As 7 músicas do Metallica que Dave Mustaine queria regravar, segundo David Ellefson
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de julho de 2025
Desde sua saída conturbada do Megadeth em 2021, o baixista David Ellefson tem se mantido relativamente discreto sobre os bastidores do grupo. No entanto, em episódio recente de seu programa "The David Ellefson Show" (via Ultimate Guitar), o músico resolveu abrir o jogo sobre o clima tenso durante a produção do álbum "The Sick, the Dying... and the Dead!" e revelou desentendimentos com Dave Mustaine que remontam a 2018.


"Aquilo foi um processo brutal. Estou feliz por ter me afastado", declarou Ellefson, em transcrição publicada pelo site Blabbermouth. Segundo ele, o álbum lançado em 2022 foi marcado por decisões que o excluíram completamente: "Cada música que escrevi foi retirada. Cada riff, cada letra. Foi um processo rancoroso, vingativo e odioso."
A produção do disco enfrentou diversos obstáculos, incluindo o tratamento de Mustaine contra um câncer de garganta e a própria demissão de Ellefson, cujas linhas de baixo foram substituídas por Steve Di Giorgio (Testament). O baixista também criticou a abordagem excessivamente digital do álbum. "Acho que os fãs estão cansados desses discos de metal ultra-digitais. Querem algo mais orgânico, como uma banda tocando junta numa sala."

Ellefson ainda relembrou com carinho a gravação de "Youthanasia" (1994), destacando a interação entre os músicos. "Shawn Drover me fez revisitar esse disco. Nós éramos bons, cara. Tocando juntos, de verdade."
Um ponto particularmente polêmico foi a proposta de Mustaine de regravar as sete músicas da demo "No Life 'Til Leather", do Metallica — banda da qual ele foi membro nos primórdios. "Isso começou em 2018, quando ele chegou dizendo que queria refazer essa demo. Eu pensei: ‘Sério que é isso? Estamos em 2018, era para estarmos criando algo novo.’ E eu não aceitei aquilo. Não beijei o anel dessa vez."

Para Ellefson, o desgaste começou nesse momento. Ao se recusar a seguir sem questionar as decisões de Mustaine, o rompimento parecia inevitável. Hoje, ele diz nunca ter ouvido o álbum finalizado: "Infelizmente, não ouvi. Vi um vídeo. Mas aquele disco me traz lembranças ruins — não só por ter sido demitido, mas por tudo que cercou a gravação."
Metallica e "No Life ‘til Leather"
Gravada em 1982, "No Life 'Til Leather" é a segunda demo do Metallica e a mais famosa com Dave Mustaine na guitarra solo. As sete faixas são versões iniciais das músicas que integrariam o clássico Kill 'Em All (1983), com exceção de "(Anesthesia) Pulling Teeth", "Whiplash", "No Remorse" e "The Mechanix" — esta última foi substituída por "The Four Horsemen" no álbum oficial.

A demo se destaca por sua energia crua e marca o início da sonoridade thrash da banda. A formação contava com James Hetfield (vocais/guitarra), Dave Mustaine (guitarra solo), Ron McGovney (baixo) e Lars Ulrich (bateria). Com o título retirado da faixa "Hit the Lights", a fita se tornou item cultuado entre os fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps