Michael Kiske afirma que sem Andi Deris o Helloween não teria sobrevivido
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de agosto de 2025
A banda alemã de power metal Helloween passou por algumas mudanças em sua formação nos primeiros anos de carreira. Sem dúvida, a mais impactante ocorreu em 1994, quando o vocalista Andi Deris assumiu o posto anteriormente ocupado por Michael Kiske.
Em 2017, o destino promoveu um reencontro histórico: Michael Kiske voltou ao Helloween, acompanhado do guitarrista e vocalista Kai Hansen — integrante da formação original. Desde então, a banda se apresenta como um septeto, unindo diferentes fases de sua trajetória.
Helloween - Mais Novidades
Durante entrevista concedida ao site Blabbermouth, Kiske reconheceu a relevância de Deris para a continuidade do grupo. Segundo ele, sem a entrada do cantor, o Helloween teria encerrado suas atividades.
"Se ele não estivesse lá, a banda não existiria. A banda anterior não estava mais funcionando. Assim que Kai saiu [em 1989], nada mais funcionava. Era um equilíbrio frágil entre os indivíduos. Não gosto de chamar isso de ‘química’, porque soa materialista; não somos processos químicos. Eu chamo isso de ‘espiritual’. É uma energia espiritual. Quando Kai saiu, isso não existia mais. Não estava funcionando. Estávamos constantemente brigando. Não era divertido."
Kiske também elogiou a dedicação e a postura de liderança de Andi. Além disso, revelou que hoje consegue apreciar os álbuns lançados na sua ausência sem qualquer mágoa.
"Andi é um trabalhador [...]. Ele assume o controle e diz: ‘Temos que fazer isso. Temos que fazer aquilo’. Ele é um líder nato, e acho que era disso que a banda precisava naquela época. E eles se saíram bem. Fizeram ótimos discos, e agora posso ouvir essas coisas sem ressentimentos. Posso dizer que adoro o que eles fizeram."
O próximo disco de estúdio do Helloween é "Giants & Monsters", que tem lançamento previsto para o dia 29 de agosto. Clique na nota abaixo para mais informações sobre o álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente

Novo álbum do Helloween, "Giants & Monsters" foi feito sem pressão

Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Helloween: Grapow e Kusch estão fora da reunião porque traíram a banda, diz Andi Deris


