Zinny Zan: entrevista com ex-integrante do Shotgun Messiah

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Otávio Augusto Juliano
Enviar correções  |  Ver Acessos

Em abril deste ano, fui almoçar em um Shopping de São Paulo. Seria mais um domingo qualquer, senão fosse pela situação inusitada de encontrar o músico sueco Zinny Zan por lá. Na ocasião acabei tendo a oportunidade de bater um rápido papo com o vocalista e descobri que ele não só visitava o Brasil, como estava morando por aqui, devido a negócios. O inesperado encontro no shopping foi devidamente registrado (é verdade que a foto saiu um pouco tremida, mas tá valendo) e rendeu alguns contatos posteriores. Zinny já está morando novamente na Suécia e trabalhando em seus projetos musicais, mas parou para atender o Whiplash.net, com exclusividade.

Steve Perry: 5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do JourneyRaul Seixas: 10 importantes obras do Maluco Beleza

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Talvez o vocalista não seja uma figura muito conhecida no Brasil, mas certamente tem uma grande importância em seu país natal, sendo um dos precursores do chamado Sleaze Metal sueco, desde o início dos anos 80, quando foi vocalista da banda EASY ACTION, juntamente com Kee Marcello (guitarrista que mais tarde ingressou no EUROPE).

Anos depois, passou a integrar o KINGPIN, que teve seu nome posteriormente modificado para SHOTGUN MESSIAH. Ao lado de Tim Skold (baixista famoso também por integrar a banda do MARILYN MANSON, de 2001 a 2008) e dos demais músicos, Zinny assinou contrato com a Relativity Records e partiu para os Estados Unidos, para viver seus anos de Hollywood ao lado do grupo.

"Don't Care 'bout Nothin" certamente é a música mais lembrada do primeiro álbum do SHOTGUN MESSIAH, mas o sucesso obtido e a mudança para os Estados Unidos, aonde tudo acontecia em termos de Hard Rock na década de 80, não foram suficientes para que Zinny permanecesse na banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O vocalista seguiu então sua carreira com o lançamento de um álbum solo e a formação do ZAN CLAN, que tem em seu line-up o guitarrista e parceiro musical Chris Laney, renomado produtor que já trabalhou com diversas bandas suecas de Sleaze Metal, como CRASHDIET, CRAZY LIXX e BABYLON BOMBS.

Enfim, Zinny tem um currículo bastante extenso de serviços prestados à música, em especial ao Hard Rock e ao Sleaze Metal. Sempre muito cordial, Zinny atendeu o Whiplash.net para uma conversa sobre sua carreira.

Abaixo o bate papo com o vocalista.

Olá Zinny! Primeiramente, obrigado pela entrevista. Nos últimos anos o Sleaze Metal sueco definitivamente explodiu! Há muitas bandas trabalhando duro em novos álbuns e divulgação e os fãs de Hard Rock podem ouvir muitas músicas desse gênero, como aconteceu nos anos 80. Como você vê essa explosão do Sleaze Metal sueco? Há muitas bandas que te empolgam hoje em dia?

ZINNY ZAN: Realmente há muitas bandas de Sleaze atualmente e eu acho ótimo ver a volta desse gênero novamente. Claro que há muitos grupos da Suécia dos quais sou fã, como CRASHDIET e CRAZY LIXX, para citar alguns.

Álbum solo do vocalista, relançado em 2012 - City Boy Blues
Álbum solo do vocalista, relançado em 2012 - City Boy Blues

Seu álbum solo "City Boy Blues" foi relançado recentemente. Há apenas uma versão no formato MP3 ou em CD também? Planos para um novo álbum solo?

ZINNY ZAN: Neste momento nós relançamos apenas em MP3 no Itunes e em outros locais. O formato CD parece ser uma raça em extinção atualmente. E sim, eu estou trabalhando em um novo álbum solo agora.

Primeiro álbum do EASY ACTION
Primeiro álbum do EASY ACTION
EASY ACTION é uma banda respeitada no meio Hard Rock e em especial na Suécia. Como você se tornou o vocalista da banda? Em 2006 a banda se reuniu, fez alguns shows e chegou a lançar um EP com uma regravação de "We Go Rocking" e uma nova música, "Jack's Back". Como a banda está hoje em dia? Planos para tocar juntos novamente?

