Quando o Black Sabbath foi acusado de ter se vendido por decisão que fãs não aceitaram
Por Bruce William
Postado em 26 de setembro de 2025
Desde que lançou seu primeiro álbum, o Black Sabbath se acostumou a enfrentar resistência. Havia quem enxergasse a banda como algo perigoso, principalmente por conta das letras cantadas por Ozzy Osbourne, que logo atraíram a atenção de grupos religiosos.
Essas críticas externas, porém, eram diferentes de outra situação delicada: quando o próprio público de rock acusou o Sabbath de se render ao mainstream. A polêmica aconteceu quando a banda aceitou se apresentar no programa de TV Top of the Pops. Ozzy recorda que muitos fãs não gostaram da ideia de vê-los em um ambiente associado à música pop, ainda mais vestidos com roupas coloridas. "Na época era considerado algo fora de moda, porque diziam que significava se vender. Fizemos porque era o Top of the Pops, mas recebemos críticas, já que bandas como o Ten Years After e outras se recusaram a ir", contou o vocalista em entrevista de 2008 resgatada pela Far Out.
Black Sabbath - Mais Novidades
A repercussão mostrou como o público de rock tinha uma postura rígida sobre autenticidade. Para muitos, pisar em um programa de auditório significava trair a essência pesada que diferenciava o Sabbath de artistas como Carpenters, Barry Manilow ou mesmo Simon & Garfunkel, que lideravam as paradas na mesma época em que "Paranoid" chegava ao topo.
Ozzy reconheceu que a decisão trouxe maior exposição para a banda, mas destacou que não havia cálculo comercial por trás, apenas a oportunidade de mostrar suas músicas a um público mais amplo. O episódio se tornou um exemplo de como até mesmo pioneiros do heavy metal precisaram lidar com cobranças de pureza musical.
Mas o Black Sabbath sobreviveu à polêmica e manteve seu lugar como um dos pilares do gênero. O incômodo dos fãs em ver seus ídolos fora do palco tradicional mostra apenas o quanto a imagem da banda estava vinculada à rebeldia, e como qualquer gesto fora desse roteiro podia ser entendido como uma concessão inaceitável.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
Ronnie Radke (Falling in Reverse) pede ordem restritiva contra esposa de Tommy Lee
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
"Se viraram bem sem mim" - Adrian Smith relembra audição frustrada para grande banda em 1991
A respeitosa opinião de Zakk Wylde sobre Lemmy Kilmister
O dia que os membros do Black Sabbath foram amaldiçoados por uma seita satânica
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
O dia que Ozzy achou que estava contando segredo sobre Black Sabbath para brasileiro
Geezer Butler explica por que o Black Sabbath não gravou "Scary Dreams"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A atitude respeitosa tomada por Nuno Bettencourt no último show de Ozzy Osbourne
Bill Ward (Black Sabbath) exalta Brann Dailor, baterista do Mastodon
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
A banda que nunca gravou disco e virou o "Black Sabbath brasileiro", segundo Regis Tadeu
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
James e Lars, do Metallica, escolhem as duas maiores bandas de todos os tempos


