Rock Progressivo: 5 lançamentos recentes e fora da bolha que todo fã precisa conhecer
Por Antonio Ibert
Postado em 02 de julho de 2025
O Rock Progressivo, em sua versão mais pura, atingiu seu ápice nos anos 70. Desde então, como todo estilo musical de muito impacto, o estilo continua a gerar inúmeros subgêneros, entre eles o Rock in Opposition, o Metal Progressivo, o Rock Sinfônico, etc. No entanto, sua relevância vai além.
Em música, nada é preto e branco. Dentro do rock em geral, criou-se a ideia de que todo elemento de complexidade provém do Progressivo. No entanto, por vezes essa complexidade pode ser influência direta de estilos mais distantes, como o Jazz ou a Música Clássica, ambos donos de seus próprios inúmeros subgêneros, diga-se de passagem. Ainda assim, um ouvido mais atento pode discernir influências indubitavelmente progressivas mesmo em bandas que pendem mais para outros rótulos.

Com o intuito de divulgar música nova de qualidade ao maior número possível de pessoas, apresento aqui 5 bandas, todas com lançamentos recentes realizados na primeira metade desta década de 20, e que bebem na fonte e usam elementos do progressivo como ferramenta para a criação de algo ímpar, muitas vezes difíceis de rotular. Lançamentos estes que sem dúvida surpreenderão boa parte do público progressivo.
Monika Roscher Bigband - Witchy Activities and the Maple Death (2023)
Monika Roscher é compositora, vocalista, guitarrista, e líder da Monika Roscher Bigband. Diretamente de Munique, Alemanha, ela traz elementos novos para a linguagem tradicional das big bands, que tem sua origem no jazz norte-americano do início dos anos 1900s. Muito embora o jazz europeu possua a pecha de soar, por vezes, quadrado e por demasiado correto, Monika Roscher consegue se desviar dessas armadilhas com fortes elementos de música clássica pós-moderna e uma boa dose de rock progressivo. Além de, claro, 19 músicos do mais alto calibre ao seu dispôr.


Álbum completo no Spotify:
Fracktura - |Time: Machine| (2025)
Fracktura foi fundada em Cincinnati (Estados Unidos) em 2017 pelo guitarrista e compositor brasileiro André Machado III e a cantora norte-americana Karis Tucker, e acaba de lançar seu mais novo álbum |Time: Machine|. Fracktura nos brinda com um álbum curto, totalizando cerca de 36 minutos, porém extremamente denso e recheado de informações, do tipo que requer diversas audições para uma compreensão minimamente razoável de suas intenções. Fracktura possui uma sonoridade ímpar e muito difícil de rotular, e por isso acaba recebendo o título de Avant-garde Rock. Mas por trás de tudo isso, pode-se ouvir uma forte influência de ramos mais radicais do Rock Progressivo. Com este álbum, Fracktura deixa de ser um trio de estúdio e passa a contar com seis membros, além de dois membros extras que não sobem ao palco mas contribuem no processo criativo: o compositor norte-americano Nic Bizub, e o letrista (e diretor) brasileiro Diogo Oliveira.


Álbum completo no Spotify:
PoiL - PoiL / Ueda (2023)
Poil Ueda é o resultado da colaboração entre Junko Ueda, vocalista que também toca o instrumento tradicional japonês satsuma biwa, e PoiL, banda francesa que apresenta um rock experimental sem restrições e com extrema riqueza rítmica. Este álbum é baseado em um conto épico japonês do século 13 chamado "Heike-Monogatari". Sua composição é baseada no canto épico tradicional acompanhado pelo satsuma-biwa e no cântico budista de Shomyo. Musicalmente falando, temos aqui a fusão de uma música anciã e tradicional japonesa com uma formação musical européia agressiva e moderna, criando um universo musical ímpar.


Álbum completo no Spotify:
The Physics House Band - Incident on 3rd (2021)
Banda instrumental inglesa criada no ano de 2012, e que em 2021 lançou seu (até então) último álbum de estúdio Incident on 3rd, o primeiro sem o baixista (e multi-instrumentista) Adam Znaidi. The Physics House Band é uma mistura bem medida de Rock Progressivo, Jazz e Psicodelia. Com este álbum, a banda entrega mais uma vez uma obra dinâmica e coesa. Muito embora seja, na opinião do autor, a banda menos inovadora desta lista, The Physics House Band acaba se impondo por pura competência e muita inspiração.


Álbum Completo no Spotify:
Cheer-Accident - Here Comes the Sunset (2022)
Banda com origem em Chicago, criada em 1981 e com uma vasta discografia, porém ainda ativa de forma enérgica hoje com vários álbums lançados só nesta metade da década de 20. Cheer-Accident tem uma discografia não apenas extensa, mas também muito eclética, e vale a pena um estudo mais profundo de sua discografia.


Álbum completo no Spotify:

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps