O lendário guitarrista do post punk que se ofereceu para tocar no Oasis - e o Oasis não quis
Por André Garcia
Postado em 24 de outubro de 2024
Há quem prefira o rock americano por conta da santíssima trindade Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison, mas tinha também Bob Dylan, Lou Reed, Alice Cooper, Iggy Pop, Aerosmith… Eu sou dos que preferem o rock inglês, pela santíssima trindade Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, além de Beatles, Rolling Stones, The Who, David Bowie, The Police, Queen, Pink Floyd.
E um subgênero roqueiro tipicamente britânico foi o post punk — surgido pouco após a separação dos Sex Pistols, com bandas mais ligadas em art rock e poesia do que em se brandar anarquista por aí, como Public Image, The Cure, U2 e Siouxsie and the Banshees.
Dentro do post punk teve ainda uma espécia de sub-subgênero que foi a cena de Manchester: originada nos anos 70 com o Joy Division, o selo independente Rough Trade e a boate La Haçienda. Tem até um filme que conta essa história, 24 Hour Party People.
Como uma ostra, com o passar dos anos 80, a cena de Manchester de tempos em tempos foi produzindo pérolas, como New Order, The Smiths, Happy Mondays, Stone Roses e, em meados da década seguinte Oasis.
Conforme publicado pela Guitar World entrevista da época do "Standing On The Shoulder Of Giants" (2000) para a Total Guitar Noel Gallagher contou que teve que gravar praticamente todas as guitarras e baixos do disco por conta da saída dos membros fundadores Paul ‘Bonehead’ Arthurs e Paul 'Guigsy' McGuigan.
"Eu nunca quis tocar ser o guitarrista solo, estou mais para um guitarrista base, é assim que componho.
Se no estúdio Noel deu seu jeito, na estrada não tinha jeito, ele precisava de alguém para fazer dupla. Em seguida, ele revelou que ninguém menos que o ex-The Smiths Johnny Marr ofereceu sua ajuda:
"Johnny Marr ofereceu seus serviços à banda [quando Bonehead e McGuigan saíram]. Ele disse 'Se vocês não arrumarem alguém [para tocar guitarra na turnê] eu posso tocar com vocês por um tempo. A gente disse 'Beleza', mas acabamos recrutando Gem [Archer]. Johnny só tocaria com a gente para nos salvar, caso a gente não conseguisse arrumar alguém."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps