Tomada: entrevista da banda para o Alquimia Rock Club
Por Taquito Neves
Fonte: Taquito Neves
Postado em 06 de agosto de 2012
O Tomada vive em um momento especial. Depois de quase um ano do lançamento do O Inevitável, trabalho aclamado pela mídia e mostrando que o Rock’ n’ Roll nacional tem sim excelentes bandas poraí, somente precisando de espaço para mostrar seu trabalho. A banda soltou bastante material ao vivo em estúdio, deu inúmeras entrevistas e no meio de tanto trabalho, mudou de uma forma inesperada sua formação, ficando somente Pepe Bueno e Ricardo Alpendre, recrutando Vagner Nascimento (guitarras), Paulo Navarro (bateria), Mateus Schanosli (teclados) e retornando um dos fundadores da banda, Pedro Ayoub e, mesmo assim, continuaram com o alto nível do trabalho sem deixar a "peteca cair". Motivados, a banda está preparando um DVD especial contando a sua história (que são nada mais nada menos do que 12 anos à serviço de nosso Rock’ n’ Roll). O Alquimia Rock Club foi até o Centro Cultural de São Paulo prestigiar o show semi-acústico especial, gravado para o DVD, e falando sobre as novidades, o DVD, a repercussão do O Inevitável, O Tomada conversou conosco, em uma entrevista que claramente os músicos mostram a alegria em que o Tomada se encontra. Depois da entrevista, a resenha do show e o novo vídeo mostrando a nova formação em ação!

Alquimia Rock Club: A última vez que o Alquimia Rock Club conversou com a banda, na época do lançamento do O Inevitável, o Tomada estava em um "alto astral", com a banda em perfeita sintonia, o que acarretou num ótimo disco e shows. O que aconteceu para essa mudança grande na formação, ficando somente Pepe Bueno e Ricardo Alpendre da formação que gravou o último trabalho?
Ricardo Alpendre: Os objetivos não eram tão iguais entre todos, o que levou o Lennon a sair da banda no final do ano passado e se dedicar ao Andeor. Uns três meses depois, saíram o Marcião e o Marciano juntos, também por diferenças de direcionamento. Ficou tudo bem porque somos até mais amigos do que parceiros de música. O chato é que estávamos com datas marcadas, e esses heróis que nós chamamos deram conta de fazer os shows praticamente de repente, com uma semana de ensaio antes do que acabou sendo a estréia deles no Tomada. Pouco depois, ainda deram conta da Virada Cultural e de gravações importantes como o Veja Música, que vai ao ar em breve, e no Brasil 2000 Ao Vivo.

Alquimia Rock Club: Dos novos membros, Pedro Ayoub, um dos fundadores do Tomada, retorna à banda. Como está sendo esse retorno? No tempo em que ficou fora da banda, sempre teve essa possibilidade de seu retorno?
Pepe Bueno: Cheguei e disse "Cara você inventou essa porra, precisa voltar, e a hora é agora, topa?". Ele topou e trouxe sorte (risos). Crescemos tocando juntos, ta sendo um barato, como sempre foi quando tocamos juntos.
Alquimia Rock Club: Mesmo com uma mudança dessa na formação, o Tomada não parou em nenhum momento nos shows de divulgação do O Inevitável. Como foi a adaptação da banda nesse meio tempo? E o que muda de arranjos nas músicas com essa nova formação, agora com seis integrantes?
Paulo Navarro: Nos primeiros shows o foco era ser o mais fiel possível à ótima gravação. Mas até pelo fato do Tomada ter vários compromissos já quando eu, Matheus, Vagner e Pedrinho entramos, ensaiamos MUITO, e isso trouxe intimidade musical bem rápido. O line up de seis membros ajuda o Tomada a levar os arranjos mais complicados do O Inevitável para os palcos com justiça ao disco e, na minha opinião, as músicas de outros discos ganharam mais corpo, mais substância.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Assita Boogie do Café no Bourbon Street
Entrevista feita por Fabiano Cruz completa no:
http://www.alquimiarockclub.com.br/index.php?id=3433&s=12&p=111#comment-593792103

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
Site americano lembra quando Sepultura foi demonizado após crime no Reino Unido
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Quando o católico pai de Tom Araya descobriu que o Slayer era satanista
A quem pertencem os direitos autorais dos Beatles atualmente?
Como Iron Maiden surgiu em disco do Engenheiros do Hawaii, segundo Humberto Gessinger

Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"

