Quando o Black Sabbath foi acusado de ter se vendido por decisão que fãs não aceitaram
Por Bruce William
Postado em 26 de setembro de 2025
Desde que lançou seu primeiro álbum, o Black Sabbath se acostumou a enfrentar resistência. Havia quem enxergasse a banda como algo perigoso, principalmente por conta das letras cantadas por Ozzy Osbourne, que logo atraíram a atenção de grupos religiosos.
Essas críticas externas, porém, eram diferentes de outra situação delicada: quando o próprio público de rock acusou o Sabbath de se render ao mainstream. A polêmica aconteceu quando a banda aceitou se apresentar no programa de TV Top of the Pops. Ozzy recorda que muitos fãs não gostaram da ideia de vê-los em um ambiente associado à música pop, ainda mais vestidos com roupas coloridas. "Na época era considerado algo fora de moda, porque diziam que significava se vender. Fizemos porque era o Top of the Pops, mas recebemos críticas, já que bandas como o Ten Years After e outras se recusaram a ir", contou o vocalista em entrevista de 2008 resgatada pela Far Out.
Black Sabbath - Mais Novidades
A repercussão mostrou como o público de rock tinha uma postura rígida sobre autenticidade. Para muitos, pisar em um programa de auditório significava trair a essência pesada que diferenciava o Sabbath de artistas como Carpenters, Barry Manilow ou mesmo Simon & Garfunkel, que lideravam as paradas na mesma época em que "Paranoid" chegava ao topo.
Ozzy reconheceu que a decisão trouxe maior exposição para a banda, mas destacou que não havia cálculo comercial por trás, apenas a oportunidade de mostrar suas músicas a um público mais amplo. O episódio se tornou um exemplo de como até mesmo pioneiros do heavy metal precisaram lidar com cobranças de pureza musical.
Mas o Black Sabbath sobreviveu à polêmica e manteve seu lugar como um dos pilares do gênero. O incômodo dos fãs em ver seus ídolos fora do palco tradicional mostra apenas o quanto a imagem da banda estava vinculada à rebeldia, e como qualquer gesto fora desse roteiro podia ser entendido como uma concessão inaceitável.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
Anette Olzon explica por que se recusa a cantar certas músicas do Nightwish ao vivo
O dia que os membros do Black Sabbath foram amaldiçoados por uma seita satânica
A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como Ronnie James Dio entrou no Black Sabbath mesmo sem querer, segundo canal
Glenn Hughes passou uma noite com esposa de David Bowie e ficou na bad
O clássico do Black Sabbath cantado por Dio que inspirou música do Iron Maiden


