A razão da breve disputa que colocou em lados opostos Dave Grohl e Lars Ulrich
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de outubro de 2023
Dave Grohl tem fama de ser um dos roqueiros mais legais do mundo. Porém, a indústria da música pode ser altamente competitiva e implacável, e alguns podem sentir a necessidade de constantemente acumular mais riqueza e poder para se manterem relevantes. Quando se trata de astros do rock ávidos, Grohl tem um limite, e no início dos anos 2000, um dos maiores bateristas de metal do mundo entrou para sua lista negra.
Lars Ulrich processou a Napster por acreditar que era um site pirata apropriando-se de seu áudio para a música do Metallica "I Disappear" em um momento difícil para a banda. Ninguém foi tão cruel quanto Grohl, mesmo que a maioria dos fãs estivesse indignada com Ulrich. Grohl reconheceu que o baterista do Metallica tinha alguns bons argumentos, mas acreditava que ele estava abordando a questão de forma incorreta. Ele disse (via Kark Post).
"Sinto que a música deveria estar disponível para qualquer pessoa que queira ouvi-la. Não quero ter que ligar o rádio e colocar uma moeda para ouvir uma música do Metallica... Quando é alguém que vendeu 50 milhões de discos e tem 50 milhões de dólares, e está reclamando de centavos, que se dane, cara."
Grohl foi apenas um dos muitos que condenaram a luta de Ulrich contra a Napster, incluindo os fãs do Metallica que apareceram nas audiências judiciais para pisotear seus discos quando Ulrich entrava. Embora Grohl possa ser difícil de perdoar e esquecer, ao longo dos anos seguintes, seu carinho pelo Metallica começou a se recuperar. Taylor Hawkins, outro membro do Foo Fighters, e Grohl estiveram presentes na turnê promocional do álbum "Death Magnetic" do Metallica e conduziram entrevistas com a banda.
Mais tarde, Grohl até lembrou como Ulrich lhe mostrou como era viver a vida de uma verdadeira celebridade do rock. Grohl afirmou em uma entrevista para o programa de rádio "It's Electric" de Ulrich que quase foi persuadido a desviar o avião para Vegas enquanto viajavam para a próxima cidade para um show.
Ele disse: "Você disse uma das coisas mais loucas para mim. Você disse que queria direcionar o avião para Vegas, e eu disse que não podia fazer isso. Então você disse, 'podemos fazer o que quisermos', e eu fiquei tipo... 'SIM, PODEMOS, CARA'. Então eu simplesmente fui para casa. Eu estava tipo, 'eu quero ser Lars Ulrich tão ruim'."
Dave Grohl elogiou o Metallica durante a conversa, e até mencionou como James Hetfield influenciou sua presença de palco quando ele era um frontman para lendas como David Bowie. Ao promover o álbum "Concrete and Gold" dos Foo Fighters, Lars Ulrich lembrou de assistir a um de seus shows e comentou sobre como era diferente do camarim nas performances do Metallica.
Apesar de ser membro de uma das maiores bandas de rock do mundo, Grohl nunca permite que sua fama alcance o nível do Metallica. Mesmo ganhando muito dinheiro com o Foo Fighters, ele sempre coloca o prazer de seu público em primeiro lugar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps