Dream Theater chegou perto do fim na época do álbum "Falling Into Infinity"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de setembro de 2025
Admirado pela sua fiel legião de fãs, o Dream Theater é a referência máxima do metal progressivo, um gênero marcado por composições intrincadas e virtuosas. Ao longo de sua trajetória, o grupo escreveu obras que se tornaram clássicos absolutos do estilo, destacando-se "Images and Words" (1992) e o conceitual "Metropolis, Pt.2: Scenes from a Memory" (1999).
Entre esses dois aclamados álbuns, o Dream Theater lançou "Awake" (1994), o EP "A Change of Seasons" (1995) e "Falling Into Infinity" (1997). Este último, invariavelmente citado como um dos pontos baixos da discografia, poderia ter sido o "canto do cisne" do virtuoso quinteto.
Dream Theater - Mais Novidades

Interferência da gravadora e conflitos criativos
"Falling Into Infinity" foi concebido em meio a um período turbulento. A Elektra Records, com quem o Dream Theater trabalhava na época, queria que a banda escrevesse músicas mais comerciais. A pressão gerou conflitos criativos: o guitarrista John Petrucci aceitou a sugestão, enquanto o baterista Mike Portnoy se opôs à ideia.
A busca por uma sonoridade radiofônica resultou em uma parceria entre a banda e o aclamado compositor Desmond Child, que possui em seu catálogo criações atemporais, como "Livin' On a Prayer" (Bon Jovi), "Angel" (Aerosmith) e "I Was Made for Lovin' You" (Kiss). A colaboração se deu em "You Not Me", canção que passou longe de se tornar um hit.
Mike Portnoy puxou o carro
Segundo o site oficial do Dream Theater, as músicas de "Falling Into Infinity" ficaram engavetadas por mais de um ano, pois a banda não tinha permissão para gravá-las. O cenário, claramente desfavorável, levou o grupo a considerar o fim de suas atividades.
Embora o Dream Theater não tenha de fato encerrado suas atividades, Mike Portnoy deixou a banda por alguns dias durante a turnê de "Falling Into Infinity". A experiência foi detalhada pelo baterista em uma entrevista à Prog, onde ele afirmou:
"Durante a turnê ‘Falling Into Infinity’, decidi deixar a banda – e assim o fiz por alguns dias. Estávamos na Finlândia e basicamente (...). Não vou entrar em detalhes novamente, mas estávamos passando por momentos incrivelmente difíceis. Resumindo, a única maneira de colocar o Dream Theater de volta nos trilhos era recuperar o controle de praticamente todas as facetas da banda."
A versão de James LaBrie
Mike Portnoy saiu do Dream Theater em 2010, de forma turbulenta. Três anos depois, o vocalista James LaBrie — com quem o baterista não tinha a melhor das relações —, falou com a Classic Rock e deu sua versão sobre o "quase fim" da banda.
"A banda quase acabou quando estávamos em turnê com o álbum ‘Falling Into Infinity’. O Mike, na época, bebia muito e havia outras substâncias, então não estávamos nos entendendo. Houve muitas discussões. Percebemos que tudo estava desmoronando."
O que aconteceu depois de "Falling Into Infinity"?
Após o período turbulento, o Dream Theater viveu dias de calmaria. O tecladista Derek Sherinian cedeu seu lugar a Jordan Rudess, e o grupo voltou aos trilhos, divulgando trabalhos épicos e consistentes, a exemplo de "Six Degrees of Inner Turbulence" (2002) e "Octavarium" (2005).
Os problemas voltaram a aparecer e, eventualmente, Mike Portnoy deixou a banda. Mike Mangini foi recrutado para o seu lugar e gravou cinco álbuns de estúdio. No entanto, em outubro de 2023, Mike Portnoy retornou ao Dream Theater após 13 anos de ausência. A reconciliação foi construída passo a passo, e a paz finalmente parece ter voltado a reinar.
Cerca de um ano depois da volta de Portnoy, o Dream Theater caiu na estrada para celebrar seus 40 anos. Meses depois, em fevereiro de 2025, foi lançado o álbum "Parasomnia", que aborda distúrbios relacionados ao sono.
"Parasomnia" dá continuidade a um catálogo que é um verdadeiro sonho para os fãs da banda. E pensar que o bom — e injustiçado — "Falling Into Infinity" quase fez tudo virar um pesadelo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar


Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Mike Portnoy revela qual o seu integrante preferido do Kiss
O show do Dream Theater que virou disco ao vivo - e deixou Mike Portnoy passando mal
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Mike Mangini não sabia que seria demitido do Dream Theater