ZINNY ZAN: Eu formei a banda EASY ACTION junto com o Alex Tyrone e o Kee Marcello e sim, nós fizemos uma reunião para o Sweden Rock Festival em 2006. Também lançamos um single e tocamos no estádio Ullevi em 2008, para 25.000 pessoas (N. do E. - estádio de futebol localizado em Gotemburgo, na Suécia). Nós deveríamos ter lançado um álbum de músicas inéditas, mas o guitarrista Kee Marcello ficou envolvido com sua carreira solo e o nosso baixista faleceu (N. do E. - Micael Grimm, falecido em maio de 2011), fazendo com que a idéia fosse pelo ralo... Contudo, eu estou usando as músicas que tinha escrito para o álbum do EASY ACTION em meu próximo lançamento solo.

Foto tirada para a capa do EP lançado em 2008, contendo uma regravação de We Go Rocking, do EASY ACTION
Foto tirada para a capa do EP lançado em 2008, contendo uma regravação de We Go Rocking, do EASY ACTION

Falando sobre a canção "We Go Rocking". Eu li muitas vezes que houve uma discussão, inclusive judicial, envolvendo a banda EASY ACTION e o POISON. Realmente, o refrão dessa música é bastante similar com a canção "I Want Action", do POISON, mas como a situação foi resolvida? Eu ouvi dizer e li que um acordo financeiro foi feito... (N. do E. - os músicos do EASY ACTION alegaram que o POISON havia roubado o refrão de "We Go Rocking", usando-o em "I Want Action" - veja vídeos dos dois clipes abaixo).

ZINNY ZAN: Isto é verdade. O POISON roubou todo o refrão da nossa música e admitiu isso depois, sendo que, ao invés de irmos para o Tribunal, fizemos um acordo financeiro com eles, por uma boa quantia em dinheiro.

Depois do EASY ACTION, você entrou para o SHOTGUN MESSIAH, outra banda que obteve respeito e sucesso na Suécia e no mundo. Como foi essa transição e porque você deixou o EASY ACTION?

ZINNY ZAN: Eu deixei o EASY ACTION devido a diferenças musicais. Eu queria tocar algo mais pesado enquanto o resto dos caras queria algo mais suave (exatamente como eles fizeram depois). (N. do E. - Após o lançamento do primeiro álbum, o EASY ACTION lançou "That Makes One", em 1986, já sem Zinny no vocal)

SHOTGUN MESSIAH no final dos anos 80 - Zinny Zan é o terceiro da esquerda para direita
SHOTGUN MESSIAH no final dos anos 80 - Zinny Zan é o terceiro da esquerda para direita

E sobre o ZAN CLAN, a banda está ativa? Pergunto isso porque o site oficial está desatualizado há bastante tempo e eu não tenho lido notícias recentemente. Se a banda estiver viva, quem está atualmente no ZAN CLAN e há planos para um novo álbum ou músicas?

ZINNY ZAN: Chris Laney e eu nunca dissemos que o ZAN CLAN acabou. Isto porque haverá um dia que Chris e eu conseguiremos achar tempo para fazer um novo álbum juntos novamente. Nós somos realmente grandes amigos, mas hoje Chris está produzindo outras bandas assim como trabalhando em seu material solo, e eu estou fazendo a mesma coisa. Então, quando tudo isso acabar, nós nos encontraremos para preparar o novo álbum.

ZAN CLAN em 2007 - Chris Laney é primeiro da esquerda para direita e Zinny Zan está no centro
ZAN CLAN em 2007 - Chris Laney é primeiro da esquerda para direita e Zinny Zan está no centro

Eu gosto bastante do som do ZAN CLAN e adoro o álbum ao vivo "Live Kickz The Livin' Shit... Outta Stockholm City!!!". A energia é incrível. Este show foi filmado? Há a possibilidade de ser lançado também em DVD?

Capa do álbum ao vivo da banda ZAN CLAN, lançado em 2006
Capa do álbum ao vivo da banda ZAN CLAN, lançado em 2006

ZINNY ZAN: Chris e eu falamos sobre isso algumas vezes e realmente queremos lançar esse material em DVD, mas é problema de falta de tempo, como eu disse. Sim, a energia do ZAN CLAN é incrível! Com certeza não são muitas bandas que conseguem esta energia que temos.

Como disse, você e Chris são bem próximos, devido aos trabalhos juntos e à banda ZAN CLAN. Como vocês se tornaram tão parceiros na música? Eu acredito que ele é uma pessoa muito importante nesse crescimento do Sleaze Metal sueco, assim como você é.

ZINNY ZAN: Você está certo, nós somos muitos próximos mesmo. Chris é provavelmente ainda o maior fã do SHOTGUN MESSIAH existente neste planeta e foi por isso que nos encontramos. E sim, você está certo, Chris tem muito crédito nesse surgimento da nova cena Sleaze sueca, assim como eu e meus parceiros de SHOTGUN MESSIAH. Chris esteve envolvido com quase todas as bandas suecas de Sleaze, graças ao seu grande talento e por ser um cara muito legal.

