The Kovenant - Astennu demitido e novo integrante
Por Paulo Henrique Nunes
Postado em 11 de julho de 2025
A banda norueguesa The Kovenant anunciou oficialmente a saída do guitarrista Astennu. Segundo as redes sociais do grupo, Nagash (vocalista, baixista e principal compositor) explicou que problemas pessoais e atitudes do ex-integrante afetaram negativamente o convívio interno e as apresentações ao vivo.
Apesar de várias tentativas de resolver a situação de forma privada, o comportamento instável de Astennu e o descumprimento de acordos como a manutenção da sobriedade durante turnês, o respeito aos colegas e o comprometimento com os objetivos da banda — resultaram em sua dispensa definitiva.
Para dar continuidade ao trabalho com profissionalismo e integridade artística, a banda agora conta com o guitarrista Charles Hedger, conhecido como Ghul, integrante do Mayhem, que assume oficialmente a nova fase do grupo.
Astennu, Fãs e Polêmicas
O guitarrista australiano Astennu, nome artístico de Jamie Stinson, iniciou sua carreira na cena black metal com a banda Lord Kaos, em Sydney, lançando o álbum Thorns of Impurity em (1996). Pouco depois, mudou-se para a Noruega, onde fundou o projeto solo Carpe Tenebrum. O primeiro álbum, Majestic Nothingness (1997), contou com os vocais de Nagash, conhecido por seu trabalho no Dimmu Borgir e The Kovenant.
Ainda em 1997, Astennu foi integrado à formação do Dimmu Borgir, participando dos álbuns Godless Savage Garden (1998) e Spiritual Black Dimensions (1999). Paralelamente, também colaborou com o The Kovenant, contribuindo para o icônico Nexus Polaris (1998). No final de 1999, foi demitido do Dimmu Borgir e retornou à Austrália.
Nos anos seguintes, trabalhou como engenheiro de som e lançou mais dois discos com o Carpe Tenebrum, incluindo Dreaded Chaotic Reign (2002), no qual também assumiu os vocais.
Após anos longe dos palcos, Astennu retornou ao The Kovenant em 2023, para participar da turnê comemorativa dos 25 anos do álbum Nexus Polaris.
Após o anúncio de sua saída da banda em 2024, fãs utilizaram as redes sociais para expressar apoio e agradecimento pela contribuição artística de Astennu. Muitos desejaram força ao músico em sua luta contra conflitos pessoais, destacando a semelhança entre os problemas atuais e os enfrentados por ele nos tempos de Dimmu Borgir.
Por outro lado, relatos que circularam nas primeiras horas após o anúncio (posteriormente deletados ou marcados como spam) apontaram que a saída de Astennu foi motivada por excessos com álcool, ofensas à cantora Sarah Jezebel Deva e ao próprio Nagash, além de atritos com engenheiros de som e descumprimento de horários e cláusulas contratuais. Alguns membros da banda chegaram a confirmar esses episódios em respostas públicas, mas já excluídas.
Retorno aos palcos e formação clássica
O retorno aos palcos da banda norueguesa em dezembro de 2024, no Eindhoven Metal Meeting (Holanda), trouxe o álbum Nexus Polaris na íntegra com sua formação original: Nagash, Hellhammer, Sverd, Astennu e Sarah Jezebel Deva.
O grupo vem se apresentando em eventos e festivais como o cruzeiro 70000 Tons of Metal, Karmøygeddon Metal Festival, Brutal Assault, Hellfest 2025, Eindhoven Metal Meeting, Candelabrum Metal IV Fest, Metal Ritual e etc. O repertório inclui músicas de Nexus Polaris (na íntegra), Animatronic e In Times Before The Light.
Mesmo com a ausência de Psy Coma por questões de saúde, o guitarrista Knut Magne Valle (Arcturus) chegou a fazer algumas apresentações para manter a energia da banda nos palcos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Ghost não deve vir à América do Sul na atual turnê, diz rádio argentina
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Os 10 melhores álbuns de death metal lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Bruce Dickinson: "Prefiro errar letras a usar monitores!"
Guia: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições
História do Rock: dos primórdios aos anos 70
Guitarristas: 15 músicos que provavelmente você não conhece
Sepultura: Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots"?
CPM 22: Japinha rompe silêncio e fala sobre vazamento de conversas com fã de 16 anos


