Judas Priest: Tipton fala sobre a turnê do "British Steel"
Por Diego Camara
Fonte: Powerline A.D.
Postado em 16 de junho de 2009
Patrick Prince, do Powerline A.D., recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista Glenn Tipton, do JUDAS PRIEST, tendo como principal tema o álbum "British Steel".
O "British Steel" parece ser um álbum perfeito para inaugurar a década de 80. Foi uma época muito excitante, pois dava para sentir que algo muito especial estava acontecendo no Hard Rock, especialmente na ruptura com o Heavy Metal. Você se sente desta mesma maneira?
Tipton: "Sim, penso que 'British Steel' é certamente um álbum marcante no catálogo do PRIEST. Ele tem características muito fortes com músicas como 'Metal Gods', 'Breaking the Law', 'Grinder', 'Don't Have to be Old to be Wise'... Há uma atitude bem definida neste trabalho, será um ótimo álbum para se tocar ao vivo do início ao fim".
O nome "British Steel" também é uma representação perfeita para uma banda de heavy metal de uma cidade industrial como Birmingham, na Inglaterra.
Tipton: "Sim, bem, eu realmente trabalhava para a British Steel (o maior produtor de aço do Reino Unido). Então estou muito familiarizado com a sujeira e a poluição (risos) ...Penso que este álbum resume a atitude da banda, você sabe, particularmente daquela era, e agora há uma grande força em sua figura".
E o "British Steel" agora é considerado um dos maiores clássicos de todos os tempos dentre os álbuns do Heavy Metal. Você vê a banda como Heavy Metal? Digo, o termo estava realmente em seu início [na época].
Tipton: "Nós sempre sentimos que éramos uma banda de heavy metal e sempre fomos orgulhosos deste título. Penso em um monte de bandas que jogaram fora este título quando eles pensaram que ele não era moderno, mas nós sempre fomos orgulhosos de tocar heavy metal - sempre amamos tocar heavy metal - particularmente o heavy metal estilo JUDAS PRIEST. É um movimento da música que sempre tivemos orgulho de ser parte, e ajudamos a pavimentar a estrada com muitos aspectos dele".
No documentário "Heavy: The Story of Metal", Scott Ian do ANTHRAX disse que o "British Steel" foi o álbum que definiu o heavy metal na época. Você acha que ele abriu oportunidades não somente para o JUDAS PRIEST, mas para as bandas do heavy metal em geral?
Tipton: "Penso que, neste sentido, você sabe, não somente o 'British Steel' mas um monte de álbuns do PRIEST, na verdade. Sempre tentaram empurrar os limites do que as pessoas consideravam ser heavy metal. Você não sente como se houvessem regras, ou se há regras são daquelas que podem ser quebradas... você sabe, dar mais força à figura do metal e dar a todos mais espaço de manobra, e isso foi o que sempre tentamos fazer - e particularmente [com] o 'British Steel'".
Você acha que muitas memórias da turnê original do 'British Steel' em 1980 irão retornar quando vocês tocarem o álbum por inteiro novamente?
Tipton: "Sim, penso que esta seja a idéia. A ideia é recriar a década de 80 e ir lá fora fazer concertos bastante nostálgicos para todos os envolvidos".
Ouvi dizer que haverá uma réplica do palco do "British Steel" da turnê de 1980.
Tipton: "Será bastante calcado na década de 80. Esse é o ponto todo, capturar a nostalgia, recriar aquela era. (Pausa) Eu consegui minhas calças vermelhas de volta (risos)".
Você continuará lançando material solo nos anos que virão?
Tipton: "Eu fiz os álbuns solo ('Baptizm of Fire' e 'Edge of the World') quando não havia atividade no JUDAS PRIEST. Digo, foi uma grande experiência. Foi fantástico trabalhar com Cozy (Powell) e John (Entwistle), e claro com Billy Sheehan e todos os caras, todas os jovens prodígios dos Estados Unidos, foi fantástico trabalhar com eles. Eu nunca teria feito isso se o PRIEST não tivesse se separado... e também é ótimo fazer trabalhos solo, pois você retira músicas do seu peito que não são totalmente apropriadas para o PRIEST. Eles foram os melhores de certo modo, e estou orgulhoso destes álbuns. E em algum ponto no futuro, quem sabe... Eu tenho um ou dois álbuns solo em mim, eu não sei. Estou certo que haverá mais, mas, claro, minha prioridade e primeiro amor será sempre o JUDAS PRIEST".
A entrevista completa, em inglês, pode ser vista no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
O álbum dos anos 60 que Neil Peart disse reunir tudo o que amava na música
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Os 16 artistas que que todo mundo deveria ouvir, segundo Bob Dylan
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
King Diamond: Alguém já o viu sem a maquiagem?
Ozzy Osbourne: os conselhos do Madman sobre masturbação
Segundo James Hetfield, Metallica, Lars Ulrich tocava horrivelmente mal, mas era rico

O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
A reclamação que deu origem ao título de um dos grandes clássicos do heavy metal
O álbum de metal dos anos 80 que Ozzy Osbourne achava que todos deveriam ouvir
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



