Uriah Heep: "a indústria musical está uma bagunça"
Por Daniel Faria
Fonte: Metal-Temple.com
Postado em 04 de janeiro de 2009
Yiannis Zervos, do Metal-Temple.com, recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista Mick Box, da legendária banda veterana de rock progressivo URIAH HEEP, que desabafou sobre a atual situação da indústria musical.
Metal-Temple.com: "Wake the Sleeper" é seu novo álbum e é o primeiro em 10 anos! Por quê vocês esperaram tanto para lançar um novo trabalho?
Mick Box: "Porquê as gravadoras são uma merda completa! A indústria está uma bagunça. Com a internet e downloads grátis, gravadoras faliram, desapareceram... a indústria inteira está em queda livre, ninguém sabe o que vai acontecer. Então nós não conseguíamos achar um lugar para gravar com a indústria em tal estado, daí fizemos o que fazemos melhor - saímos em turnê e lançamos alguns DVDs, só para manter a coisa viva, sabe. Geralmente, a indústria não tinha um lugar para nós. E então finalmente nossa velha gravadora disse que eles queriam fazer um álbum conosco, e nós dissemos 'isto é brilhante, vamos fazer um', e então fizemos aquilo. Eles fixaram uma data de lançamento, e então esperamos um ano inteiro para a Universal lançar o álbum. Só estou dizendo isso para mostrar pra você como as coisas estão frágeis; a indústria está uma bagunça total".
Metal-Temple.com: Você passou pelos altos e baixos da indústria musical. Quando você acha que foi a melhor época para se fazer música?
Mick Box: "A melhor época foi nos anos 70 porque a indústria gravadora estava em crescimento e eles apoiavam os artistas. Quando você assinava um contrato, você assinava para sete álbuns. Você crescia com a gravadora e a gravadora crescia com você. Hoje em dia você pode conseguir um contrato para um álbum só, e não tem espaço para criatividade dentro da indústria. É tudo muito rápido, muito descartável, é um botão para entrar no seu iPod e aí você segue adiante. Nós gastamos milhares de libras no estúdio para pegar o som mais otimizado possível e o MP3 encolhe o resultado final".
Metal-Temple.com: Você está tão dedicado ao URIAH HEEP. Não gravou um trabalho solo ou algo nesses anos!
Mick Box: "Bem, eu formei a banda então é meu único 'esporte'. Para fazer um álbum solo, significa que você tem que desviar sua atenção da banda e eu não estava pronto para fazer isso. O grupo sempre precisou da minha atenção".
Metal-Temple.com: Das bandas que URIAH HEEP influenciou, você recebeu o reconhecimento que devia?
Mick Box: "Sim, é legal que nós tivemos tal efeito e influência em bandas como IRON MAIDEN, KING DIAMOND ou W.A.S.P. e esse pessoal. É bom inspirar pessoas a fazer mais música".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
Por que o hino beneficente do heavy metal não pegou, segundo Regis Tadeu
O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper
"Não dividimos o lucro igualmente", admite guitarrista do Rival Sons
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
O álbum dos Beatles cujo título zoa com os Rolling Stones
O álbum mais completo do Pink Floyd na opinião de David Gilmour; "É subestimado por alguns"
Motorhead: Lemmy Kilmister explica seu segredo com as mulheres

Quando Mick Box, do Uriah Heep, passou horas tentando tocar uma música que continha um truque
Ian Hill se afasta temporariamente do Judas Priest devido a lesão no braço
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista



