Dream Theater chegou perto do fim na época do álbum "Falling Into Infinity"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de setembro de 2025
Admirado pela sua fiel legião de fãs, o Dream Theater é a referência máxima do metal progressivo, um gênero marcado por composições intrincadas e virtuosas. Ao longo de sua trajetória, o grupo escreveu obras que se tornaram clássicos absolutos do estilo, destacando-se "Images and Words" (1992) e o conceitual "Metropolis, Pt.2: Scenes from a Memory" (1999).
Entre esses dois aclamados álbuns, o Dream Theater lançou "Awake" (1994), o EP "A Change of Seasons" (1995) e "Falling Into Infinity" (1997). Este último, invariavelmente citado como um dos pontos baixos da discografia, poderia ter sido o "canto do cisne" do virtuoso quinteto.
Dream Theater - Mais Novidades


Interferência da gravadora e conflitos criativos
"Falling Into Infinity" foi concebido em meio a um período turbulento. A Elektra Records, com quem o Dream Theater trabalhava na época, queria que a banda escrevesse músicas mais comerciais. A pressão gerou conflitos criativos: o guitarrista John Petrucci aceitou a sugestão, enquanto o baterista Mike Portnoy se opôs à ideia.
A busca por uma sonoridade radiofônica resultou em uma parceria entre a banda e o aclamado compositor Desmond Child, que possui em seu catálogo criações atemporais, como "Livin' On a Prayer" (Bon Jovi), "Angel" (Aerosmith) e "I Was Made for Lovin' You" (Kiss). A colaboração se deu em "You Not Me", canção que passou longe de se tornar um hit.

Mike Portnoy puxou o carro
Segundo o site oficial do Dream Theater, as músicas de "Falling Into Infinity" ficaram engavetadas por mais de um ano, pois a banda não tinha permissão para gravá-las. O cenário, claramente desfavorável, levou o grupo a considerar o fim de suas atividades.
Embora o Dream Theater não tenha de fato encerrado suas atividades, Mike Portnoy deixou a banda por alguns dias durante a turnê de "Falling Into Infinity". A experiência foi detalhada pelo baterista em uma entrevista à Prog, onde ele afirmou:
"Durante a turnê ‘Falling Into Infinity’, decidi deixar a banda – e assim o fiz por alguns dias. Estávamos na Finlândia e basicamente (...). Não vou entrar em detalhes novamente, mas estávamos passando por momentos incrivelmente difíceis. Resumindo, a única maneira de colocar o Dream Theater de volta nos trilhos era recuperar o controle de praticamente todas as facetas da banda."

A versão de James LaBrie
Mike Portnoy saiu do Dream Theater em 2010, de forma turbulenta. Três anos depois, o vocalista James LaBrie — com quem o baterista não tinha a melhor das relações —, falou com a Classic Rock e deu sua versão sobre o "quase fim" da banda.
"A banda quase acabou quando estávamos em turnê com o álbum ‘Falling Into Infinity’. O Mike, na época, bebia muito e havia outras substâncias, então não estávamos nos entendendo. Houve muitas discussões. Percebemos que tudo estava desmoronando."
O que aconteceu depois de "Falling Into Infinity"?
Após o período turbulento, o Dream Theater viveu dias de calmaria. O tecladista Derek Sherinian cedeu seu lugar a Jordan Rudess, e o grupo voltou aos trilhos, divulgando trabalhos épicos e consistentes, a exemplo de "Six Degrees of Inner Turbulence" (2002) e "Octavarium" (2005).

Os problemas voltaram a aparecer e, eventualmente, Mike Portnoy deixou a banda. Mike Mangini foi recrutado para o seu lugar e gravou cinco álbuns de estúdio. No entanto, em outubro de 2023, Mike Portnoy retornou ao Dream Theater após 13 anos de ausência. A reconciliação foi construída passo a passo, e a paz finalmente parece ter voltado a reinar.
Cerca de um ano depois da volta de Portnoy, o Dream Theater caiu na estrada para celebrar seus 40 anos. Meses depois, em fevereiro de 2025, foi lançado o álbum "Parasomnia", que aborda distúrbios relacionados ao sono.

"Parasomnia" dá continuidade a um catálogo que é um verdadeiro sonho para os fãs da banda. E pensar que o bom — e injustiçado — "Falling Into Infinity" quase fez tudo virar um pesadelo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps