Matérias Mais Lidas

Guns N' Roses: a curiosa e humilde reação de Axl Rose ao ser eleito melhor vocalistaGuns N' Roses: a curiosa e humilde reação de Axl Rose ao ser eleito "melhor vocalista"

Luísa Sonza: roqueira, ela cita blues como gênero predileto e revela banda favoritaLuísa Sonza: roqueira, ela cita blues como gênero predileto e revela banda favorita

Metallica: banda fará 4 shows no Brasil em maio de 2022; confira datas e locaisMetallica: banda fará 4 shows no Brasil em maio de 2022; confira datas e locais

Foo Fighters: Dave Grohl surpreende ao revelar significado da letra de Learn to FlyFoo Fighters: Dave Grohl surpreende ao revelar significado da letra de "Learn to Fly"

After Forever: Há chance de retorno? Floor Jansen comenta e alfinetaAfter Forever: Há chance de retorno? Floor Jansen comenta e alfineta

Adrian Smith: quando Roy Z o chamou na xinxa para apontar falta de técnica na guitarraAdrian Smith: quando Roy Z o chamou na xinxa para apontar falta de técnica na guitarra

Floor Jansen: vocalista do Nightwish relembra quando ainda fumava; parece outra vidaFloor Jansen: vocalista do Nightwish relembra quando ainda fumava; "parece outra vida"

Guns N' Roses: Por que estão regravando material antigo? Slash explicaGuns N' Roses: Por que estão regravando material antigo? Slash explica

Slash: explicando o título do novo álbum para quem não entendeuSlash: explicando o título do novo álbum para quem não entendeu

David Ellefson: Ficou claro que a parceria no Megadeth acabou, era a banda do MustaineDavid Ellefson: "Ficou claro que a parceria no Megadeth acabou, era a banda do Mustaine"

Machine Gun Kelly: a bizarra frase que ele disse à namorada Megan Fox em 1º encontroMachine Gun Kelly: a bizarra frase que ele disse à namorada Megan Fox em 1º encontro

Paul McCartney: ele não vai mais dar autógrafos nem quer fazer selfiesPaul McCartney: ele não vai mais dar autógrafos nem quer fazer selfies

Eddie Van Halen: Os bastidores de uma vida extraordináriaEddie Van Halen: Os bastidores de uma vida extraordinária

Charlie Brown Jr: Thiago e Marcão saem de tributo e citam ego, vaidade e ganânciaCharlie Brown Jr: Thiago e Marcão saem de tributo e citam "ego, vaidade e ganância"

Capital Inicial: a razão curiosa pela qual Dinho Ouro Preto ficou viciado em drogasCapital Inicial: a razão curiosa pela qual Dinho Ouro Preto ficou viciado em drogas


Tunecore 2
Casa do Rock

Iron Maiden: as 10 melhores músicas da fase Blaze Bayley

Por Luis Fernando Ribeiro
Em 14/10/13

A carreira do IRON MAIDEN sempre foi rodeada de polêmicas. A cada novo álbum, novas críticas, novas discussões, novas acusações. Sempre foi assim, mesmo em álbuns clássicos como "The Number Of The Beast" ou "Somewhere In Time", por exemplo. Porém, nada se compara ao que aconteceu quando o vocalista Bruce Dickinson deixou a banda e foi substituído por Blaze Bayley (Ex-Wolfsbane).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda foi massacrada e os discos lançados com Blaze são considerados até hoje pela maioria os mais fracos da carreira. Porém, a culpa não era apenas de Bayley, que, aliás, tem uma voz excelente. Todo um contexto e o momento da banda conspiravam contra. Harris, principal compositor da banda havia desfeito seu casamento e vivia um momento muito conturbado, o que refletiu em sua música. Bruce Dickinson e Adrian Smith eram grandes compositores e faziam muita falta.

As músicas foram apenas um reflexo do momento vivido pela banda e o resultado, considerado desastroso por muitos, são canções longas, que se repetiam à exaustão e com estruturas muito semelhantes umas das outras.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De qualquer forma, depois de baixada a poeira e a carreira da banda estando estável novamente, é possível analisar esta fase do MAIDEN com mais calma e perceber que, apesar de mais sombrias, carregadas e melancólicas, existem ótimas músicas em "X-Factor" e "Virtual XI".

