A banda que mudou a forma de Axl Rose enxergar a música, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de agosto de 2025
O Guns N’ Roses surgiu no final dos anos 1980 como a banda que trouxe de volta o veneno ao rock de Los Angeles. Liderados por Axl Rose, os norte-americanos se destacaram pelo som cru, cheio de guitarras cortantes e vocais gritados, em contraste com o brilho superficial do glam rock que dominava a cena.
Guns N' Roses - Mais Novidades
O álbum de estreia "Appetite for Destruction" (1987) resume bem essa proposta, mas há uma exceção no repertório: "Sweet Child O’ Mine". Com introdução marcante, refrão pegajoso e um clima quase romântico, a faixa destoava das demais. Tanto que Slash admitiu não gostar dela. "O Guns sempre foi uma banda hardcore, tipo AC/DC com atitude. Se fazíamos baladas, eram blues. Essa era uma balada acelerada. Uma das coisas mais gays que você pode escrever", disse o guitarrista, rindo. As entrevistas foram resgatadas pela Far Out.
Apesar da resistência, Axl insistiu na inclusão da canção, que acabou se tornando um dos maiores clássicos do rock. O episódio mostrou como o vocalista estava disposto a explorar novas sonoridades, algo que viria a se consolidar nos álbuns duplos "Use Your Illusion I e II" (1991). Ali, o Guns exibiu sua versatilidade em músicas tão diferentes quanto "Coma", "Don’t Cry", "Estranged" e "November Rain".
Axl Rose e Queen
Para Axl, essa busca pela variedade tinha uma inspiração clara: o Queen. O vocalista sempre declarou profunda admiração pela banda britânica, especialmente pela forma como Freddie Mercury e companhia não se limitavam a um único estilo. "Quando eles lançavam um disco novo com todos aqueles estilos diferentes, no começo eu só gostava de uma ou duas músicas. Mas, depois de ouvir várias vezes, aquilo me abria a mente para muitos estilos diferentes", afirmou.
Ele reforçou o quanto essa postura foi decisiva para a sua própria carreira: "Eu realmente aprecio isso neles. É algo que sempre quis alcançar: mostrar às pessoas todas as formas de música e tentar dar uma visão mais ampla", explicou.
Em outra ocasião, Axl foi questionado sobre quem seria o melhor cantor da história e sua resposta foi Freddie Mercury. "Para mim, é fácil – o Queen é a maior banda. Freddie é o maior frontman de todos os tempos". A admiração pelo grupo britânico e por seu vocalista sempre acompanhou o cantor, desde os primeiros passos do Guns.
Para Rose, a grandeza de Mercury está na versatilidade vocal e na teatralidade com que abordava cada canção. "‘Bohemian Rhapsody’ é praticamente um show solo. Ele parecia ser várias pessoas em uma só música", comentou, destacando a capacidade do ídolo em transitar por estilos e climas distintos.
Essa visão dialoga com outro elogio que Axl já havia feito ao Queen. Em 1987, aos 25 anos, ele afirmou que o álbum "Queen II" (1974) era "o disco mais bem gravado da história do rock, no mesmo nível de "The Wall" [Pink Floyd]". Apesar de não ter sido um sucesso comercial nos EUA, o disco impressionou Rose pelo caráter artístico e pela ousadia de suas composições.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Slash diz que pagou R$ 8 milhões a mais para ex-esposa por engano e agora quer o dinheiro de volta
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Após 36 edições, MTV exclui categoria "Melhor Videoclipe de Rock" do VMAs
O dia que George Harrison fez música para o piloto Emerson Fittipaldi: "Bora tomar 20 caipirinhas"
O álbum que David Gilmour recomenda a quem quer aprender a tocar guitarra
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters

O maior cantor de todos os tempos, segundo o lendário Axl Rose

Como Regis Tadeu conseguiu de Slash uma revelação inédita sobre David Bowie
A resposta de Slash aos vendedores de guitarra que odeiam "Sweet Child O' Mine"
O que é a disfunção temporomandibular, diagnosticada em Axl Rose
De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock
O trabalho idolatrado do Guns N' Roses que quase flopou por causa da MTV
Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10


