Jenner: banda sérvia concede entrevista inédita ao Bolha Musical
Por Rafael Fioravanti
Fonte: Bolha Musical
Postado em 08 de março de 2017
A Jenner é uma banda de thrash metal formada em dezembro de 2013, na cidade de Belgrado, capital da Sérvia (no sudeste europeu). É uma banda formada só por garotas. Apesar de elas estarem tão longe daqui do Brasil, a equipe do site Bolha Musical sentiu que elas mereciam uma voz. Uma grande vontade delas é que a música da banda chegue aos ouvidos dos Brasileiros, e para isso, nosso jornalista musical Rafael Fioravanti foi até elas para entrevistá-las.
Bolha Musical: "To Live is To Suffer" é o primeiro disco de estúdio da banda. O que vocês, garotas, fizeram questão de inserir nas músicas?
Jenner: Sim, "To live is to suffer" é nosso primeiro disco e estamos bastante orgulhosas dele. Nós não esperávamos que ele seria tão bem recebido quanto foi enquanto ainda o gravávamos. Todas as causas de sofrimento humano estão inseridas em nossas músicas, tal como doença, julgamento final, ganância, demônios internos, o inevitável, etc. Então nós colocamos tudo isso sob o nome de "To Live is To Suffer". As músicas são baseadas em solos de guitarra melódicos, riffs cativantes e em vocais altos. Toda parte rítmica já é mais sutil, compacta, e por isso as canções não ficaram sobrecarregadas, complexas e muito difíceis de entender. Alexandra, nossa guitarrista e compositora, conseguiu mostrar que o thrash metal pode ser audível e melódico. Ela fez o melhor que pôde durante a composição para deixar tudo certinho (e não aquele negócio chato e sem sentido, com riffs jogados, gritos desconexos e bateria rápida demais). Tudo foi elaborado com harmonia para criar um efeito infinito, assim o pessoal estaria pronto para tocar o disco várias e várias vezes.
Bolha Musical: Quais são as principais influências da banda?
Jenner: Nossas influências são, basicamente, bandas old school de thrash metal, como Anthrax, Exodus, Heathen, Overkill, coisas desse tipo. Nós também temos como influência bandas amigas daqui da Sérvia (como Alitor, Space Eater, Deadly Mosh, etc). Originalmente, a Jenner deveria ser uma banda old school de heavy metal – influenciada por Judas Priest, Grim Reaper e Warlock –, porém, depois de um ano de trabalho duro, a gente optou em mudar nosso estilo e tocar mais rápido, numa pegada mais feroz.
Bolha Musical: E qual a principal conexão do seu primeiro disco com o cenário da Sérvia? Eu não me refiro apenas ao cenário musical, eu me refiro também ao cenário político e cultural.
Jenner: A Sérvia é um país bem pequeno aqui na Europa e muita gente nunca ouviu falar dele. Isso, inclusive, acontece com nós, metalheads, aqui da Sérvia. Nós temos muita dificuldade também por parte da nossa mídia, porque nosso estilo musical não é parte da cultura daqui. Por isso foi preciso a gente construir aqui na Sérvia uma comunidade e uma subcultura (que é a nossa cena underground). Outra coisa que temos que destacar é que a política aqui em nosso país é difícil e poucas coisas a respeito dela podem ser encontradas na internet, embora muitas pessoas discordem disso. São poucas coisas que de fato chegam ao público. Somos limitados e eles ainda insistem em falar de liberdade de imprensa por aqui! A política afeta tudo e nós, que somos diferenciadas, acabamos sendo o problema maior. Ano passado, muitos bares onde a gente costumava tocar (e dar rolês) fecharam por aqui. Então a gente tenta lidar com as coisas do nosso jeito, a gente não desiste. Atualmente, somos ajudadas por muitos sites na internet. Eles sempre publicam coisas sobre nosso progresso, sobre os nossos discos e é basicamente assim que as coisas funcionam. Todas informações sobre nós podem ser encontradas apenas na internet.
Bolha Musical: Garotas, vocês ouvem alguma banda Brasileira de metal (ou alguma banda Brasileira de rock n' roll)? Se sim, qual?
Jenner: Nós tivemos a honra de abrir um show para uma banda Brasileira de metal, formada só por garotas, chamada Nervosa. O show aconteceu aqui em Belgrado, no dia 23 de junho de 2016. Elas são incríveis e a gente espera poder tocar junto com elas (e dar uns rolês) num futuro próximo.
Para continuar lendo a entrevista, acesse www.bolhamusical.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Terry Painkiller detona cobrança para que bandas brasileiras de rock cantem em português
Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Site americano aponta as quatro músicas mais subestimadas do "Black Album", do Metallica
Por que turnê do Avenged Sevenfold desistiu de ter Gloria como abertura, segundo Mi
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
Blaze Bayley não gostou de trabalhar com o produtor Rick Rubin; "Ele era maluco"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Dave Mustaine: a história por trás de "The Four Horsemen"
Heavy Metal: as 10 introduções mais matadoras do estilo
O clássico do Dire Straits de 1985 que foi proibido de tocar por letra com homofobia

Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"



