Stratovarius: Visions Of Brazil entrevista Jani Liimatainen
Por Ricardo Carvalho
Fonte: Stratovarius Brasil
Postado em 01 de abril de 2015
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Jani Allan Kristian Liimatainen é um músico finlandês, ex-guitarrista da banda de power metal Sonata Arctica, e atualmente guitarrista da banda Cain's Offering. Até 2004, costumava tocar guitarra e teclado na banda Altaria. Saiu da banda Sonata Arctica em agosto de 2007, dando lugar a Elias Viljanen.
Jani começou a estudar guitarra com seus 11/12 anos, levando a sério o estudo somente lá pelos seus 14 anos, quando conheceu Yngwie Malmsteen, Steve Vai, Pain of Salvation, Dream Theater e etc. Sua evolução musical deu-se principalmente pelo auto-aprendizado, tendo poucas aulas como base. Ele tem, em sua maioria, guitarras da marca Ibanez.
Em 2012, Jani e Timo Kotipelto (vocalista do Stratovarius e seu colega de banda no Cain's Offering) tocaram juntos pela Finlândia, fazendo apresentações acústicas. Os shows resultaram em um álbum de estúdio chamado Blackoustic.
Recentemente, o Stratovarius Brasil teve a honra de conversar com Jani Liimatainen, guitarrista da banda Cain's Offering sobre planos futuros, lançamento de "Stormcrow", "Blackoustic" e etc.
Confira a entrevista abaixo:
Ricardo Carvalho: Olá, Jani! Você está preste a lançar o novo álbum do Cain’s Offering, que por sinal é muito aguardado aqui no Brasil. Quão satisfeito você está com o novo álbum?
Jani Liimatainen: Oi Ricardo e Stratofans brasileiros, eu estou mais do que satisfeito! Acho que com este tempo e o orçamento em nossas mãos, não há realmente muitas maneiras para que esse álbum pudesse ter sido melhor que é.
Ricardo Carvalho: Você deu uma uma nova cara ao Power Metal com o Cain´s, o que agradou fãs de todo o mundo. Soa super bem e, ao mesmo tempo, é diferente de qualquer banda ou projeto que você já participou. O que você diria a respeito?
Jani Liimatainen: Obrigado por essas gentis palavras, esta é uma questão muito difícil para mim. Eu escrevi praticamente todo o material para a banda, então é muito difícil para mim avaliar se as canções são diferentes das outras bandas. Eu apenas tento e escrevo o melhor material que eu posso, então ter a melhor produção possível, e o que sai é o Cain’s Offering. Eu concordo que é talvez um pouco diferente de um monte de bandas, uma vez que Cain’s Offering tem alguns estilos diferentes, que é muito libertador para mim. É bom ser capaz de levar as musicas em diferentes direções sem pensar muito sobre como isso vai se encaixar com o "molde", por assim dizer. Ao mesmo tempo eu ainda acho que existe um som muito coerente, solido e reconhecível para a banda, especialmente com o novo álbum.
Ricardo Carvalho: Qual é sua música favorita do álbum?
Jani Liimatainen: Novamente, uma pergunta muito difícil. As musicas são todas minhas crianças, então escolher uma favorita é sempre difícil, mas neste momento eu diria que minhas músicas favoritas são "Antemortem" e "Stormcrow".
Ricardo Carvalho: Tem planos para um lançamento de um vídeo clipe ou uma possível turnê?
Jani Liimatainen: Nós estamos discutindo algumas opções, mas com Timo, Jens e os outros caras tendo alguns outros compromissos também é difícil encontrar tempo para se reunir para essas coisas. Eu estou definitivamente esperando que nós possamos fazer alguns shows com este álbum, embora pode ser que nós tenhamos que esperar 2016 para que isso aconteça.
Ricardo Carvalho: Olhando pra trás, quem você diria que foi o músico que inspirou você a entrar na música? E o que motivou a você a ser um guitarrista de Power Metal?
Jani Liimatainen: Quando a MTV chegou na Finlândia e eu vi os vídeos "You Could Be Mine" do Guns N’ Roses e "Enter Sandman" do Metallica eu soube que queria me tornar um musico e fazer o que eles fazem. Quanto ao power metal, quando eu escutei Yngwie Malmsteen pela primeira vez, fiquei totalmente desintegrado, aquilo realmente me colocou a praticar pra caramba. Então um tempo depois eu ouvi "Episode" do Stratovarius e alguns materiais do Helloween, e eu estava entregue. Olhando pra trás tudo isso agora, parece surreal que alguns dos caras que me inspiraram bastante lá atrás estão agora na mesma banda comigo, tocando musicas que eu compus. Não posso reclamar.
Ricardo Carvalho: Há algum tempo atrás, você e o Timo mostraram interesse em colocar o Duo na estrada, principalmente em lugares como o Japão e América Latina. Ainda existe?
Jani Liimatainen: Sim, tanto o Duo e o interesse ainda existem. Nós estamos atualmente discutindo algumas ideias relacionadas a isso, mas neste momento é muito cedo para revelar qualquer coisa concreta. Continuem ligados nisso.
Ricardo Carvalho: Voltando ao Cain’s Offering, você tem alguma idéia de fazer algo ao vivo?
Jani Liimatainen: Sim, nós estamos definitivamente esperando por isso. A única questão, claro, é o tempo, como eu mencionei antes. Nós estamos tentando fazer isto acontecer, no entanto, seria divertido sair e tocar essas novas músicas ao vivo.
Ricardo Carvalho: Você e o Timo já pensam em um sucessor para "Blackoustic"?
Jani Liimatainen: Nós brincamos sobre isto, mas a verdade é que ambos temos muitas coisas para até mesmo considerar algo neste momento. Claro que ninguém sabe o que o futuro reserva, tudo é possivel.
Ricardo Carvalho: Bom, é uma pena que a nossa entrevista esteja chegando ao fim. Para finalizar, você gostaria de deixar alguma mensagem aos seus fãs brasileiros? Foi um grande prazer!
Jani Liimatainen: Muito obrigado pelo apoio de todos vocês! Isso significa o mundo para nós e estamos esperando trazer Cain’s Offering para tocar para vocês ao vivo e detonar tudo.
Tradução: Amiron Wolff
Agradecimentos: Julle e Jani Liimatainen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A droga pesada que John Lennon e Yoko usaram pelo "que os Beatles faziam com a gente"
Lista: 10 covers que ficaram mais conhecidos que as versões originais
King Diamond: Alguém já o viu sem a maquiagem?


Timo Kotipelto adoece e Stratovarius faz show instrumental no México
Guitarrista do Stratovarius defende que o power metal precisa se reinventar
5 discos lançados em 1997 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Timo Tolkki - performance curta mas impecável em Porto Alegre
Timo Tolkki diz que é estranho ouvir Stratovarius tocando suas músicas
Rob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"
Pantera: Namorada de Dimebag explica porque Anselmo não foi ao enterro