Você morou no Brasil por mais de 1 ano recentemente. Algumas bandas suecas de Sleaze já tocaram por aqui, como o CRASHDIET, o VAINS OF JENNA e o CRAZY LIXX. Você esteve aqui, mas não tocou no Brasil. Há possibilidade de que isso aconteça no futuro? Se sim, com qual banda, ZAN CLAN ou EASY ACTION?

ZINNY ZAN: É verdade, eu não fiz shows no Brasil, com exceção de uma única participação como convidado com a banda PARTY ANIMALZ (N. do E. - banda paulistana de covers de Hard N' Heavy), cantando "You Could Be Mine" (GUNS N' ROSES) em um bar em São Paulo, na "after party" após o show do FOO FIGHTERS na cidade. Eu adoraria fazer shows em São Paulo ou no Brasil todo. O EASY ACTION nunca mais aparecerá junto, então eu diria que somente poderei me apresentar no Brasil em carreira solo ou com o ZAN CLAN.

Quais são os cinco melhores álbuns de Rock na sua opinião? E os cinco melhores álbuns de bandas suecas de Sleaze Metal?

ZINNY ZAN: Melhores álbuns de Rock, sem ordem de preferência:

"Rocks": AEROSMITH
"Back in Black": AC/DC
"Sweet Fanny Adams": SWEET
"Appetite For Destruction": GUNS N' ROSES
"Mötley Crüe" : MÖTLEY CRÜE (com John Corabi nos vocais)

Os cinco melhores álbuns de Sleaze sueco eu não tenho os nomes na minha mente agora, mas as bandas são as seguintes:

SHOTGUN MESSIAH
ZAN CLAN
ELECTRIC BOYS
CRASHDIET
CRAZY LIXX

Finalmente, conte-nos seus novos projetos, novidades das bandas, informações etc. Esse espaço é seu.

ZINNY ZAN: Eu acabei de terminar um novo single para um filme americano chamado "The Perfect Age Of Rock n' Roll". Chris Laney e eu escrevemos esta canção juntos e Laney produziu. A música é a faixa-título do filme e tem o mesmo nome, "The Perfect Age Of Rock n' Roll". Será lançada pela Fastlane Records no final de setembro. Como disse anteriormente, eu também estou trabalhando no meu novo álbum solo, juntamente com o baterista e o guitarrista do EASY ACTION, respectivamente "Grizzly" Höglund e Simon Roxx. Eu espero ver o álbum lançado no começo do ano que vem.

Muito obrigado pela entrevista Zinny! Só tenho a agradecer pelo seu tempo em nos atender. Esperamos vê-lo por aqui novamente, para shows no Brasil!

ZINNY ZAN: Obrigado a todos os paulistas, cariocas e aos brasileiros. Todo meu carinho para o Brasil e espero vê-los em breve!

Zinny Zan e eu em um encontro inusitado em um shopping de São Paulo - abril/2012
Zinny Zan e eu em um encontro inusitado em um shopping de São Paulo - abril/2012

Links relacionados:

Site oficial ZAN CLAN:
http://www.zanclan.com/
Site oficial EASY ACTION:
http://www.easyaction.se/

Vídeo do relançamento do álbum solo "City Boy Blues"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Zinny Zan"Todas as matérias sobre "Easy Action"Todas as matérias sobre "Shotgun Messiah"Todas as matérias sobre "Zan Clan"


Steve Perry: 5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do JourneySteve Perry
5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do Journey

Raul Seixas: 10 importantes obras do Maluco BelezaRaul Seixas
10 importantes obras do Maluco Beleza


Sobre Otávio Augusto Juliano

Otávio é paulistano, tem 29 anos e faz algo nada a ver com o Rock: é advogado. Por gostar muito de música e não possuir talento algum para tocar instrumentos musicais, tornou-se um comprador compulsivo de cds. Sempre interessado em leitura ligada ao Rock e Metal, começou a enviar algumas pequenas colaborações para a Whiplash e hoje contribui principalmente com textos relacionados ao Hard Rock, estilo musical de sua preferência. De qualquer forma, é eclético e não dispensa álbuns de todas as demais vertentes do Metal, sendo fã incondicional de W.A.S.P., Mötley Crüe e dos trabalhos do guitarrista Steve Stevens.

Mais matérias de Otávio Augusto Juliano no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline