Black Sabbath: Bio relata início em Birmingham até a morte de Dio
Por Paulo Orsi
Fonte: Blog Colecionarock
Postado em 30 de março de 2013
Biografia dos criadores do Heavy Metal, Black Sabbath, escrita pelo jornalista Joel McIver, especialista em escrever sobre bandas e que já escreveu, entre outras, a biografia do Metallica.
Black Sabbath - Mais Novidades
Com quase 500 páginas, o livro conta toda a história da banda em 3 partes com os capítulos divididos por ano, indo desde a infância pobre de OzzY, Tony, Bill e Geezer no frio subúrbio de Aston, em Birmingham na Inglaterra no final dos anos 60 até a morte de Ronnie James Dio, vítima de câncer em 2010. Todas as fases da banda são cobertas contando detalhes sobre as gravações, histórias das turnês entre outras curiosidades.
O livro começa falando sobre Birmingham, cidade onde os 4 membros originais nasceram e fala um pouco da infância de cada um até o momento de se reunirem e resolverem formar uma banda. Daí em diante, o autor conta em detalhes os primórdios do Sabbath, as mudanças de nome e os desafios enfrentados no início de carreira até a gravação do 1º álbum que mudou os rumos do Rock no início da década de 70.
A fase OzzY pega as primeiras 100 páginas do livro, falando sobre os álbuns, turnês e shows aliados à histórias e curiosidades do que aconteceu no período entre o começo da banda e a saída de Osbourne em 79. O autor também faz questão de comentar música por música de todos os discos, não poupando críticas principalmente quando se trata dos 2 últimos álbuns; Technical Ecstasy e Never Say Die.
A partir daí, o livro praticamente se divide em 2, com o autor seguindo com história do Black Sabbath já com a entrada de Ronnie James Dio nos vocais e, em paralelo, fala também sobre a carreira solo de OzzY, com todos os músicos que o acompanharam e também falando um pouco sobre os seus discos. A rivalidade entre a banda e o antigo vocalista também é bem explorada nesse período.
As constantes mudanças de formação são o foco principal na segunda parte do livro com a polêmica saída de Dio após os problemas na mixagem de Live Evil e a gravação e consequente turnê de Born Again com Ian Gillan. O disco que deveria ter saído como solo de Iommi, mas acabou saindo como Black Sabbath, Seventh Star, que contou com Glenn Hughes no vocal para a gravação e posteriormente com Ray Gillen fazendo alguns shows. Depois disso a fase com Tony Martin também é bem explorada dando detalhes das gravações e turnês dos álbuns Eternal Idon, Headless Cross e TYR.
O retorno de Dio em 1992 para o álbum Dehumanizer e os problemas de relacionamento que causaram mais uma vez a saída do vocalista são contados em detalhes pelo autor, inclusive contando que Cozy Powell foi contra o retorno de Dio, por já ter tocado com ele no Rainbow e o recrutamento de última hora de Rob Halford para os shows de despedida de OzzY, o qual Dio se recusou a participar. Um fato que mereceu certo destaque no livro foi o show em SP no Monsters of Rock de 94 que marcou a volta de Bill Ward à banda por um curto período.
Muitas curiosidades que eu nunca soube, por mais que conheça a carreira da banda são interessantes, como por exemplo, a contratação de Vinnie Appice em 1999 para ficar de stand by de Bill Ward, caso o mesmo passasse mal devido ao ataque cardíaco que sofrera meses antes durante um ensaio. Outros vocalistas temporários que chegaram a integrar a banda também são mencionados. Outro fato bastante explorado foram as intermináveis tentativas de retorno da formação original, uma hora vetada por OzzY (ou Sharon?), outra impossibilitada pela saúde debilitada de Bill ou por problemas burocráticos de gerenciamento dos artistas.
Os anos 2000, onde a banda teve pouca atividade até 2007, com o retorno de Dio, o foco fica mais na carreira solo dos integrantes como o disco solo de Iommi, os de Geezer com sua banda de Metal Industrial G/Z/R/, além obviamente, de OzzY, com a criação do OzzFest, o boom da fama com o seriado The Osbournes da MTv, e os constantes problemas de saúde por que passaram tanto OzzY quanto Sharon.
O capítulo final, que vai de 2007 a 2011, passa pelo retorno derradeiro de Dio e a criação do Heaven and Hell, que gerou o disco de inéditas The Devil You Know e duas turnês, a descoberta do câncer do vocalista e sua triste morte em 2010 e os rumores que se seguiram sobre o futuro da banda, que até então não havia anunciado o retorno da formação original que posteriormente perderia novamente o baterista Bill Ward. O capítulo também fala um pouco sobre os 2 últimos discos solos de OzzY e a reformulação de sua banda inclusiva com a troca de guitarrista, com Gus G assumindo o posto de Zakk Wylde.
Gostei bastante do livro, apesar de não concordar muito com algumas das opiniões do autor, embora talvez meu lado fã fale um pouco mais alto nesse quesito. Algo que me incomodou um pouco foram alguns erros encontrados no texto, não sei se de digitação ou de tradução, mas nada que atrapalhe a leitura. Recomendo a todos os Sabbathmaníacos e para os que gostam de livros sobre a história do rock!
Link para o post original:
http://colecionarock.blogspot.com.br/2013/03/especial-livros-sabbath-bloody-sabbath.html
Link para o blog:
http://colecionarock.blogspot.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
Flea acha que todo fã ama música? Nem sempre - e isso ajuda a entender Regis Tadeu
Antes de morrer, John Lennon contou para Pelé que não sabia quanto tempo de vida tinha
O significado de "se hoje sou estrela, amanhã já se apagou" em "Metamorfose Ambulante"
O único integrante do Metallica que não era cru nos anos 1980, segundo Andreas Kisser

O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
Brian May dá presente de Natal especial a Tony Iommi: réplica da Red Special para canhoto
Os 5 artistas e bandas de rock mais pesquisados no Google Brasil em 2025
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
"Não havia ninguém mais genuíno, amoroso e atencioso do que Ozzy Osbourne", diz Rob Halford
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Tobias Forge relata encontro com integrantes do Black Sabbath antes do último show da banda
A Autobiografia - Eric Clapton