Esta matéria dá sequência àquela que listou as 10 melhores músicas da atual fase do IRON MAIDEN e da fase Di’Anno e lista as 10 melhores músicas da fase Blaze Bayley, confira:

Iron Maiden: As 10 melhores músicas da atual formaçãoIron Maiden
As 10 melhores músicas da atual formação

Iron Maiden: As 10 Melhores Músicas da Fase Di'AnnoIron Maiden
As 10 Melhores Músicas da Fase Di'Anno

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

10 – "The Edge of Darkness"

Essa é uma típica música desta fase do IRON MAIDEN. Começa com os tradicionais dedilhados de Harris, evolui para riffs pesados e carregados, muito bem acompanhados pelo vocal grave de Bayley e progride para um ritmo rápido e galopante acompanhado pelas guitarras dobradas de Murray e Gers. No final ela retorna aos riffs e termina novamente melancólica com os dedilhados inicias.

9 – "Judgement of Heaven"

Apesar de sua letra, "Judgement of Heaven" é uma música com melodias um pouco mais alegres do que o sombrio disco do qual faz parte, mas conquista pelo bom refrão e pela emoção imprimida por Bayley em sua interpretação.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

8 – "When Two Worlds Collide"

"When Two Worlds Collide" começa viajante e introspectiva, mas logo desanda em riffs empolgantes, belíssimas melodias das guitarras e o tradicional ritmo galopado de Harris e McBrain até chegar a um dos melhores refrões da era Bayley. Essa música funciona muito bem, pois não se estende desnecessariamente e não se torna monótona e repetitiva.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

7 – "Don't Look to the Eyes of a Stranger"

"Don't Look to the Eyes of a Stranger" tem um início extremamente arrastado e coeso, com riffs mais retos. A música peca em sua repetição, mas tem momentos muito interessantes e bem estruturados, com belos arranjos. Em um momento mais introspectivo e sombrio o vocal de Blaze é acompanhado por belíssimas melodias de Murray.

6 – "Virus"

Apesar de seu início repetitivo, "Virus" evolui para um ritmo empolgante recheado de ótimos riffs, melodias e com uma interpretação muito boa de Blaze, culminando num ótimo refrão. Os arranjos e corais mais ao final da música também são muito bem encaixados. Se não tivesse as partes lentas, com certeza "Virus" estaria bem à frente nesta lista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

5 – "Futureal"

"Futureal" é provavelmente a faixa mais rápida e uma das mais pesadas gravadas na era Bayley. É uma típica música de abertura de um disco do MAIDEN, explosiva e sem firulas, com riffs pesados, um ótimo solo e ritmo cavalgado. O vocal de Blaze funciona muito bem nesta música.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

4 – "Lord of the Flies"

"Lord of the Flies" flerta com o Hard Rock e por ser uma música simples empolga do começo ao fim, com ótimos riffs e um excelente refrão. Mas o destaque fica por conta da cozinha diversificada e intrincada de Harris e McBrain. A música foi aproveitada mesmo após Blaze ter deixado a banda.

3 – "Man on the Edge"

"Man on the Edge" é com certeza a música mais empolgante da trajetória de Blaze pelo MAIDEN. Essa música poderia facilmente estar em discos da fase clássica da banda, em especial no "Powerslave" devido a seu ritmo acelerado e solos contagiantes. Impossível não acompanhar Blaze no melhor refrão de "X Factor".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

2 – "The Clansman"

"The Clansman" é um dos grandes clássicos desta fase vivida pela Donzela. Tem algumas das mais belas melodias gravadas pela banda na época tanto nas guitarras quanto no baixo. A interpretação de Blaze é o destaque, imprimindo muita emoção à canção. Por ser uma música bem variada vai facilmente de momentos introspectivos à um refrão contagiante, daqueles para ser cantado em uníssono em um show. Nesta música também estão os melhores solos gravados em "Virtual XI".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

1 – "Sign of the Cross"

Épica. Essa é a melhor definição que pude encontrar para essa canção. Diferente do que dizem, não é tão atípico o MAIDEN gravar uma faixa como essa para abertura de um disco, tendo em vista as faixas de abertura de "Somewhere In Time" e "Seventh Son Of A Seventh Son", mas essa música é marcada pela diversidade, indo de momentos sombrios e tensos a outros empolgantes e pesadíssimos. Apesar de todo o instrumental ser excelente, o destaque fica por conta da bateria e das quebras de ritmo do mestre Nicko McBrain. Outros destaques ficam para os riffs totalmente ‘bangeantes’ no início da música, a interpretação furiosa de Blaze em especial no refrão e as melodias melancólicas de Gers e Murray. Curta em especial o trecho após 2 minutos e 40 segundos de música e fique abismado com o entrosamento da banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por mais que os discos da era Blaze sejam considerados fracos pela maioria, eles rendem bons momentos durante sua audição e com toda certeza vale a pena dar atenção à músicas como as listadas acimas.

