Disturbed tem show na Bélgica cancelado devido a apoio de David Draiman ao exército de Israel
Por João Renato Alves
Postado em 10 de outubro de 2025
O show que o Disturbed faria em Vorst, Bélgica, na próxima quarta-feira, foi cancelado. A administração pública local não garantiu a segurança do evento após o anúncio de uma mobilização para protestar pela presença da banda na cidade. Esperava-se que manifestantes de grupos como a ABVV (Federação Geral do Trabalho Belga), a ACV e a Front Antifasciste Bruxellois (Frente Antifascista de Bruxelas) atraíssem uma multidão de mais de 500 manifestantes.
O motivo principal é a presença do vocalista David Draiman. Nos últimos tempos, o artista se tornou alvo de uma série de críticas por conta de sua defesa do estado de Israel. Ano passado, chegou a autografar alguns mísseis do exército local que foram usados em ataques na Faixa de Gaza. Também está sempre envolvido em discussões, chegando a ter dito que se pudesse, agrediria Roger Waters, apoiador da Palestina, assim como todos os membros do Pink Floyd.


No último dia 5 de julho, o cantor foi vaiado durante sua participação no "Back to the Beginning", show de despedida de Ozzy Osbourne e da formação original do Black Sabbath. Foi o único momento em que a plateia do Villa Park, em Birmingham, Inglaterra, demonstrou descontentamento com a presença de algum artista.

Ao jornal De Standaard, o prefeito Charles Spapens admitiu que a cidade tinha poder limitado sobre a programação show, mas demonstrou desconforto com a presença de Draiman, a quem classificou como "moralmente problemático".
Citando o potencial de protestos em larga escala e preocupações com a segurança, o político recorreu a uma ordem policial formal para encerrar o show. "Minha prioridade e responsabilidade são a segurança dos moradores, espectadores, manifestantes e funcionários do Forest National. Dada a avaliação desfavorável da polícia após uma análise de risco e a localização do local em uma área residencial, era meu dever tomar esta decisão."

No início desta semana, a revista Bruzz noticiou que vários grupos ativistas estavam planejando manifestações em frente ao local. Serge Stephan, do Intal Globalize Solidarity, declarou: "Não impediremos ninguém de entrar na sala de concertos. Esta ação não é dirigida aos fãs, mas à banda, à Live Nation e ao Forest National."
A atual turnê europeia do Disturbed se estende até o final do mês. O Megadeth é a atração de abertura.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps