Absolem: entrevista com a banda pela Quality Music Web Rádio
Por Alex Chagas
Fonte: Quality Music Web Radio
Postado em 30 de agosto de 2013
Entrevista feita pelo Vanderley Carvalho da Quality Music Web Rádio.
Veteranos do underground do Rio de Janeiro e Niterói, o currículo inclui uma bagagem musical com passagens por bandas importantes para a cena nacional. Como muito bem define o som da banda, "technical death metal", eles fazem o metal extremo com inspirações buscadas no rock progressivo, o heavy tradicional e uma técnica apurada. O papo abaixo é com a banda ABSOLEM.
1- Gostaria primeiramente que falassem um pouco sobre a proposta da banda e a sua formação.
Fábio Azevedo - A proposta do ABSOLEM é fazer uma junção da energia, agressividade e técnica da música extrema, com a melodia, as texturas e a dinâmica do rock progressivo. Eu (Fabio Azevedo, baixo), Marcelo (vocal) e Marcos (guitarra) nos conhecemos em 2009 quando integramos o Necromancer. Djafre (bateria) toca comigo em vários projetos há mais de 20 anos
2- Estive conferindo o show que fizeram em Volta Redonda/RJ e confesso ter ficado impressionado com o trabalho da banda. Como surgiu a ideia de conciliarem o som nesse estilo e qual a receptividade o publico ao ouvirem um metal extremo com inclusões de passagens técnicas vindas de estilo não muito paralelo ao death metal?
Fábio Azevedo - A proposta surgiu em 2008 quando ouvi "Trace in The air" que marcava a volta do Cynic e pensei em uma mistura do Cynic com Arch Enemy, Demonoid. Como juntar material humano para uma empreitada dessas é tarefa muito difícil aqui no Rio de Janeiro, mantive o projeto arquivado até o final de 2010 quando o Necromancer encerrou as atividades. Encontrei no Marcos o parceiro ideal para montar a estrutura do que viria ser ABSOLEM. Nossas ideias sobre temática, timbre, influencias e acima de tudo que direcionamento dar à musicalidade da banda convergiam muito. Marco ainda trazia uma influencia thrash metal da bay area e do Machine Head, elementos que enriqueceram ainda mais o som da banda. A receptividade tem sido muito boa, acho que estamos encontrando a medida certa do quanto subverter o heavy metal em favor do progressivo e como e quando desfazer o processo. Mas isso é tudo de um modo muito natural, simplesmente flui.
3- Vejo a banda não mais como uma promessa, mas sim já conquistando seu espaço tão rapidamente na cena nacional. O que trouxeram dos trabalhos anteriores para o ABSOLEM?
Fábio Azevedo - Sem dúvida nenhuma tudo que somos hoje é fruto das experiências anteriores, mas o ABSOLEM trás um direcionamento diferente de tudo que já fizemos. Como disse na resposta anterior: simplesmente flui. Estamos experimentando novos caminhos musicais, diferente do que ja fizemos antes e isto nos motiva muito.
4- A banda possui o recém lançado single "Not Even All Pain", que já abre o caminho de forma positiva para o EP que está por vir, "Ravishers Of Innocence And Purity", conforme anunciado pela própria banda. As músicas serão: "Ravisher of innocence and purity", "Not Even All Pain" (que é a faixa do single lançado), "The bringer of life" e "The Last Stand". Conferem as informações? Como está na prática a previsão deste lançamento e quais são as expectativas até o momento?
Fábio Azevedo - As informações conferem e você está muito bem informado sobre a banda, rsrsrs. No momento, nos estamos na fase de pré-produção das músicas. Gravaremos as bases em outubro ou novembro e, se tudo der certo, no inicio de 2014, lançaremos o EP. Estamos sendo bastante cuidadosos e todo processo está dentro do cronograma. Diante da receptividade do single, as expectativas são as melhores possíveis, muita vontade de mostrar as várias nuances que permeiam o trabalho do ABSOLEM.
5- O processo de criação e composição, visto a diversidade de influências e o costume de cada um com trabalhos anteriores, como tem sido lidar com isso?
Fábio Azevedo - Todas as nossas músicas são fruto de jam sessions. O Marco traz uma base, Djafre um andamento, eu um compasso composto e o quebra-cabeça vai sendo montado. Cada um vai colocando a sua influência e vamos moldando a musicalidade da banda. Utilizamos as diferenças como um elemento a mais.
6- De que forma as pessoas tem recebido esse trabalho da banda, seja pelo single ou nas apresentações que a banda tem feito?
Fábio Azevedo - A receptividade tem sido ótima, o público tem sido atento e muito generoso com a banda. Os acessos na página que hospeda o single não para de crescer e estamos muito empolgados e agradecidos com a atenção e apoio que temos recebido de todos.
Ver entrevista completa em:
http://qualitymusicwebradio.blogspot.com.au/2013/08/entrevista-absolem.html
Soundcloud:
https://soundcloud.com/absolembr/not-even-all-pain
Like:
https://www.facebook.com/Absolembr?ref=ts&fref=ts
Contato para shows:
https://www.facebook.com/BlackLegionProductions
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
O hit de Raul Seixas que fala sobre roubo de terras e critica governo militar de Geisel
Mini Iron Maiden: tocando "Ghost Of The Navigator" na escola
O clássico do Dire Straits que a BBC recusou tocar alegando que tinha "palavras demais"



Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"



