Michael Kiske afirma que sem Andi Deris o Helloween não teria sobrevivido
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de agosto de 2025
A banda alemã de power metal Helloween passou por algumas mudanças em sua formação nos primeiros anos de carreira. Sem dúvida, a mais impactante ocorreu em 1994, quando o vocalista Andi Deris assumiu o posto anteriormente ocupado por Michael Kiske.
Em 2017, o destino promoveu um reencontro histórico: Michael Kiske voltou ao Helloween, acompanhado do guitarrista e vocalista Kai Hansen — integrante da formação original. Desde então, a banda se apresenta como um septeto, unindo diferentes fases de sua trajetória.
Helloween - Mais Novidades
Durante entrevista concedida ao site Blabbermouth, Kiske reconheceu a relevância de Deris para a continuidade do grupo. Segundo ele, sem a entrada do cantor, o Helloween teria encerrado suas atividades.
"Se ele não estivesse lá, a banda não existiria. A banda anterior não estava mais funcionando. Assim que Kai saiu [em 1989], nada mais funcionava. Era um equilíbrio frágil entre os indivíduos. Não gosto de chamar isso de ‘química’, porque soa materialista; não somos processos químicos. Eu chamo isso de ‘espiritual’. É uma energia espiritual. Quando Kai saiu, isso não existia mais. Não estava funcionando. Estávamos constantemente brigando. Não era divertido."
Kiske também elogiou a dedicação e a postura de liderança de Andi. Além disso, revelou que hoje consegue apreciar os álbuns lançados na sua ausência sem qualquer mágoa.
"Andi é um trabalhador [...]. Ele assume o controle e diz: ‘Temos que fazer isso. Temos que fazer aquilo’. Ele é um líder nato, e acho que era disso que a banda precisava naquela época. E eles se saíram bem. Fizeram ótimos discos, e agora posso ouvir essas coisas sem ressentimentos. Posso dizer que adoro o que eles fizeram."
O próximo disco de estúdio do Helloween é "Giants & Monsters", que tem lançamento previsto para o dia 29 de agosto. Clique na nota abaixo para mais informações sobre o álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
"Ace Frehley não teve qualquer influência sobre mim", diz George Lynch
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026

Novo álbum do Helloween, "Giants & Monsters" foi feito sem pressão
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
Helloween abre turnê que celebra 40 anos resgatando raridades: veja setlist e vídeos
Cinco discos marcantes de heavy metal que foram lançados em outubro
Helloween: Eliran Kantor e Marcos Moura transformam "Giants and Monsters" em obra visual
O ícone do power metal que considera o estilo cafona
5 discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 1998 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Michael Kiske: "O Iron Maiden vende a morte às pessoas!"
O grave problema do refrão de "Eagle Fly Free", segundo Fabio Lione


