O "segredo sujo" do Iron Maiden: o que mudou na banda - e quase ninguém percebeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de março de 2026
No início dos anos 1980, o Iron Maiden já era uma das maiores promessas do heavy metal. Mas, por trás do sucesso crescente, havia uma tensão interna e externa que quase colocou tudo a perder - e que até hoje divide fãs mais antigos. As entrevistas foram compiladas pela Loudersound.
O segundo álbum da banda, Killers (1981), marcou um momento de transição importante. Apesar de hoje ser considerado um clássico, na época o disco foi alvo de críticas e até acusações de que o grupo estaria sendo "hypado" pela imprensa. Parte da reação negativa veio justamente de quem mais apoiou o debut.

Mas o maior incômodo estava dentro da própria banda - especialmente para o vocalista Paul Di'Anno. Em sua autobiografia, ele foi direto ao ponto: "Algo tinha mudado. A música estava ficando mais polida e mais comercial. Perdemos um pouco da nossa pegada punK".
A declaração revela um choque de visões. Enquanto o baixista Steve Harris buscava evolução sonora e ambição maior, Di'Anno via a banda se afastando da crueza que marcou o início.
Nos bastidores, outro fator ajudou a mudar tudo: a entrada do produtor Martin Birch, que já havia trabalhado com gigantes como Deep Purple e Black Sabbath. Sua produção elevou o nível técnico do álbum, mas também reforçou a sensação de que o som estava mais "lapidado" - exatamente o que incomodava parte dos fãs e o próprio vocalista.
Apesar das críticas, Steve Harris rebateu com firmeza as acusações de hype: "Você não consegue levar um disco a prata só com propaganda. Não dá pra fazer 63 mil pessoas comprarem um álbum assim". A fala deixa claro que, para ele, o sucesso era legítimo.
Outro detalhe curioso é que boa parte de Killers nem era exatamente "nova". Faixas como "Wrathchild" e "Innocent Exile" já faziam parte dos shows da banda anos antes, o que também contribuiu para a percepção de que o disco não representava um avanço tão grande.
O resultado desse cenário foi inevitável. Pouco tempo depois, Paul Di'Anno deixaria o Iron Maiden, encerrando uma era. Seu estilo imprevisível e sua dificuldade em acompanhar o ritmo da banda pesaram na decisão - mesmo que ele próprio tenha admitido: "Eu não conseguia mais dar 100%".
A mudança abriria caminho para Bruce Dickinson, e o lançamento de The Number of the Beast no ano seguinte redefiniria o heavy metal. Mas, para muitos fãs, Killers continua sendo o ponto em que tudo começou a mudar - para o bem ou para o mal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
System of a Down emplaca terceira música no "Clube do Bilhão" do Spotify
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
Gary Holt diz que Rock and Roll Hall of Fame é uma porcaria
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Estúdio onde Iron Maiden gravou seus primeiros discos ameaçado de demolição
A banda que o Iron Maiden fez grande pressão para o Rock in Rio levar junto em 2019
Postagem publicada no Instagram do Iron Maiden conta a história da banda
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Estúdio onde Iron Maiden gravou "The Number of the Beast" corre risco de demolição
Adrian Smith fala sobre os 50 anos do Iron Maiden; "Uma jornada incrível"
Problemas vocais de Axl Rose surgiram em turnê com o Iron Maiden
Saxon: vocal diz que dois álbuns da banda são tão bons quanto "The Number Of The Beast"


