O grande problema do filme "Becoming Led Zeppelin", segundo André Barcinski
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de dezembro de 2025
Nos últimos anos, poucos lançamentos despertaram tanta curiosidade entre fãs de Led Zeppelin quanto Becoming Led Zeppelin, documentário que se propõe a narrar a formação de uma das maiores bandas da história. O filme, que chegou primeiro aos cinemas e depois ao streaming, divide opiniões - e um dos críticos que analisou a obra com franqueza foi o jornalista, escritor e apresentador André Barcinski, em entrevista ao canal Boppismo.
Barcinski, que há décadas acompanha cultura pop, cinema e música, reconhece que o longa tem qualidades importantes, especialmente no que diz respeito às imagens de arquivo e ao resgate do período que antecede o boom do Led Zeppelin. No entanto, ele aponta um problema fundamental que compromete a força do documentário: ele é "chapa-branca" demais.

Como explicou o jornalista em entrevista ao Boppismo: "O filme é legal, muito legal. Mas a narrativa é totalmente chapa-branca. Não tem polêmica, não tem droga, não tem sexo com tubarões, não tem ocultismo… nada daquilo que fez parte do imaginário do Led Zeppelin além da música."
A crítica central de Barcinski é que, ao contar apenas o processo de formação da banda - dos primeiros ensaios até 1969, encerrando a narrativa ainda no segundo álbum - o filme evita completamente os elementos que tornaram o Zeppelin lendário (e controverso).
Para ele, essa limpeza é resultado direto da anuência da própria banda na produção: "É um filme feito com participação da banda. Tem entrevista com Page, Plant, John Paul Jones… e até uma entrevista inédita do Bonham. Mas justamente por ter o aval do grupo, nada problemático aparece."
Barcinski ressalta que, por outro lado, o documentário funciona muito bem como retrato da genialidade de Jimmy Page, especialmente na fase em que o guitarrista trabalhava como músico de estúdio e decidiu montar sua própria banda:
"Você percebe como o Jimmy Page era um gênio. Com 14, 15 anos já era um dos músicos de estúdio mais requisitados da Inglaterra. Quando formou o Led Zeppelin, em 68, era um veterano."
O jornalista destaca que Page escolheu cada integrante "como um produtor monta uma boy band", bancou o primeiro disco do próprio bolso e até pagava salário a John Bonham para que ele pudesse ensaiar enquanto sustentava a família.
Apesar dessas histórias fascinantes, Becoming Led Zeppelin opta por não ir além do terreno seguro. Para Barcinski, essa decisão tira justamente a chama que transformou o Led Zeppelin em um mito. "É um filme bom para quem gosta de som, gosta de ver imagens raras. Mas falta a turbulência, a alma selvagem, tudo aquilo que fez deles o Led Zeppelin."
Confira a entrevista abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu

A ideia idiota de produção do filme sobre o Led Zeppelin que irritou Jimmy Page
Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm
Quem é o homem carregando o feixe de galhos que está na capa do "Led Zeppelin IV"
As duas maiores performances de John Bonham no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Mansão que pertenceu a Aleister Crowley e Jimmy Page será aberta ao público
O veterano do metal industrial que deixou de sair com uma garota pra virar babá do Led Zeppelin
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A banda clássica de rock que Angus Young criticou: "Pobres imitadores do The Who"


