Então vamos fazer um álbum mediano que não seja nosso melhor para agradar as pessoas? Isso parece iniciativa DEI para mim. Se não for o melhor, por que usar?"
Dolmayan também explicou o procedimento ideal imaginado para um futuro álbum: bloquear seis meses em 2027, se reunir em casas dos integrantes e gravar sem regras, sem limite de prazo ou número de músicas, com ciclo aberto de criação colaborativa. Ele sugeriu: "Serj traz suas músicas primeiro. Depois Shavo com seus riffs e canções. E Daron traz as dele por último. Então fazemos um novo álbum."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Músicos do Mastodon são processados por uso da imagem de Brent Hinds
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash

System of a Down ganha primeiro disco de diamante da carreira com "Chop Suey!"
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
"Aerials", do System of a Down, ultrapassa um bilhão de streams no Spotify
A pior faixa de "Toxicity", do System of a Down, segundo a Metal Hammer
SOAD: garoto de 4 anos surra as peles com "Chop Suey"


