Dino Cazares: "não sou um cara do Hip Hop"
Por Jander Duarte
Fonte: Metal-Rules.com
Postado em 28 de novembro de 2007
O Metal-Rules.com entrevistou recentemente o guitarrista fundador do FEAR FACTORY e atual DIVINE HERESY, Dino Cazares, que comentou sobre diversos tópicos, inclusive a possibilidade de uma reunião no futuro.
Metal-Rules.com: Preciso perguntar sobre o FEAR FACTORY. A relação com Raymond (Herrera – baterista) e os outros caras da banda continua tensa ou já houve uma melhora em relação a esse assunto?
Dino: "Não, eu não quero mais tocar New Metal. Brincadeira... Eu não quero falar mais com eles. Não depois de todas as batalhas judiciais e as merdas em que nos metemos...
Dino: Eu tenho uma nova banda. Eu não preciso olhar para trás, muito embora eu não tenha me arrependido de nada que criei no FEAR FACTORY, pois ainda hoje muitas bandas continuam sendo influenciadas por nosso trabalho e eu continuo amando isso. Há uma banda chamada EPICA. Eles têm uma cantora e fizeram um cover para a música 'Replica' em seu álbum" (nota: ele refere-se ao álbum "Divine Conspiracy").
Metal-Rules.com: Deve ter ficado interessante em uma voz feminina.
Dino: "Realmente soa muito bem. Há um trecho disponível no MySpace deles. O som que fiz com o FEAR FACTORY continua influenciando muitas pessoas atualmente e eu acho isso ótimo! Quero dizer, acredito que talvez a banda tenha influenciado o Nu-Metal, porém não acho que fazíamos parte do estilo.
Dino: Acho que no álbum 'Digimortal' a banda perdeu o foco do que éramos e tivemos outros membros que sentiram a necessidade de escrever mais material. Antes do 'Digimortal' éramos sempre eu e Raymond que escrevíamos todas as músicas. Quando começamos a fazer o 'Digimortal', o baixista Christian (Olde Wolbers) veio com essa de 'eu quero ser uma parte maior nessa banda. Quero começar a escrever também'. Fui contra, mas ele teve o apoio de Raymond e Burt (C. Bell – vocalista). Christian trouxe várias influências de hip-hop a que, por várias razões, eu continuei me opondo. Não sou um cara do hip-hop e isso parecia que só ia nos levar para uma moda passageira. Acabou sendo bom quando nos separamos, pois eu me vi pronto para fazer coisas que anteriormente eu não faria por causa do FEAR FACTORY. Estava pronto para ampliar meus horizontes e fazer outras coisas. Estava pronto para viajar para partes do mundo onde nunca estive. Estava pronto para voltar para meus parceiros do BRUJERIA e ASESINO e, claro, criar o DIVINE HERESY".
Metal-Rules.com: Então "Bleed The Fifth" (nota: álbum de estréia do DIVINE HERESY) é o tipo de trabalho que você pensava para o FEAR FACTORY se não tivessem tomado o direcionamento de "Digimortal"?
Dino: "Com certeza. Era pelo que eu brigava. Acredito que uma das coisas que definitivamente nos levou a separação era que eu tentava dar o direcionamento, mas sentia que estava sendo colocado de lado pelos três caras. Eles alegam vários motivos pessoais para nossa separação. Para mim foi mesmo pessoal. Enquanto eles não queriam fazer música eu achava que era o que tínhamos que fazer, então eu entendo que isso era mesmo muito pessoal".
Metal-Rules.com: O irônico é que "Digimortal" vendeu muito bem, não é mesmo?
Dino: "Realmente vendeu muito bem. Mesmo eu achando que trata-se de um trabalho fraco, ele vendeu muito bem no mundo inteiro".
Metal-Rules.com: E após "Digimortal" ser lançado o FEAR FACTORY não ficou mais na Roadrunner.
Dino: "Sim, mas eu continuo lá. Eles foram chutados".
Metal-Rules.com: Quando ouvi algumas faixas do "Archetype" (nota: primeiro disco da banda sem Dino), elas soavam como se você ainda estivesse na banda.
Dino: "Bem, eles tiveram que fazer isso. Eles tiveram que provar para os fãs que poderiam continuar sem mim. Mas quem é a melhor pessoa para imitar o que eu fiz que o Christian? Ele aprendeu muito comigo. Aprendeu meu estilo. Aprendeu o estilo do FEAR FACTORY e estava apto para simular o que eu havia criado. Na primeira vez que ouvi o 'Archetype', por um segundo cheguei a pensar que era eu. Foi tipo: 'Esse cara me imita bem!!!'
Metal-Rules.com: Há alguma possibilidade de vocês voltarem a tocar juntos? Assim como o SEPULTURA ou o VAN HALEN. Quem poderia imaginar que o VAN HALEN voltaria? E agora eles estão aí com uma grande turnê mundial de reunião...
Dino: "Mas o VAN HALEN não é exatamente uma reunião".
Metal-Rules.com: Bem, parece que Michael Anthony não está com eles, não é?
Dino: "Sim e tampouco o SEPULTURA está reunido. Eles podem falar o quanto quiser, mas Andreas Kisser sempre diz: 'Eu quero que nós quatro voltemos a tocar juntos. Nós quatro, não nós cinco'. Você sabe a quem ele está se referindo, não é?"
Metal-Rules.com: Glória, a esposa/empresária de Max?
Dino: "Ela mesmo. Andreas quer que eles se reúnam como companheiros e amigos. Você sabe: nós quatro, não nós cinco".
Metal-Rules.com: Então você está dizendo que seu capitulo com o FEAR FACTORY está encerrado?
Dino: "Não, eu nunca vou voltar. Pra que? Se o DIVINE HERESY tiver sucesso, mesmo que a metade do sucesso que tive do com FEAR FACTORY, eu ficarei feliz".
Pra a entrevista completa (em inglês): www.metal-rules.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps