Iahweh: Renovando, inovando e trazendo trabalho de qualidade

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Jefferson Guedes Giammelaro
Enviar correções  |  Ver Acessos


Heavy Metal/Hard de qualidade! Sem essa de modinhas, um dos melhores CD's do gênero, pesado, técnico e muito profissional; este é o último e mais novo trabalho da banda IAHWEH, seu terceiro e melhor CD lançado até agora, "Deserto" lançado no dia 01 de Abril de 2014 pela gravadora CODIMUC. Um trabalho que certamente agradará a todos que gostam de ótima música, sejam eles católicos, evangélicos ou de qualquer religião ou crença.

Riff: palavra sem tradução na língua portuguesa"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda está afiadíssima, é impressionante a energia e a pegada do CD. Guitarras explodindo com riffs pesadíssimos e solos rápidos; baixo muito preciso e forte, com ótimas linhas; bateria *fora do comum* com linhas e viradas animais; e a voz do André Leite que chega no seu ápice com muita potência e melodia.

A banda está em sua melhor fase e melhor formação, mesmo não fazendo
parte "da modinha" da mídia (cheia de pose, cabelinho, chapeuzinho e outras baboseiras) vem conseguindo o seu espaço e merece mais destaque e respeito, pois acabam de lançar um dos melhores trabalhos dentro do estilo que propõe. Certamente receberiam nota entre 8 e 9 em avaliações de sites e revistas especializadas em hard/heavy.

Este trabalho merece ser ouvido, analisado e comentado, pois além do ótimo instrumental, traz letras muito boas e inteligentes que passam positividade, falam sobre a vida, o dia-a-dia e sobre o amor, neste ponto também merecem uma consideração (já que tentam passar uma mensagem), não são letras bitoladas ou arcaicas, nem mesmo rasas ou infantis, são letras maduras que te fazem pensar e refletir; e mesmo assim em muitos momentos caem para o lado mais poético sem deixar o compromisso de passar aquilo que acreditam. O lado positivo das letras foi muito bem colocada e pautada, afinal, não é porque
o som é heavy/hard ou rock que não seja possível passar uma ideia
positiva sobre as coisas, afinal, o metal e o rock foram, são e serão
sempre um meio para se expressar alguma ideia ou pensamento daqueles que o interpretam.

Outra coisa significante, o CD vale cada centavo (se você como eu gosta de CDs físicos ainda), hoje é difícil você adquirir um CD ou vinil de rock/metal que tenha mais que 10-13 faixas, este trabalho contém 16 músicas e mais de 1 hora de canções de muita qualidade.

Alguns destaques do CD:

"Sentido da Vida" - A música que abre o CD, já começa com uma linha de baixo muito firme, a batera muito forte e num ritmo alucinante, além dos pesados riffs de guitarra. A primeira música do CD vem forte para mostrar o caminho que permeará o trabalho, isto é, técnica apurada e melodias fortes. O refrão cola na mente com uma afirmação
e uma pergunta "Você tem escolhas. Qual a sua escolha?". Ótima canção.

"Novos Passos" - Não sei se é intencional ou não, ou ainda se é simplesmente por influência musical, mas a interpretação vocal nesta música lembra muito o clima VAN HALEN, Leite interpreta muito bem e em diversos momentos do CD você consegue sentir esta pegada (meio Sammy Hagar), esta música é um exemplo. É uma bela canção, com um clima de rock-balad e a letra cheia de ponderações atuais e que se
encaixam muito na vida em geral. Uma das melhores do CD.

"Deserto" - A música possuí um instrumental que deixa uma tensão no ar, com uma harmônia muito bonita e uma grande interpretação de Leite, conta com a participação do Padre Fábio de Melo (muito boa por sinal, pela proposta e levada da canção), também foi a música escolhida para ser o primeiro vídeo deste trabalho. A letra fala sobre alguns momentos em que todos nós estamos sujeitos, que é a de um deserto na alma.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Hold on Strong for your life" - A primeira da ótima trinca de músicas em inglês, a letra é muito interessante e traz uma ótima mensagem com frases muito fortes e uma ótima interpretação vocal (Go find your peace, a chance to feel alive.), (A million tears are falling just like rain, Making a river of fears), vocal que tem nesta música um dos pontos mais altos do CD e como já comentado, um clima muito VAN HALEN na interpretação. O instrumental desta música é fantástica e imprevisível (o que é muito bom!). A música tem alternância de ritmos e em cada detalhe consegue ficar melhor.