E você, consegue escolher 10 músicas boas dessa fase ou ficam lugares vagos em sua lista?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Iron Maiden: o grande segredo para não fazer músicas longas serem chatas, segundo JanickIron Maiden: o grande segredo para não fazer músicas longas serem chatas, segundo Janick

Adrian Smith: quando Roy Z o chamou na xinxa para apontar falta de técnica na guitarraAdrian Smith: quando Roy Z o chamou na xinxa para apontar falta de técnica na guitarra

Lista: 10 músicas gravadas por bandas de metal com God no títuloLista: 10 músicas gravadas por bandas de metal com "God" no título

Iron Maiden: gravação impressiona ao mostrar o quanto Adrian Smith é preciso ao vivoIron Maiden: gravação impressiona ao mostrar o quanto Adrian Smith é preciso ao vivo

Bruce Dickinson: em vídeo ele promete noite fabulosa em homenagem à Jon LordBruce Dickinson: em vídeo ele promete noite fabulosa em homenagem à Jon Lord

Guia: do Led até o Cradle Of Filth, confira playlist com 20 horas de metal inglêsGuia: do Led até o Cradle Of Filth, confira playlist com 20 horas de metal inglês

Iron Maiden: James LaBrie recusou audição para assumir o lugar de Bruce DickinsonIron Maiden: James LaBrie recusou audição para assumir o lugar de Bruce Dickinson

Iron Maiden: ficção e ideologia em The Time Machine (vídeo)Iron Maiden: ficção e ideologia em "The Time Machine" (vídeo)

Iron Maiden: Blaze entende os fãs da banda; é como ver sua namorada com outro cara!Iron Maiden: Blaze entende os fãs da banda; "é como ver sua namorada com outro cara!"

Iron Maiden: Blaze conta como foi seu teste para entrar na banda; fiquei chocado!Iron Maiden: Blaze conta como foi seu teste para entrar na banda; "fiquei chocado!"

Lista: relembre 30 grandes músicas que completarão 30 anos em 2022Lista: relembre 30 grandes músicas que completarão 30 anos em 2022

Iron Maiden: 35 anos depois, fã acha easter egg em russo na capa de Somewhere in TimeIron Maiden: 35 anos depois, fã acha easter egg em russo na capa de Somewhere in Time

Bruce Dickinson: em vídeo, mandando The Writing On The Wall sem instrumentosBruce Dickinson: em vídeo, mandando "The Writing On The Wall" sem instrumentos

Iron Maiden: escola bate o martelo contra demitir diretora fã do grupoIron Maiden: escola bate o martelo contra demitir diretora fã do grupo

Children of the Beast: live com show arrecada fundos para cirurgia de Paul Di'AnnoChildren of the Beast: live com show arrecada fundos para cirurgia de Paul Di'Anno


Regis Tadeu: Maiden, Bowie, Stones, discos Ruins que ele adoraRegis Tadeu: Maiden, Bowie, Stones, discos "Ruins" que ele adora

Guitarristas: relembre grandes duplas do rock and roll e heavy metal - Parte 1Guitarristas: relembre grandes duplas do rock and roll e heavy metal - Parte 1

Iron Maiden: Travis Scott usa tênis da banda com valor de US$ 100 milIron Maiden: Travis Scott usa tênis da banda com valor de US$ 100 mil


Guns N' Roses: Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?Guns N' Roses
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUATúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA


Sobre Luis Fernando Ribeiro

Apaixonado por música, cinema, escrita, literatura e pela zoeira infinita. Inserido no mundo da música pesada em 2004 com Destruction, Metallica e Blind Guardian, quando ainda se compartilhava música através de fitas K7.

Mais matérias de Luis Fernando Ribeiro.