Em 2000, Megadeth e Anthrax abriram turnê do Mötley Crüe
Por João Renato Alves
Postado em 28 de outubro de 2025
No último dia 23 de outubro, o Iron Maiden anunciou a perna norte-americana da "Run for Your Lives", turnê que celebra seus 50 anos de carreira. As atrações de abertura serão Megadeth e Anthrax, que junto de Metallica e Slayer, compõem o Big Four do thrash metal dos Estados Unidos.
Os comandados de Dave Mustaine e Scott Ian não são estranhos na estrada. Em vários momentos, os grupos excursionaram em companhia. Um deles se deu em 2000, quando encararam uma excursão protagonizada pelo Mötley Crüe, que divulgava o álbum "New Tattoo".

Nos anos 1980, as bandas de hard rock (em sua vertente pejorativamente conhecida como hair metal) e thrash metal eram inimigas quase mortais. Bem, ao menos em público, já que nos bastidores todos eram amigos e enfrentaram as mesmas agruras no começo de suas carreiras, quando dividiam clubes e pequenas casas de shows, especialmente as da cena californiana.
O fato é que o tempo passou, a pindaíba veio e todo mundo passou a se ajudar. Os fãs também descobriram que era perfeitamente possível gostar tanto de uns quanto de outros, já que música boa não faltava em nenhum lado. Foi sobre esse contexto que surgiu a "Maximum Rock Tour 2000".
Sem Tommy Lee, o Crüe reconstruía a carreira com uma tentativa de se reaproximar das raízes. Randy Castillo, ex-Ozzy Osbourne, foi chamado para assumir a bateria e a banda gravou o disco acima mencionado. De modo geral, o trabalho não possui a mesma qualidade dos clássicos, mas soava bem mais familiar em termos sonoros ao período de maior glória, após os experimentais "Motley Crue" (1994) – com John Corabi nos vocais e segunda guitarra – e "Generation Swine" (1997).
O grupo agendou uma turnê pelos Estados Unidos e Canadá para promover a nova fase. Vivendo momentos de inconstância artística e de formações, Megadeth e Anthrax se encarregaram de aquecer o público para a atração principal. No total, 49 shows aconteceram entre 24 de junho e 3 de setembro.
Os problemas começaram antes mesmo do início do itinerário. Após as gravações do disco do Mötley, Castillo se sentiu extremamente doente, não tendo condições de cair na estrada. Após uma série de tratamentos sem sucesso e exames aprofundados, ele descobriu uma úlcera duodenal. Quando tudo parecia resolvido, surgiu um câncer de pele – que acabaria lhe tirando a vida em 26 de março de 2002, aos 51 anos.
A banda correu atrás de alguém para empunhar as baquetas, já que não teria como arcar com os efeitos financeiros de um possível cancelamento. A escolha recaiu por Samantha Maloney, do Hole. À época, Courtney Love chegou a ironizar a situação dizendo que o Crüe protagonizaria um dos momentos mais sui generis da história do rock ao tocar "Girls, Girls, Girls" com uma garota na bateria.
Mas os problemas não cessaram. O principal foi a baixa venda de ingressos. Com as três atrações vivendo momentos conturbados, o público não parecia tão interessado. O principal efeito foi a retirada do Anthrax na metade do caminho, medida tomada para abater ao menos parte do inevitável prejuízo.
Ao menos o guitarrista Scott Ian se deu bem, já que conheceu Pearl Aday, então backing vocal do Crüe (e enteada do falecido cantor Meat Loaf), com quem está casado até hoje, tendo um filho. Vale citar que a banda já não era a primeira opção para a vaga, que originalmente seria do Coal Chamber, que acabou desistindo por conta de outros compromissos e propostas.
A turnê teve um registro oficial no vídeo "Lewd, Crüed & Tattooed" (2001), trazendo o show do Mötley Crüe em Salt Lake City, estado de Utah, em 5 de julho de 2000. A filmagem traz um retrato fiel das dificuldades enfrentadas. Apesar de a equipe de câmeras e edição tentar disfarçar, é possível reparar em vários momentos grandes espaços vazios no E Center (atualmente Maverik Center), arena com capacidade para 12 mil pessoas.
O concerto pode ser conferido na íntegra clicando aqui. E apesar dos pesares, é possível dizer que a banda entregou uma performance bem aceitável, com vários momentos energéticos.
Mesmo não tendo rendido lançamentos oficiais, os shows das outras atrações também foram filmados e vazaram online com o passar dos anos. Confira o do Anthrax aqui e o do Megadeth neste link.
Após a morte de Randy, o Mötley Crüe entraria em hiato. Uma volta aconteceria em 2005, novamente com a formação original resgatada. Entre idas, vindas, brigas, turnês de despedida, turnês de retorno, trocas de membros, brigas que começam na imprensa e acabam na justiça, a banda segue por aí até hoje – agora com o guitarrista John 5 no lugar de Mick Mars.
Tanto Megadeth quanto Anthrax sofreram várias mudanças em suas formações e, após períodos de instabilidade, recuperaram a força em anos recentes, com discos consistentes e shows bem mais lotados. Dave Mustaine e companhia, inclusive, anunciaram recentemente que o próximo ciclo de álbum e tour será o último da carreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Nevermore anuncia sua nova formação
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Ex-vocalista do Voivod é diagnosticado com câncer de próstata
David Ellefson reza pedindo a Deus para participar da turnê de despedida do Megadeth
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante

Iron Maiden anuncia turnê norte-americana com Megadeth e Anthrax
Dave Mustaine afirma mais uma vez que não é de direita; "Sou independente"
"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate
A música nova do Megadeth que lembra "Countdown to Extinction", segundo Regis Tadeu
As melhores músicas do último disco do Megadeth, segundo Gastão Moreira
A música do Megadeth que parece "coisa de adolescente", segundo Gastão Moreira
A música do Megadeth influenciada pela saída de Marty Friedman da banda
O dia que James Hetfield deixou Dave Mustaine na mão em briga
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
Marty Friedman conta o que o Metallica possui, mas falta ao Megadeth
Uruca: Os 9 mais azarados da história do Rock