Vídeo não oficial

"Entre sorrisos e choros" - Uma das melhores baladas deste trabalho, esta música também possui um ótimo solo de guitarra, que preza mais para o lado melódico que para a velocidade. A letra também é um dos destaques por ser mais poética.

"Renascer do Amor" é uma música com riffs pesados divididos entre
guitarras e baixo, e a presença muito forte da bateria.

"Escolha" é uma balada com a participação de um piano, mas engana-se quem acha que a música seja fraca, pois os instrumentos "crescem" dando peso grande na música e é acompanhado do vocal que se torna em alguns momentos mais agressivo e atacando notas altas, belíssima canção.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"End of Sacrifice" - SEM DÚVIDAS esta canção tem tudo para se tornar um clássico. Guitarras, vocais e baixo estão ótimos, a letra é muito boa, mas não há como não ser a bateria o destaque principal. A levada é insana, a música é forte, riffs pesados, solos muito rápidos e precisos. Hard/Heavy absurdo, música ótima.

"Abra os Olhos" - A música é muito boa, mas a letra merece destaque já que traz trechos com forte teor crítico que envolve a sociedade em geral:
" Enquanto for, o ego ou a cor
Motivos para nos separar
Não pode haver nada pior
Bandeiras humanas, falsas leis"

"Voe Alto" - Um Rock N' Roll muito bom, sem muitas distorções mas ainda com muita qualidade instrumental, ótima música com ótima letra e que deixa uma mensagem muito positiva e atual sobre a vida, quando diz: "Que o cansaço não consuma sua vida toda em vão".

"Música na Alma" - Uma das mais lentas do CD, também tem um dos solos mais bonitos. O vocal tem uma interpretação da letra que torna a música mais emocional, tornando uma das mais belas canções deste trabalho.

O trabalho entra em uma sequencia de músicas um pouco mais lentas, "Versos contrários do que chorou" é uma ótima canção e mais poética, "Fogo do Espírito" traz uma letra muito forte e uma melodia muito bonita e "Fortes Ondas" traz um refrão mais pesado e grudento.

"New Story" - A última das músicas em inglês retorna com um som poderoso e a frase "You must be strong" soa muito forte e alcança notas altas e muita potência vocal.

A música "Rio Caudal" é uma bela balada, e esta música lenta fecha este ótimo CD.

Os guitarristas gravando alguns dos solos do CD:

Este trabalho marca uma nova fase da banda que parece ter amadurecido
muito, seja pela formação ou pelo momento que os músicos vivem; mas sem dúvida nenhuma desde o CD "Neblim" lançado em 2008 (que já tem
canções muito boas) já se passaram 6 anos e este tempo fez muito bem ao IAHWEH, que renovou, inovou e trouxe um trabalho com uma qualidade muito respeitável para o cenário Hard/Heavy nacional, não precisando ter que se adaptar ou sair de sua proposta para comercializar seu som.

Track-List Completo do CD:

01 - Sentido da Vida
02 - Novos Passos
03 - Deserto
04 - Hold on Strong for your life
05 - Entre sorrisos e choros
06 - Renascer do Amor
07 - Escolha
08 - End of Sacrifice
09 - Abra os Olhos
10 - Voe Alto
11 - Música na Alma
12 - Versos contrários do que chorou
13 - Fogo do Espírito
14 - Fortes Ondas
15 - New Story
16 - Rio Caudal

*Formação da banda:*
André Leite - Vocal
Toninho de Marco - Guitarra
Alessandro Bittencourt - Baixo
Tiago Mattos - Guitarra
Eloy Casagrande - Bateria

Site:
http://www.iahweh.com.br/

Obs: Todos os links do áudio e vídeo no Youtube foram encontrados na rede e não possuem nenhum vínculo com o autor da resenha.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Iahweh"


Riff: palavra sem tradução na língua portuguesaRiff
Palavra sem tradução na língua portuguesa

Cê tá de brincadeira, né?: quando grandes nomes vacilam"Cê tá de brincadeira, né?"
Quando grandes nomes vacilam


Sobre Jefferson Guedes Giammelaro

Um cara que gosta muito de música e que sabe que ela pode ser muito mais que apenas sons (ou barulho), mas sim algo que pode mudar vidas. Casado, cristão, guitarrista, colecionador de CDs e um cara que gosta muito de divulgar, reviver e ajudar na caminhada de novas e antigas bandas que não são apenas passageiras, mas que acrescentem algo na jornada... Buscando voltar à essência! Twitter: @je_ggg.

Mais matérias de Jefferson Guedes Giammelaro no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280