Mondo Massari: livro narra a epopeia musical do Reverendo Massari
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 19 de fevereiro de 2016
Dono de um dos melhores textos do jornalismo rock brasileiro e mundial, Fabio Massari tem uma parcela considerável do seu trabalho reunido em Mondo Massari, livro lançado pelas Edições Ideal. Compêndio com quase 500 páginas, trata-se de uma coletânea de textos e entrevistas veiculados/publicados na MTV, Rolling Stone Brasil, Yahoo! e Oi FM.
O que temos em Mondo Massari é o documento físico e atemporal da mente musical de um dos jornalistas mais singulares que o rock já pariu. Pesquisador de alma inquieta, que mergulha profundamente e nada com braçadas fortes nos horizontes mais extremos e improváveis da música, Massari consegue contagiar o leitor ao falar de bandas que quem está do outro lado jamais ouviu, atiçando a curiosidade e o desejo de ir além da superfície. A gama de sons que o livro oferece ao leitor é um grande abre portas para o universo musical, revelando nomes interessantíssimos e que fazem questão de sair do lugar comum.
Claro que essa obscuridade é equilibrada com textos sobre artistas mais populares, mas quando fala de nomes mais conhecidos Massari oferece pautas e pontos de vistas únicos, demonstrando o porque de possuir o status e respeito que carrega.
Mondo Massari se enquadra naquela categoria de livros que acabam se transformando em fontes de pesquisa constantes. É bem provável que você não leia a obra de uma tacada só, voltando para ela repetidamente em busca de informações sempre que necessário. Esse caráter enciclopédico apenas reforça o conteúdo e o conhecimento diferenciado que o universo musical desbravado por Massari oferece.
Se você gosta de música, eis aqui um grande livro. Agora, se além de gostar de música você também escreve ou quer escrever sobre o mundo dos sons, Mondo Massari é um dos livros obrigatórios na sua cabeceira, fundamental para a sua formação como ouvinte e escritor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Lips, vocalista e guitarrista do Anvil, acredita que irá morrer nos próximos 10 anos
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
A balada criada em menos de uma hora que ultrapassou meio bilhão de plays no Spotify
Em 2008, David Gilmour falou sobre sua posição política, e Roger Waters

Freddie Mercury: Memórias do Homem que o Conhecia Melhor



