O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Por João Renato Alves
Postado em 02 de agosto de 2026
Lançado em 3 de setembro de 1990, "Painkiller" foi o 12º álbum de estúdio do Judas Priest. O trabalho mostrou a banda investido em uma sonoridade mais pesada, influenciada pelas mudanças que aconteciam no mundo do heavy metal à época. Hoje, o disco é considerado um clássico, mas nem sempre foi assim. Ex-guitarrista do grupo, K.K. Downing lembrou a morna recepção inicial durante entrevista à BraveWords.

"Hoje é um de nossos álbuns mais comentados pelos fãs, mas não fez tanto sucesso logo quando saiu. Foi um passo em direção ao lado mais pesado do metal, o que assustou nosso público mais tradicional. Era a época em que começou a surgir nomes como o Pantera, que saiu em turnê conosco no período."
Falando nos shows, eles refletiram esse estranhamento inicial, como recordou o instrumentista. "Voltamos a tocar em clubes, ninguém sabia quem éramos. Foi um momento de transição, com o crescimento de estilo mais alternativos, como o death, speed e metal industrial. Éramos comparados a esses artistas. Mas o tempo fez justiça."
"Painkiller" marcou a estreia do baterista Scott Travis e a despedida do vocalista Rob Halford, que retornaria na década seguinte. A produção ficou a cargo de Chris Tsangarides, que havia sido engenheiro de som em "Sad Wings of Destiny" (1976). Desde "Killing Machine/Hell Bent for Leather" (1978) o grupo trabalhava exclusivamente com Tom Allom.
O álbum vendeu cerca de 2 milhões de cópias, ganhando discos de ouro nos Estados Unidos e Canadá – o polêmico "Turbo", lançado quatro anos antes, faturou platina nos dois territórios, apesar das críticas. A turnê marcou a primeira passagem do Judas Priest pelo Brasil, tocando na segunda edição do Rock In Rio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
O jovem guitarrista inovador que fez Eric Clapton lembrar da primeira vez que viu Prince
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
O que Stewart Copeland ganhava quando as mulheres suspiravam por Sting
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
A banda que inspirou o Pink Floyd na criação de "Money", segundo David Gilmour
Travis Barker revela sintoma que escondeu do médico para sair do hospital após 30 cirurgias
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent

A banda nova que Rob Halford e Robb Flynn defendem e o The Guardian detona
Os 10 melhores álbuns de metal de todos os tempos, segundo Rob Halford do Judas Priest
Judas Priest lança livro interativo cobrindo período de seus primeiros discos
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
Ian Hill e Rob Halford divergem sobre a música definitiva do Judas Priest
KK's Priest divulga vídeo de cover de "Never Satisfied", do Judas Priest
Ian Hill diz que já gravou baixo do próximo álbum do Judas Priest: "Pelo menos vou estar lá"
O recado sincero de Ian Hill ao baixista que vai substituí-lo no Judas Priest
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80
Rob Halford: explicando por que chutou o celular do fã durante o show


