Falecido em 11 de junho, Brian Wilson foi enterrado na última quarta-feira
Por João Renato Alves
Postado em 07 de agosto de 2025
Ao contrário do que acontece normalmente no Brasil, funerais em outras partes do mundo costumam ser prolongados – vide Ozzy Osbourne, sepultado uma semana após o falecimento. No entanto, Brian Wilson foi além. O cérebro por trás dos momentos geniais dos Beach Boys morreu em 11 de junho e só foi enterrado na última quarta-feira, 6 de agosto.

A informação foi confirmada por uma das filhas do músico, Carnie Wilson, a mais velha. Ela realizou uma postagem no Facebook fornecendo alguns detalhes sobre a cerimônia e explanando seus sentimentos.
"Hoje enterramos meu pai. Foi incrivelmente difícil ver isso acontecer, mas ao mesmo tempo me trouxe mais tranquilidade e uma sensação de paz e calmaria. As últimas oito semanas foram extremamente desafiadoras e diferentes de tudo que já vivi. Eu o amo e sinto muita falta, gostaria que pudesse voltar. Há tantos sinais que ele me dá todos os dias e sei que está por perto, pode me ouvir e me ver. Deixa evidente. Sou muito grata por isso. Hoje tivemos algumas borboletas-monarca que simplesmente não saíam do local. Foi reconfortante e lindo. Estou tentando lidar com minhas emoções – elas são turbulentas. Sei que ele gostaria que todos se sentissem felizes, e não tristes. Ele não gostava quando eu chorava."
Falecido aos 82 anos, Brian Wilson enfrentava uma série de problemas de saúde nos últimos anos, incluindo a demência. Sua audaciosa criatividade e transgressão artística influenciaram todas as gerações posteriores direta ou indiretamente.
Nascido em Inglewood, Califórnia, foi o mentor dos principais momentos do The Beach Boys. Compositor, produtor e multi-instrumentista, promoveu uma revolução na música pop através da banda, que vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.
Desde os anos 1960 lidou com uma série de colapsos e desequilíbrios mentais, fruto da infância reprimida pelo pai violento somado ao abuso de drogas e predisposições psíquicas. Chegou a ficar afastado da vida artística por anos devido à paranoia.
Nunca foi muito afeito a parcerias colaborativas fora da banda e da carreira solo. Entre as poucas exceções, estiveram nomes como Elton John, Leon Russell, Neil Diamond e Paul Shaffer.
Em 2024, após o falecimento da esposa, a justiça de Los Angeles determinou que Brian Wilson ficasse sob tutela de seu publicitário e empresário de longa data, Jean Sievers, além da gerente de negócios LeeAnn Hard. À época, ele já sofria com o estado avançado da doença mental.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Tony Iommi trabalha com "grande cantor sueco" em álbum solo
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Alex Van Halen confirma que gravará um disco com Steve Lukather
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Garotos Podres - A banda punk que brigou feio porque um era de esquerda e outro de direita
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Uma resposta às críticas que Regis Tadeu fez aos Engenheiros do Hawaii
A música do The Cure composta por Robert Smith como luto pela morte de seu irmão

O desastroso encontro de Ozzy Osbourne com Brian Wilson



