Os dois maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Geddy Lee do Rush
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de setembro de 2025
Ao longo de sua trajetória com o Rush, Geddy Lee ajudou a definir os rumos do rock progressivo, sempre valorizando técnica, criatividade e emoção. Mas, quando o assunto é guitarra, o baixista e vocalista não esconde suas preferências. Em entrevista à revista Classic Rock (via Far Out), em 2021, ele destacou dois momentos que, para ele, representam o auge do instrumento no rock: "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin, e "Comfortably Numb", do Pink Floyd.
"De um lado você tem ‘Stairway to Heaven’. Esse e ‘Comfortably Numb’ disputam o posto de maior solo de guitarra já gravado", afirmou Lee. Para ele, o trabalho de Jimmy Page na clássica faixa do Zeppelin é um retrato completo de sua genialidade, um solo que continua belo e emocionante mesmo após décadas de execuções infinitas.


Já em relação ao Pink Floyd, Lee destacou a força de David Gilmour em Comfortably Numb. Gravada em meio a tensões entre Roger Waters e Gilmour, a faixa se transformou em um dos pontos altos de The Wall. Segundo Geddy, a magia se potencializava ainda mais nas performances ao vivo, quando o solo transcendia a canção e se tornava um momento catártico.
Ele continuou, em outra entrevista: "David Gilmour é muito respeitado e, embora seja frequentemente menosprezado entre os guitarristas, o pessoal que curte rock considera ele um dos melhores [por ser] um músico brilhante e ter muita paixão e sensibilidade. Dá para ver que ele é inteligente só de ouvir como ele junta tudo, como faz com que tudo se encaixe — o que é uma verdadeira prova de seu talento como compositor. Além disso, ele manda muito bem tocando blues. Meus olhos lacrimejam sempre que ouço ['Comfortably Numb']."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps