Rock Progressivo: 5 lançamentos recentes e fora da bolha que todo fã precisa conhecer
Por Antonio Ibert
Postado em 02 de julho de 2025
O Rock Progressivo, em sua versão mais pura, atingiu seu ápice nos anos 70. Desde então, como todo estilo musical de muito impacto, o estilo continua a gerar inúmeros subgêneros, entre eles o Rock in Opposition, o Metal Progressivo, o Rock Sinfônico, etc. No entanto, sua relevância vai além.
Em música, nada é preto e branco. Dentro do rock em geral, criou-se a ideia de que todo elemento de complexidade provém do Progressivo. No entanto, por vezes essa complexidade pode ser influência direta de estilos mais distantes, como o Jazz ou a Música Clássica, ambos donos de seus próprios inúmeros subgêneros, diga-se de passagem. Ainda assim, um ouvido mais atento pode discernir influências indubitavelmente progressivas mesmo em bandas que pendem mais para outros rótulos.
Com o intuito de divulgar música nova de qualidade ao maior número possível de pessoas, apresento aqui 5 bandas, todas com lançamentos recentes realizados na primeira metade desta década de 20, e que bebem na fonte e usam elementos do progressivo como ferramenta para a criação de algo ímpar, muitas vezes difíceis de rotular. Lançamentos estes que sem dúvida surpreenderão boa parte do público progressivo.
Monika Roscher Bigband - Witchy Activities and the Maple Death (2023)
Monika Roscher é compositora, vocalista, guitarrista, e líder da Monika Roscher Bigband. Diretamente de Munique, Alemanha, ela traz elementos novos para a linguagem tradicional das big bands, que tem sua origem no jazz norte-americano do início dos anos 1900s. Muito embora o jazz europeu possua a pecha de soar, por vezes, quadrado e por demasiado correto, Monika Roscher consegue se desviar dessas armadilhas com fortes elementos de música clássica pós-moderna e uma boa dose de rock progressivo. Além de, claro, 19 músicos do mais alto calibre ao seu dispôr.
Álbum completo no Spotify:
Fracktura - |Time: Machine| (2025)
Fracktura foi fundada em Cincinnati (Estados Unidos) em 2017 pelo guitarrista e compositor brasileiro André Machado III e a cantora norte-americana Karis Tucker, e acaba de lançar seu mais novo álbum |Time: Machine|. Fracktura nos brinda com um álbum curto, totalizando cerca de 36 minutos, porém extremamente denso e recheado de informações, do tipo que requer diversas audições para uma compreensão minimamente razoável de suas intenções. Fracktura possui uma sonoridade ímpar e muito difícil de rotular, e por isso acaba recebendo o título de Avant-garde Rock. Mas por trás de tudo isso, pode-se ouvir uma forte influência de ramos mais radicais do Rock Progressivo. Com este álbum, Fracktura deixa de ser um trio de estúdio e passa a contar com seis membros, além de dois membros extras que não sobem ao palco mas contribuem no processo criativo: o compositor norte-americano Nic Bizub, e o letrista (e diretor) brasileiro Diogo Oliveira.
Álbum completo no Spotify:
PoiL - PoiL / Ueda (2023)
Poil Ueda é o resultado da colaboração entre Junko Ueda, vocalista que também toca o instrumento tradicional japonês satsuma biwa, e PoiL, banda francesa que apresenta um rock experimental sem restrições e com extrema riqueza rítmica. Este álbum é baseado em um conto épico japonês do século 13 chamado "Heike-Monogatari". Sua composição é baseada no canto épico tradicional acompanhado pelo satsuma-biwa e no cântico budista de Shomyo. Musicalmente falando, temos aqui a fusão de uma música anciã e tradicional japonesa com uma formação musical européia agressiva e moderna, criando um universo musical ímpar.
Álbum completo no Spotify:
The Physics House Band - Incident on 3rd (2021)
Banda instrumental inglesa criada no ano de 2012, e que em 2021 lançou seu (até então) último álbum de estúdio Incident on 3rd, o primeiro sem o baixista (e multi-instrumentista) Adam Znaidi. The Physics House Band é uma mistura bem medida de Rock Progressivo, Jazz e Psicodelia. Com este álbum, a banda entrega mais uma vez uma obra dinâmica e coesa. Muito embora seja, na opinião do autor, a banda menos inovadora desta lista, The Physics House Band acaba se impondo por pura competência e muita inspiração.
Álbum Completo no Spotify:
Cheer-Accident - Here Comes the Sunset (2022)
Banda com origem em Chicago, criada em 1981 e com uma vasta discografia, porém ainda ativa de forma enérgica hoje com vários álbums lançados só nesta metade da década de 20. Cheer-Accident tem uma discografia não apenas extensa, mas também muito eclética, e vale a pena um estudo mais profundo de sua discografia.
Álbum completo no Spotify:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nevermore anuncia sua nova formação
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
Dave Mustaine afirma mais uma vez que não é de direita; "Sou independente"
Eddie Van Halen admitiu: esse hino foi criado para tirar sarro de um movimento inteiro
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate


O artista de rock nacional com maior cachê do mercado hoje, segundo ex-diretor da BMG
Doors - Perguntas e respostas e curiosidades
The Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenho
A opinião de Renato Russo sobre o fato de o Sepultura cantar em inglês
Linkin Park: Chester Bennington abre o jogo sobre seu vício
Music Radar: Os maiores frontmen de todos os tempos


