Os dois maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Geddy Lee do Rush
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de setembro de 2025
Ao longo de sua trajetória com o Rush, Geddy Lee ajudou a definir os rumos do rock progressivo, sempre valorizando técnica, criatividade e emoção. Mas, quando o assunto é guitarra, o baixista e vocalista não esconde suas preferências. Em entrevista à revista Classic Rock (via Far Out), em 2021, ele destacou dois momentos que, para ele, representam o auge do instrumento no rock: "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin, e "Comfortably Numb", do Pink Floyd.
"De um lado você tem ‘Stairway to Heaven’. Esse e ‘Comfortably Numb’ disputam o posto de maior solo de guitarra já gravado", afirmou Lee. Para ele, o trabalho de Jimmy Page na clássica faixa do Zeppelin é um retrato completo de sua genialidade, um solo que continua belo e emocionante mesmo após décadas de execuções infinitas.

Já em relação ao Pink Floyd, Lee destacou a força de David Gilmour em Comfortably Numb. Gravada em meio a tensões entre Roger Waters e Gilmour, a faixa se transformou em um dos pontos altos de The Wall. Segundo Geddy, a magia se potencializava ainda mais nas performances ao vivo, quando o solo transcendia a canção e se tornava um momento catártico.
Ele continuou, em outra entrevista: "David Gilmour é muito respeitado e, embora seja frequentemente menosprezado entre os guitarristas, o pessoal que curte rock considera ele um dos melhores [por ser] um músico brilhante e ter muita paixão e sensibilidade. Dá para ver que ele é inteligente só de ouvir como ele junta tudo, como faz com que tudo se encaixe — o que é uma verdadeira prova de seu talento como compositor. Além disso, ele manda muito bem tocando blues. Meus olhos lacrimejam sempre que ouço ['Comfortably Numb']."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Dave Mustaine lamenta não ter se despedido de ex-integrantes do Megadeth
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas

O clássico do Pink Floyd que deixa Geddy Lee, do Rush, com lágrimas nos olhos
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
As 10 "maiores" do Rush segundo Neil Peart, com as explicações dele
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
O desconhecido baterista que jamais será esquecido, segundo Neil Peart do Rush
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
Guitarristas: E se os mestres esquecessem como se toca?
As influências de Humberto Gessinger, de Pink Floyd e Rush a punk e Iron Maiden


