Nirvana: 10 álbuns que mudaram a vida de Kurt Cobain segundo ele próprio
Por André Garcia
Postado em 15 de setembro de 2022
Muitos consideram 1991 o ano onde a década de 90 realmente começou. Afinal de contas, o estrondoso sucesso de "Nevermind" (Nirvana), "Ten" (Pearl Jam) e "Badmotorfinger" (Soundgarden), todos lançados em questão de semanas, em muito contribuíram para fazer do movimento grunge um fenômeno global — e acabar com os excessos oitentistas do chamado hair metal.
Um dos nomes de maior destaque do grunge foi Kurt Cobain, líder do Nirvana, que, como nerd musical que era, adorava falar das bandas que curtia. Conforme publicado pela Far Out Magazine, em 1992 para a Melody Maker o vocalista listou 10 álbuns que mudaram sua vida.
Pod (Breeders)
"É um épico que não te deixa esquecer sua ex-namorada. Eu amo a atitude delas. 'Doe', a música sobre uma garota chupando um garoto, ele dá um tapinha na cabeça dela, é muito engaçada."
Surfer Rosa (Pixies)
"Eu estava completamente desesperançoso até uns quatro ou cinco anos atrás, quando ouvi esse disco pela primeira vez. Ele mudou minha postura — me fez finalmente admitir, depois de tantos anos no punk rock, que eu também gostava de outros estilos. Ele me fez finalmente admitir que sou um amante da música."
Dying For It (The Vaselines)
"Eugene + Francis = amor documentado. Se imagino Courtney e eu fazendo algo como aquilo? Com certeza. Nós tocamos juntos o tempo todo."
Philosophy Of The World (The Shaggs)
"Elas são todas irmãs, com um tio maligno armando planos para elas. Eu ouvi uma música ao vivo onde parecia que eles estavam tocando numa creche, os gritos ao fundo eram mais altos que a música. The Shaggs é outra banda arquetípica."
Great Expectations (Jad Fair)
"Eu curto ouvir Jad Fair com fones de ouvido andando pelos shoppings, o coração da cultura americana."
Is This Real (The Wipers)
"The Wipers eram uma banda punk de Portland, formada no final dos anos 70 por Greg Sage. Lançou uns quatro ou cinco álbuns — os dois primeiros são totalmente clássicos, e influenciou Melvins e todas as outras bandas de punk rock."
Colossal Youth (Young Marble Giants)
"Essa música te relaxa, é totalmente atmosférica. A bateria eletrônica deve ser o som mais vagabundo de todos. Eu tive um crush pela vocalista por um tempo… Quem nunca? Eu não sei muito sobre eles. A primeira vez que ouvi foi na rádio, quando eu morava em Olympia. Foi um ano antes de eu lançar o álbum 'Beach'.
Last Session (Leadbelly)
"Burroughs disse que, se você quiser ouvir música realmente verdadeira e com paixão, então você deve ouvir Leadbelly."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps