"Sou um velho tagarela": Bruce Dickinson dá dicas para manter a voz
Por João Renato Alves
Postado em 31 de agosto de 2025
Aos 67 anos, Bruce Dickinson segue oferecendo uma ótima performance vocal, ao contrário de quase todos os colegas de geração. Durante entrevista à AM/FM Magazine, o frontman do Iron Maiden revelou não ter qualquer técnica especial para preservar o registro. No entanto, fez alguns apontamentos para quem se interessar em seguir um bom caminho para conservar seus timbres.
Bruce Dickinson - Mais Novidades

"Não faço nada além do bom senso, na verdade. Não vá a jogos de futebol e grite feito um idiota no dia anterior e depois espere conseguir cantar. Você precisa viver um pouco como um monge, porque as vozes precisam dormir, descansar. E elas gostam disso. Seja gentil com a sua voz. Descanse. Na verdade, seja gentil com o seu corpo. Se você respeita o seu corpo, a voz é apenas uma projeção dele, na verdade."
No entanto, o cantor reconhece que a própria genética o favorece. "Tenho sorte de sempre ter dado uma chance às minhas cordas vocais franzinas, tendo pulmões, diafragmas e coisas assim, que fazem um som alto o suficiente... Eu tenho fôlego suficiente. Sou um velho tagarela, então gero fôlego suficiente para sustentar minha voz. Mas, sim, efetivamente, eu tento cantar com toda a técnica necessária para manter minha voz nos trilhos quando estou em turnê."

Bruce Dickinson se apresenta como artista solo em São Paulo no próximo dia 7 de setembro. O cantor é uma das atrações do The Town, que acontece no Autódromo de Interlagos. Em recentes shows nos Estados Unidos, uma música do Iron Maiden jamais tocada ao vivo pela banda foi resgatada: "Flash of the Blade", de "Powerslave" (1984). Um registro pode ser conferido no link abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps