A divertida explicação que Ozzy deu em 1970 para a letra de "Paranoid"
Por Bruce William
Postado em 03 de agosto de 2025
No auge de seus 22 anos, em 1970, Ozzy Osbourne deu uma entrevista onde comentou "Paranoid", música recém-lançada na época: "É sobre um cara que está tendo problemas com a sua garota, entende? E aí ele acaba girando em círculos, tipo assim." Foi essa a explicação improvisada para uma das letras mais emblemáticas do Black Sabbath que nem era dele, mas sim de Geezer Butler.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Basicamente, [a letra da música] trata-se apenas de depressão, porque eu não sabia realmente a diferença entre depressão e paranóia", explicou Geezer em outra ocasião. "É uma questão de drogas; quando você está fumando um baseado, fica totalmente paranoico com as pessoas, não consegue se relacionar com elas. Há esse cruzamento entre a paranoia que você sente quando está fumando droga e a depressão que vem depois."
Na mesma entrevista, publicada em julho de 1970 pelo The Daily Record e resgatada pela Far Out, Ozzy minimizou qualquer misticismo em torno do nome da banda, mesmo com todas as polêmicas da época. "O Small Faces não é formado por pessoas pequenas. Os Beatles não são insetos. E os Rolling Stones não são o resultado de um deslizamento de terra. Então, o que tem num nome? Nada." A resposta fazia sentido: o Sabbath acabara de trocar o nome Earth por algo mais condizente com o som pesado e sombrio que estavam desenvolvendo.
O nome Black Sabbath foi escolhido após Ozzy e Butler verem o cartaz de um filme de terror italiano próximo ao local de ensaio. A antiga banda Earth, de Londres, já estava para acabar, e a mudança de nome parecia inevitável, até porque Ozzy nunca gostou do original. Curiosamente, a outra Earth acabou virando o Juicy Lucy, nome tão esquisito quanto inofensivo. Já o Sabbath entrou para a história.
Poucos sabiam naquela época, mas "Paranoid" mudaria tudo. Era o primeiro grande sucesso da banda no Reino Unido e nos Estados Unidos. O single impulsionou o disco homônimo, e Ozzy já percebia que os tempos estavam mudando. "Os garotos da classe trabalhadora não podem mais comprar singles. Eles conseguem um valor muito melhor com os LPs", comentou. Mal sabia ele que décadas depois o streaming mudaria tudo de novo, e que "Paranoid" voltaria às paradas após seu último show com o Sabbath e, em seguida, com sua morte.
Longe de ser apenas uma música sobre "problemas com a namorada", "Paranoid" capturou uma angústia crua e universal. O verso "I need someone to show me / The things in life that I can't find" ("Eu preciso de alguém que me mostre / As coisas na vida que eu não consigo encontrar") ainda encontra apego em gerações que nem eram nascidas quando ela foi composta. A força da música talvez esteja justamente na sua simplicidade e na honestidade desconcertante com que Ozzy a descreveu, embora talvez até ele mesmo não tivesse compreendido a ideia original do autor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Tony Iommi explica por que odeia tocar violão e não gosta de gravar clipes
Blaze Bayley, KK's Priest e W.E.T. são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Steve Hackett aceitaria se reunir com o Genesis caso convite surgisse
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Polêmico novo EP do Avenged Sevenfold ainda possui duas músicas inéditas
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)

"Paranoid", a música feita para ocupar espaço que superou 1 bilhão de plays no Spotify

Ronnie James Dio se inspirou na máfia italiana para escolher seu nome artístico
Tony Iommi ainda não se acostumou com a ausência de Ozzy Osbourne
Tony Iommi afirma que não tem interesse em se aposentar
A curiosa história da capa de "Heaven And Hell", um dos maiores clássicos do Black Sabbath


