Falecido em 11 de junho, Brian Wilson foi enterrado na última quarta-feira
Por João Renato Alves
Postado em 07 de agosto de 2025
Ao contrário do que acontece normalmente no Brasil, funerais em outras partes do mundo costumam ser prolongados – vide Ozzy Osbourne, sepultado uma semana após o falecimento. No entanto, Brian Wilson foi além. O cérebro por trás dos momentos geniais dos Beach Boys morreu em 11 de junho e só foi enterrado na última quarta-feira, 6 de agosto.

A informação foi confirmada por uma das filhas do músico, Carnie Wilson, a mais velha. Ela realizou uma postagem no Facebook fornecendo alguns detalhes sobre a cerimônia e explanando seus sentimentos.
"Hoje enterramos meu pai. Foi incrivelmente difícil ver isso acontecer, mas ao mesmo tempo me trouxe mais tranquilidade e uma sensação de paz e calmaria. As últimas oito semanas foram extremamente desafiadoras e diferentes de tudo que já vivi. Eu o amo e sinto muita falta, gostaria que pudesse voltar. Há tantos sinais que ele me dá todos os dias e sei que está por perto, pode me ouvir e me ver. Deixa evidente. Sou muito grata por isso. Hoje tivemos algumas borboletas-monarca que simplesmente não saíam do local. Foi reconfortante e lindo. Estou tentando lidar com minhas emoções – elas são turbulentas. Sei que ele gostaria que todos se sentissem felizes, e não tristes. Ele não gostava quando eu chorava."
Falecido aos 82 anos, Brian Wilson enfrentava uma série de problemas de saúde nos últimos anos, incluindo a demência. Sua audaciosa criatividade e transgressão artística influenciaram todas as gerações posteriores direta ou indiretamente.
Nascido em Inglewood, Califórnia, foi o mentor dos principais momentos do The Beach Boys. Compositor, produtor e multi-instrumentista, promoveu uma revolução na música pop através da banda, que vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.
Desde os anos 1960 lidou com uma série de colapsos e desequilíbrios mentais, fruto da infância reprimida pelo pai violento somado ao abuso de drogas e predisposições psíquicas. Chegou a ficar afastado da vida artística por anos devido à paranoia.
Nunca foi muito afeito a parcerias colaborativas fora da banda e da carreira solo. Entre as poucas exceções, estiveram nomes como Elton John, Leon Russell, Neil Diamond e Paul Shaffer.
Em 2024, após o falecimento da esposa, a justiça de Los Angeles determinou que Brian Wilson ficasse sob tutela de seu publicitário e empresário de longa data, Jean Sievers, além da gerente de negócios LeeAnn Hard. À época, ele já sofria com o estado avançado da doença mental.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
A profecia da lendária sambista Clementina de Jesus sobre os Titãs
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Como Digão encontrou Deus e se reconciliou com Rodolfo, segundo o próprio
Site americano coloca banda brasileira no "Big 4" do metal da década de 1990
O melhor álbum de thrash metal de cada ano desde 1983, segundo a Loudwire


O desastroso encontro de Ozzy Osbourne com Brian Wilson



