Top 10: o rock vai ao cinema
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 06 de março de 2016
O rock e o cinema estão desde seu nascimento, intimamente interligados e um, fatalmente, serviu como complemento do outro, conforme o "american way of life" disseminava-se pelos quatro cantos do mundo no pós-guerra. No entanto, tal relação teve no cinema, por suas características mais completas (o áudio somado ao visual), o veículo perfeito para a disseminação do estilo de vida "rocker" fora das fronteiras estadunidenses.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Antes mesmo do cinema perder sua mudez, músicos já eram contratados para complementarem as imagens com bases instrumentais, o que acabou originando as trilhas sonoras. Assim, a história do cinema brinda seus amantes com verdadeiras pérolas que, em forma de música, chegam, muitas vezes, superar sua contraparte visual. Daí, o fato de, em muitas listas de álbuns que marcaram a história da música, não raro, estar presente alguma trilha sonora.
No caso do rock'n'roll norte-americano, logo após o seu nascimento, ele ganhou projeção internacional por causa da inclusão da canção "Rock Around The Clock", Gravada por Bill Halley and His Comets para a trilha do filme "Blackboard Jungle" (no Brasil, "Sementes Da Violência"), lançado em 1955. De lá para cá, o rock sempre marcou presença nas mais diversas trilhas sonoras dos mais diversos filmes. Segue, abaixo, um Top 10 com bons momentos do rock no cinema. Como é impossível agradar a gregos e troianos ou, se preferirem, cabeludos e moicanos, usem o espaço dos comentários para, além de serem mal educados com o redator, listarem suas próprias preferências. A ordem segue a cronologia das datas de lançamento dos filmes.
ADVERTÊNCIA: A lista considera a presença do rock em trilhas sonoras e não filmes de e sobre rock.
1."ROCK AROUND THE CLOCK - BILL HALLEY AND HIS COMETS ("SEMENTES DA VIOLÊNCIA" - 1955)
2. "SOUND OF SILENCE" - SIMON & GARFUNKEL ("A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM" - 1967)
3."BORN TO BE WILD" - STEPPENWOLF ("SEM DESTINO" - 1969)
4. "LIVE AND LET DIE" - PAUL MCCARTNEY & WINGS ("007: VIVA E DEIXE MORRER" -1973)
5. "THE END" - THE DOORS - ("APOCALIPSE NOW" - 1979)
6. "EYE OF THE TIGER - SURVIVOR ("ROCKY III" - 1982)
7. "PET CEMETERY" - RAMONES ("CEMITÉRIO MALDITO" - 1989)
8. "YOU COULD BE MINE" - GUNS N' ROSES ("EXTERMINADOR DO FUTURO II" - 1991)
9. "STREETS OF PHILADELPHIA" - BRUCE SPRINGSTEEN (FILADÉLFIA - 1993)
10. "THINGS HAVE CHANGED" - BOB DYLAN (GAROTOS INCRÍVEIS -2000)
OBSERVAÇÃO: Gostaria de agradecer aos amigos Gerson Marcos Pereira Neres e Jaice Leite pela troca de ideias sobre o assunto.
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps