Uriah Heep: "a indústria musical está uma bagunça"
Por Daniel Faria
Fonte: Metal-Temple.com
Postado em 04 de janeiro de 2009
Yiannis Zervos, do Metal-Temple.com, recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista Mick Box, da legendária banda veterana de rock progressivo URIAH HEEP, que desabafou sobre a atual situação da indústria musical.
Metal-Temple.com: "Wake the Sleeper" é seu novo álbum e é o primeiro em 10 anos! Por quê vocês esperaram tanto para lançar um novo trabalho?
Mick Box: "Porquê as gravadoras são uma merda completa! A indústria está uma bagunça. Com a internet e downloads grátis, gravadoras faliram, desapareceram... a indústria inteira está em queda livre, ninguém sabe o que vai acontecer. Então nós não conseguíamos achar um lugar para gravar com a indústria em tal estado, daí fizemos o que fazemos melhor - saímos em turnê e lançamos alguns DVDs, só para manter a coisa viva, sabe. Geralmente, a indústria não tinha um lugar para nós. E então finalmente nossa velha gravadora disse que eles queriam fazer um álbum conosco, e nós dissemos 'isto é brilhante, vamos fazer um', e então fizemos aquilo. Eles fixaram uma data de lançamento, e então esperamos um ano inteiro para a Universal lançar o álbum. Só estou dizendo isso para mostrar pra você como as coisas estão frágeis; a indústria está uma bagunça total".
Metal-Temple.com: Você passou pelos altos e baixos da indústria musical. Quando você acha que foi a melhor época para se fazer música?
Mick Box: "A melhor época foi nos anos 70 porque a indústria gravadora estava em crescimento e eles apoiavam os artistas. Quando você assinava um contrato, você assinava para sete álbuns. Você crescia com a gravadora e a gravadora crescia com você. Hoje em dia você pode conseguir um contrato para um álbum só, e não tem espaço para criatividade dentro da indústria. É tudo muito rápido, muito descartável, é um botão para entrar no seu iPod e aí você segue adiante. Nós gastamos milhares de libras no estúdio para pegar o som mais otimizado possível e o MP3 encolhe o resultado final".
Metal-Temple.com: Você está tão dedicado ao URIAH HEEP. Não gravou um trabalho solo ou algo nesses anos!
Mick Box: "Bem, eu formei a banda então é meu único 'esporte'. Para fazer um álbum solo, significa que você tem que desviar sua atenção da banda e eu não estava pronto para fazer isso. O grupo sempre precisou da minha atenção".
Metal-Temple.com: Das bandas que URIAH HEEP influenciou, você recebeu o reconhecimento que devia?
Mick Box: "Sim, é legal que nós tivemos tal efeito e influência em bandas como IRON MAIDEN, KING DIAMOND ou W.A.S.P. e esse pessoal. É bom inspirar pessoas a fazer mais música".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps