Plant tentou ser professor da escola Waldorf após perder o filho; "me inscrevi para uma vaga"
Por Bruce William
Postado em 26 de julho de 2025
A morte de Karac, filho de Robert Plant, em julho de 1977, interrompeu abruptamente a turnê americana do Led Zeppelin e deixou o vocalista devastado. A criança de apenas cinco anos morreu de forma repentina, vítima de uma infecção estomacal, enquanto Plant estava em Nova Orleans, longe da família. A dor foi tão grande que ele passou a considerar seriamente abandonar a música e a banda.
Led Zeppelin - Mais Novidades
O luto levou Plant a buscar um novo propósito. Em entrevista à GQ (via Ultimate Classic Rock), ele revelou que chegou a se candidatar a uma vaga em um centro de formação de professores: "Enquanto nos reorganizávamos, me inscrevi para uma vaga em um centro de formação da pedagogia Rudolf Steiner em Sussex. Eu queria simplesmente deixar tudo e ir embora." A família já era próxima da filosofia Waldorf, e ele dizia admirar a honestidade daquele ambiente educacional.
"Eu só pensava em colocar o ego no armário", comentou. "Não importa o que a gente diga, artistas são geralmente pessoas inseguras. Talvez aquele momento de glória, de expressão, compense alguma falta interna. Mas eu achava que precisava me livrar daquilo." Mesmo com a fama e o dinheiro, Plant cogitou trocar o estrelato por uma vida mais simples, voltada à educação e ao contato com crianças.
Nesse período de turbulência, ele contou com o apoio irrestrito de apenas um integrante do Zeppelin: John Bonham. "Durante os momentos mais sombrios da minha vida, quando perdi meu filho e minha família estava em desordem, foi Bonzo quem veio até mim", disse. "Os outros caras eram do sul e não tinham o mesmo tipo de tato social que temos aqui no norte para lidar com esse tipo de situação, com a sensibilidade necessária para consolar outra pessoa."
O distanciamento dos demais membros da banda ficou evidente quando Jimmy Page, John Paul Jones e o empresário Peter Grant não compareceram ao funeral de Karac. De acordo com o biógrafo Mick Wall, aquele gesto criou uma ruptura que jamais foi curada. "Até então, Robert ainda estava sob o encanto de Jimmy. Depois disso, Jimmy nunca mais teve o mesmo prestígio para ele", afirmou.
Ainda assim, foi Page quem impediu Plant de deixar a banda. "Eu estava pensando em sair do grupo, mas Jimmy me convenceu a não fazer isso. Disse que sem mim a banda não era nada. Ele queria que eu tirasse um tempo até me sentir pronto para tocar de novo." A partir dali, Plant voltou ao Zeppelin, mas com outro espírito. Como ele mesmo disse anos depois, cantar versos como "Hey hey mama, said the way you move" já não fazia mais sentido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
O disco que Ian Hill considera o melhor do Judas Priest (não é "Painkiller")
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Três hits muito diferentes do catálogo das bandas que os gravaram
Rolling Stones anuncia reedição do álbum "Foreign Tongues" com 5 faixas extras
A banda que Freddie Mercury e Dave Grohl colocam acima de todas e Axl Rose discorda
O álbum de metal brasileiro que a Loudwire diz que você precisa ter em vinil

A noite em que Eddie Van Halen tocou Led Zeppelin para Zakk Wylde; "Foi insano"
O baterista que ajudou John Bonham a encontrar o som gigantesco do Led Zeppelin
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
Cópia de vinil raríssimo do Led Zeppelin aparece em programa de TV no Reino Unido
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
Quando John Bonham explicou, de forma clara, a diferença entre Beatles e Led Zeppelin
Geddy Lee e a música do Led Zeppelin que mostra a genialidade de John Paul Jones


