O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de novembro de 2025
A guitarrista Jéssica Falchi vive um momento especial na carreira. Após deixar a Crypta e se dedicar a projetos autorais, a musicista paulista prepara o lançamento de "Moonlace", primeiro single de sua nova fase solo instrumental. A faixa chegou às plataformas no dia 31 de outubro, abrindo caminho para um EP previsto para janeiro de 2026 - data que coincide com a participação da artista na feira internacional NAMM Show, em Los Angeles.
Em entrevista ao canal Heavy Talk, Jéssica relembrou o início de sua trajetória nas seis cordas e revelou o nome do guitarrista americano que despertou nela a paixão pela música instrumental. "Meu professor tinha um cover de Joe Satriani. Ele me passava muita música dele e eu adorava! Comecei tocando esse tipo de som, então venho desse rolê instrumental", contou.

A guitarrista lembrou ainda que começou a tocar violão aos nove anos, inspirada pelo avô autodidata. "Era o único da família que tocava algum instrumento. Meu pai cresceu em sítio, então eu ouvia muito sertanejo e pagode de viola. Já minha mãe gostava de ABBA e Michael Jackson", recordou. A fusão dessas influências - da roça à pista de dança - formou o caldo que mais tarde a levaria a se apaixonar pela guitarra elétrica e pelo metal.
Jessica Falchi e a carreira na música
Quando começou a estudar guitarra, aos 12 anos, o professor Elias - que ela faz questão de mencionar com carinho - apresentou-lhe o universo de Satriani e da música instrumental. "Eu tocava playbacks do Satriani nas calçadas em frente a lojas durante o Natal. Ele fechava parcerias com os comerciantes e levava os alunos para tocar. Eu era novinha, mas já estava lá com minha guitarra, fazendo solo na rua", lembrou com humor.
A primeira apresentação "de verdade", no entanto, foi em um teatro, durante uma mostra de fim de ano da escola. "Toquei e cantei 'The Unforgiven', do Metallica. Eu era muito nova e achei o solo limpo dificílimo, mas foi uma das experiências mais marcantes da minha vida", contou Jéssica.
Agora, com a banda Falchi, a artista aposta em uma sonoridade que une técnica e emoção. "Quero que minha música alcance não só músicos, mas pessoas que se conectam com o som de forma emocional", afirmou. Produzido em parceria com Jean Patton (ex-Project46), o projeto contará com quatro singles lançados entre o final de 2025 e o início de 2026.
Segundo Jéssica, o EP trará diferentes atmosferas. "Cada música traz uma abordagem distinta, mas todas partem do rock e do metal, com uma pitada das minhas referências brasileiras", explicou. A proposta, segundo ela, é explorar a liberdade criativa e usar a guitarra como uma extensão da própria voz.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Próximo disco de estúdio do Exodus será lançado no dia 20 de março
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
Rush anuncia reedição expandida do álbum "Grace Under Pressure"
Bring Me the Horizon anuncia álbum e filme ao vivo em São Paulo

Jéssica Falchi (ex-Crypta) anuncia nova banda e lançamento do primeiro single
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"


