O clássico do Rush que foi regravado pela cantora pop canadense Nelly Furtado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de setembro de 2025
Patrimônio inestimável do rock progressivo, o Rush construiu um catálogo repleto de composições que se tornaram clássicos atemporais. É o caso de "Time Stand Still", faixa presente no álbum "Hold Your Fire" (1987).
A canção mantém a marca registrada do trio canadense: refinamento instrumental e atmosfera envolvente. O destaque adicional fica por conta da participação da cantora Aimee Mann, do grupo ’Til Tuesday, cuja voz adicionou delicadeza e brilho à obra.
Rush - Mais Novidades

Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush, contou que buscava uma voz feminina para dar vida a trechos específicos da música. Em uma entrevista promocional de 1988 (via Songfacts), ele relembrou o processo que levou à escolha de Aimee.
"Sabíamos que a parte que ela canta era uma parte feminina. Não queríamos usar um teclado nem que o Alex [Lifeson, guitarrista] ou eu cantássemos, então começamos a procurar uma cantora (...). Procuramos até encontrarmos uma voz que fosse adequada. Ao ouvir o último álbum da Aimee, adoramos a maneira como ela cantava, então simplesmente a convidamos."
O site Rush Fã-Clube Brasil descreve a faixa como uma reflexão sobre memórias intensas que permanecem vivas no presente. A publicação também resgata um depoimento do baterista Neil Peart, que explicou a inspiração por trás da letra.

"Nossas vidas voavam durante a década de 70. Passávamos tanto tempo na estrada que viver se tornava um túnel escuro para nós. Em um certo momento, você começa a pensar nas pessoas que está negligenciando, nos amigos e familiares. Dessa forma, essa canção é sobre parar para realmente desfrutar de tudo isso, advertindo contra a ação de só olhar para trás. Ao invés de se tornar um nostálgico olhando para o passado, 'Time Stand Still' é, na verdade, um fundamento para o presente."
Mais de vinte anos após seu lançamento, "Time Stand Still" foi regravada pela cantora canadense Nelly Furtado. Durante entrevista concedida ao The Guardian em 2024, a estrela pop contou como surgiu a ideia de gravar um cover para esse clássico do Rush.

"Havia um filme chamado ‘Score: A Hockey Musical’, de 2010, estrelado por Olivia Newton-John, escrito por um canadense [Michael McGowan] e filmado no Canadá. Eu atuei no filme e eles queriam uma música. O Rush é obviamente uma grande banda canadense, então sugeri ‘Time Stand Still’. Eu me apaixonei pela música enquanto dirigia e a ouvia no rádio. Eles são uma banda icônica e muito respeitada no Canadá, então fiquei emocionada quando eles aprovaram a versão."

O Rush encerrou oficialmente suas atividades em agosto de 2015, quando realizou o último show de sua carreira. Uma reunião, porém, tornou-se inviável após a morte de Neil Peart, em janeiro de 2020. Aos fãs, resta apreciar as obras-primas dessa incrível banda.

Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps