The Kovenant - Astennu demitido e novo integrante
Por Paulo Henrique Nunes
Postado em 11 de julho de 2025
A banda norueguesa The Kovenant anunciou oficialmente a saída do guitarrista Astennu. Segundo as redes sociais do grupo, Nagash (vocalista, baixista e principal compositor) explicou que problemas pessoais e atitudes do ex-integrante afetaram negativamente o convívio interno e as apresentações ao vivo.
Apesar de várias tentativas de resolver a situação de forma privada, o comportamento instável de Astennu e o descumprimento de acordos como a manutenção da sobriedade durante turnês, o respeito aos colegas e o comprometimento com os objetivos da banda — resultaram em sua dispensa definitiva.
Para dar continuidade ao trabalho com profissionalismo e integridade artística, a banda agora conta com o guitarrista Charles Hedger, conhecido como Ghul, integrante do Mayhem, que assume oficialmente a nova fase do grupo.
Astennu, Fãs e Polêmicas
O guitarrista australiano Astennu, nome artístico de Jamie Stinson, iniciou sua carreira na cena black metal com a banda Lord Kaos, em Sydney, lançando o álbum Thorns of Impurity em (1996). Pouco depois, mudou-se para a Noruega, onde fundou o projeto solo Carpe Tenebrum. O primeiro álbum, Majestic Nothingness (1997), contou com os vocais de Nagash, conhecido por seu trabalho no Dimmu Borgir e The Kovenant.
Ainda em 1997, Astennu foi integrado à formação do Dimmu Borgir, participando dos álbuns Godless Savage Garden (1998) e Spiritual Black Dimensions (1999). Paralelamente, também colaborou com o The Kovenant, contribuindo para o icônico Nexus Polaris (1998). No final de 1999, foi demitido do Dimmu Borgir e retornou à Austrália.
Nos anos seguintes, trabalhou como engenheiro de som e lançou mais dois discos com o Carpe Tenebrum, incluindo Dreaded Chaotic Reign (2002), no qual também assumiu os vocais.
Após anos longe dos palcos, Astennu retornou ao The Kovenant em 2023, para participar da turnê comemorativa dos 25 anos do álbum Nexus Polaris.
Após o anúncio de sua saída da banda em 2024, fãs utilizaram as redes sociais para expressar apoio e agradecimento pela contribuição artística de Astennu. Muitos desejaram força ao músico em sua luta contra conflitos pessoais, destacando a semelhança entre os problemas atuais e os enfrentados por ele nos tempos de Dimmu Borgir.
Por outro lado, relatos que circularam nas primeiras horas após o anúncio (posteriormente deletados ou marcados como spam) apontaram que a saída de Astennu foi motivada por excessos com álcool, ofensas à cantora Sarah Jezebel Deva e ao próprio Nagash, além de atritos com engenheiros de som e descumprimento de horários e cláusulas contratuais. Alguns membros da banda chegaram a confirmar esses episódios em respostas públicas, mas já excluídas.
Retorno aos palcos e formação clássica
O retorno aos palcos da banda norueguesa em dezembro de 2024, no Eindhoven Metal Meeting (Holanda), trouxe o álbum Nexus Polaris na íntegra com sua formação original: Nagash, Hellhammer, Sverd, Astennu e Sarah Jezebel Deva.
O grupo vem se apresentando em eventos e festivais como o cruzeiro 70000 Tons of Metal, Karmøygeddon Metal Festival, Brutal Assault, Hellfest 2025, Eindhoven Metal Meeting, Candelabrum Metal IV Fest, Metal Ritual e etc. O repertório inclui músicas de Nexus Polaris (na íntegra), Animatronic e In Times Before The Light.
Mesmo com a ausência de Psy Coma por questões de saúde, o guitarrista Knut Magne Valle (Arcturus) chegou a fazer algumas apresentações para manter a energia da banda nos palcos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos
Tico Santa Cruz: um comovente texto sobre suicídio de Champignon
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath


