Dorsal Atlântica: Fora Temer é bonito, mas não resolve o problema
Por Willba Dissidente
Fonte: Rock Dissidente
Postado em 23 de setembro de 2016
A história do Thrash Metal no Brasil se confunde com a odisséia da DORSAL ATLÂNTICA. Iniciando em 1981 sob o nome de NESS pelo guitarrista e vocalista Carlos Lopes, a Dorsal por uma questão de um mês (vitória para o LEVIAETHAN de Porto Alegre) não foi o primeiro grupo brasileiro a lançar a fúria do Thrash em vinil no Brasil. A banda durou até 2001, retornando 11 anos depois e sendo visionária ao usar o crowd funding no Metal, prática que se tornou corriqueira desde então.
Fundada após o atendo RioCentro, quando o Governo Militar fingiu que a esquerda explodiu duas bombas (inclusive com vítimas) para justificar medidas mais austeras contra a população, a banda regressou à ativa com a missão de preservar a conscientização. Seu mentor e principal compositor, Lopes acredita a Esquerda, pode ser tonar Centro e Direita, "mais do mesmo" em português claro, quando é mal direcionada, mas é veemente ao afirmar que o Brasil sofreu um golpe Estado parlamentar como parte do plano estadunidense para consolidar governos de direita na América Latina.
Dorsal Atlântica - Mais Novidades
"Nunca imaginei que a juventude fascista renascesse. Ao ler comentários de ódio sobre a moça que perdeu um olho em SP percebi que o problema não é esquerda/direita. É HUMANISTA. As pessoas perderam a ALMA, perderam o CORAÇÃO", contou Lopes, que esmiuçou seus pontos de vista sobre o atual golpe de Estado com o Rock Dissidente, afirmando ele mesmo ser um dissidente em relação ao contemporâneo movimento de esquerda nacional. Confira um trecho abaixo.
Rock Dissidente: Você acredita que é possível ser apolítico dentro do Metal?
Carlos Lopes: Os Black Blocks em 2013 me confirmaram o que havia escrito no CD "2012": que há o possível e o sonho. Quando vi em 2013 o discurso de jovens indo às ruas "sem partido" lá eu vi o germe da intolerância. E do fascismo. Não ter governo e pregar voto nulo não é a solução.
Rock Dissidente: Gostaria que não houvesse governo?
Carlos Lopes: Sim! Isso é possível? NÃO!
Então que chegue ao poder a esquerda possível com erros e acertos. #ForaTemer é bonito mas não resolve a questão. O Eduardo Cunha e o PMDB continuarão com ou sem Temer, um pobre coitado, um boneco usado pelos Estados Unidos e pela Wall Street. Estamos prestes a encarar uma ditadura ou uma eleição indireta regida por um senado contaminado.
Rock Dissidente: Ainda que não apoie qualquer partido político em específico, você é de esquerda. Como se classifica?
Carlos Lopes: É verdade, sigo militante de esquerda não obstante descrer nos partidos atuais. Sou Brizolista e católico de formação. Gosto da teologia da libertação. Prefiro me classificar como um seguidor de Darcy Ribeiro.
Rock Dissidente: A DORSAL ATLÂNTICA voltou também por questões políticas?
Carlos Lopes: Desde que decidi "voltar" com a DORSAL ATLÂNTICA (mas continuo reticente a fazer shows) me perguntei se a banda teria relevância em um mundo diferente no qual fui inspirado a fundá-la. E aparentemente como o Metal "não muda" e o mundo também não. Lembrei-me que ainda havia uma batalha a ser vencida, a mesma do passado, que é perseverar a conscientização. Lembrei-me do por quê ter fundado a banda e fiz questão que houvesse uma razão para esse retorno em 2012 e a encontrei na política.
A entrevista completa pode ser lida no link abaixo:
http://rockdissidente.blogspot.com.br/2016/09/dorsalatlantica.html
DORSAL ATLÂNTICA:
Carlos Lopes (Vândalo) - Guitarra e vocal
Cláudio Lopes (Cro-Magnon) - baixo
Toninho Rabicó (Hardcore) - bateria
Discografia:
1st demo (Demo, 1982)
Ultimatum (Split com o METALMORPHOSE, 1985)
Antes do Fim (Full-length, Lp, Cd, 1986)
Dividir e Conquistar (Full-length,Lp, Cd, 1988)
Victory / Dweller of the Streets (Single, 1988)
Cheap Tapes from Divide and Conquer (Ep, 1988)
Search for the Light (Full-length, Lp, Cd, 1989)
Musical Guide from Stellium (Full-length, Lp, 1992)
Alea Jacta Est (Full-length, Cd, 1994)
Straight (Full-length, Cd, 1996)
Terrorism Alive (Ao vivo, Cd, 1998)
Pelagodiscus Atlanticus (Compilação, Cd, 2002)
Ultimatum Outtakes 1982-85 (Compilação, Cd, 2002)
Antes do Fim, Depois do Fim (Regravação, Cd, 2005)
2012 (Full-length, Cd, 2012)
Imperium (Full-length, Cd, 2012)
Depois do Fim - After the End (Compilação, Cd, 2014)
Guerrilha: a trajetória do Dorsal Atlântica (Dvd, 2016)
O Retrato de Dorian Gray (Single, Cd, 2016)
Sites relacionados:
http://www.dorsalatlantica.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Dorsal-Atl%C3%A2ntica/220011356371
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda de rock alternativo que conseguiu juntar lado agressivo e delicado segundo André Barcinski
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Todos os discos do Black Sabbath, do pior ao melhor, em lista do Heavy Consequence
Paulo Ricardo realiza feito inédito: "Já autografei muita coisa, mas isso aqui nunca"
Renato Russo não gostou de "Nevermind" e sentiu vergonha por ter ouvido o disco


Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
O dia em que um show de metal concorreu com um jogo do Corinthians no mesmo local
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



