O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de outubro de 2025
O Black Sabbath vivia um novo momento em 1980. Com Ronnie James Dio assumindo os vocais após a saída de Ozzy Osbourne, o grupo parecia renascer das cinzas com o aclamado álbum "Heaven and Hell". No entanto, pouco depois do sucesso do disco, o baterista Bill Ward, um dos fundadores da banda, decidiu sair - uma mudança que surpreendeu fãs e colegas.
Durante uma entrevista de 1981 para a Radio Trent Nottingham, recentemente redescoberta e transcrita pelo Ultimate Guitar, Dio explicou as verdadeiras razões por trás da saída do músico. Segundo ele, Ward enfrentava um período de fragilidade emocional após sofrer perdas familiares devastadoras.
Black Sabbath - Mais Novidades

"Bill Ward saiu por vontade própria", disse Dio. "Ele sentiu que, mentalmente, estava ficando muito sobrecarregado. A mãe e o pai dele morreram em um intervalo de cerca de nove meses um do outro. Eles eram muito próximos, e isso foi um golpe e tanto para ele."
O cantor revelou que Ward chegou a deixar a turnê duas vezes para tentar lidar com a situação, mas acabou percebendo que não tinha condições de continuar. "Estávamos no estúdio quando a mãe dele morreu. Ele teve que sair da turnê duas vezes nos Estados Unidos porque simplesmente não aguentava mais mentalmente", contou. "Ele veio até nós e disse: 'Olha, eu realmente não acho que consigo continuar. Podemos parar por um tempo?'"
Segundo Dio, o Sabbath chegou a interromper suas atividades momentaneamente, mas a pausa não foi suficiente para que o baterista se recuperasse. Ward então sugeriu um substituto e se afastou de forma amigável. "Ele disse: 'Eu realmente não quero prosseguir. Vou dar a vocês algumas sugestões de bateristas.' E foi ele quem indicou o Vinny [Appice], nosso baterista atual."
Apesar da mudança, Dio garantiu que a relação entre Ward e o resto da banda permaneceu positiva. "Ainda temos um relacionamento muito próximo com o Bill. Nós nos importamos com ele tanto quanto sempre nos importamos, e o Bill se importa conosco da mesma forma", afirmou.
Mesmo com o respeito à decisão do amigo, o Black Sabbath não podia se dar ao luxo de interromper o momento de renascimento que vivia com Dio nos vocais. "Não podíamos parar no meio do caminho, nem financeiramente nem do ponto de vista de negócios", explicou o vocalista. "Era um ano de renovação para esta banda. Estávamos lutando para renascer das cinzas, por assim dizer. E se parássemos, acho que isso teria freado o ímpeto que havíamos conquistado."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
James Hetfield beija a noiva Adriana Gillett durante jogo do Las Vegas Raiders
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
David Ellefson não faz mais parte da banda Dieth
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
O emprego pesado que Bill Ward tinha antes de alcançar a fama com o Black Sabbath
Bill Ward reflete sobre "Back to the Beginning", despedida do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Em 2024, Geezer Butler afirmou que formação clássica do Black Sabbath não voltaria a se reunir
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
Ninguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famosos
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos


