Helloween: "a internet foi nossa sala de ensaio"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago Coutinho, Fonte: Metal-Experience, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

O site Metal-Experience.com conversou com o guitarrista Sascha Gerstner, do HELLOWEEN, que falou a respeito do novo álbum do grupo germânico, “Gambling With The Devil”, seu relacionamento com outros membros da banda, entre diversos outros assuntos.

863 acessosMasterplan: ouça recriação de "Escalation 666" do Helloween5000 acessosRafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Metal-Experience — Como vocês começaram a compor material para “Gambling With The Devil” depois do último álbum? As idéias surgiram facilmente ou tomaram mais cuidado neste quesito desta vez?

Sascha Gerstner — "Tivemos um pouco de pressão da equipe que nos empresaria; eles disseram que seria muito bom se tivéssemos um novo álbum lançado rapidamente. Então, fomos espertos e utilizamos a tecnologia da internet e, basicamente, o servidor foi a nossa sala de ensaios. Todos estavam em suas casas fazendo uploads das faixas e idéias que surgiam, e também ensaiamos desse jeito. Foi como um trabalho feito de retalhos. Mesmo Michael Weikath e eu compusemos as letras desse jeito, nós usamos o Skype. E isso nos poupou muito dinheiro e tempo, foi uma ótima idéia fazer as coisas desse jeito. Para ‘The Legacy’, passamos três meses gravando-o, mas para este álbum simplesmente não tínhamos este tempo disponível".

Metal-Experience — E essa pressão foi bem-vinda?

Gerstner — "Não sentimos como pressão, tudo aconteceu por coincidência. E já até posso responder a sua próxima pergunta sobre o som cru e direto do álbum: isso apenas aconteceu. Com esta formação, apenas crescemos juntos durante a última turnê então sabíamos das idéias um do outro, tínhamos a mesma cabeça. Colecionamos idéias acerca das músicas, e as melhores acabaram sendo as mais cruas, com um som mais pesado das guitarras e agressivo das baterias".

Metal-Experience — Quais objetivos vocês tinham em mente quando começaram a compor as músicas de “Gambling With The Devil”?

Gerstner — "Queríamos subir um degrau com este álbum, porque ‘The Legacy’ se saiu muito bem, tivemos ótimas resenhas da imprensa em geral. As pessoas estavam dizendo que o HELLOWEEN estaria morto em alguns anos, mas acho que provamos que essas pessoas estavam erradas. Você pode ouvir algo mais novo no álbum".

Metal-Experience — Foi difícil compor um sucessor para “The Legacy” já que as resenhas foram tão boas?

Gerstner — "Nós raramente pensamos sobre isso, apenas fizemos. Apenas o fizemos e nos divertimos! Se você se concentra muito neste tipo de assunto, perde o ponto algumas vezes. E lá também estava o nosso grande produtor, Charlie Bauerfeind! Ele é bem alemão, muito correto. Ele nunca perde nada e sempre combina tudo junto. Markus [Großkopf, baixista] estava gravando em seu estúdio em Hamburgo, e Michael estávamos em meu estúdio, então o Charlie tinha que viajar pra trás e pra frente. A bateria e os vocais foram gravados no estúdio do Andi [Deris, vocal], então aquele lance de retalho apareceu novamente. Mas todos nós trabalhos no mesmo sistema".

Metal-Experience — Este é o terceiro álbum que você fez com o HELLOWEEN. Após ver três álbuns prontos, chegou a notar alguma mudança a caminho no grupo?

Gerstner — "Sim, mas algumas coisas dependem das circunstâncias. ‘Rabbits Don’t Come Easy’ fizemos de forma bem rápida, sequer cheguei a perceber que eu estava na banda enquanto eu gravava as partes de guitarra para ele. Eu sequer sabia o que estava rolando. O restante do grupo sabia que eu já estava dentro. Apenas crescemos juntos, eles usaram as minhas idéias e isso foi demais. Já o ‘The Legacy’ foi mais planejado, passamos um bom tempo compondo e nos comunicando. Você sabe, as circunstâncias são muito importantes, no ‘Rabbits Don’t Come Easy’ tivemos problemas demais com nosso baterista e isso tirou nosso foco da música. E isso, para mim, foi muito difícil porque eu havia acabado de entrar em uma banda lendária, algo que só fui notar mais tarde. Durante a turnê, tive muitos problemas para me acostumar com tudo, porque eu nunca tinha feito parte de uma banda tão grande. Sou um músico de cabeça aberta, já fiz música pop e outras coisas antes de entrar no HELLOWEEN. As pessoas falaram muita merda sobre mim no início, que eu não tinha visual de banda de rock e tal. Vi uma foto minha quando tinha acabado de entrar na banda, e eu parecia bem punk, com o cabelo roxo e tal..."

Metal-Experience — A banda chegou a pedir para você mudar seu visual?

Gerstner — "Bem, um pouco antes de começarmos a fazer o ‘The Legacy’, os empresários vieram até mim e disseram: ‘hmmm, talvez você devesse mudar o seu cabelo, por causa dos fãs e tal’. Eu disse não no início, mas encontrei um meio-termo. Onde vivo, temos uma cena Heavy Metal bem grande, com muitos fãs, mas eles sequer me reconhecem porque tenho um visual diferente na vida privada".

Metal-Experience — Você pode nos explicar o título “Gambling With The Devil”?

Gerstner — "O último álbum tinha um conceito por trás, e pensamos que podíamos seguir com esta idéia. Há uma faixa neste álbum chamada ‘Occasion Avennue’ em que o demônio está escondido e tentando as pessoas ao redor, e este é um tema forte para um álbum. Também falamos sobre temas semelhantes como políticos e coisas assim. Estávamos em um hotel, acho que na Romênia, e lá tinha um cassino cheio de estilo. Estávamos conversando e, na conversa, chegamos à conclusão que a vida é um jogo com o demônio [N. do T.: 'Gambling With The Devil'], você joga, mas nunca sabe o que vai acontecer, você pode ir lá fora andar agora e ser atropelado por um ônibus. Então, quando viemos com este assunto, o Andi teve a brilhante idéia de fazer uma roda no livreto do CD e adicionar um cartão, que você esfrega e decifra um enigma, que vai levá-lo a outro enigma que, se resolvido, você ganha um prêmio! E não é apenas uma camiseta, você pode voar a um país a sua escolha e ver o HELLOWEEN em um show! Nós o levaremos de avião até lá, você verá o show e encontrará a banda. Essa idéia foi ótima pois combinou perfeitamente com assunto de jogo em questão, nós estamos jogando com um fã [N. do T.: ‘gambling with a fan’]! [risos]"

Metal-Experience — O que podemos esperar de vocês da turnê conjunta com o GAMMA RAY? Vocês estão planejando algo especial?

Gerstner — "A turnê será bem interessante porque o GAMMA RAY não vai abrir para nós, eles serão nossos convidados especiais e tocarão um repertório longo. O AXXIS se juntará a nós para alguns shows. Acho que será um pacote sensacional para os fãs de Power Metal. Será bem legal para as pessoas que viviam dizendo merda a respeito de brigas entre as bandas, pois verão que nada disso é verdade. E também estamos planejando que o Kai [Hansen, líder do GAMMA RAY] suba no palco conosco para algumas canções".

Para ler a entrevista na íntegra, em inglês, clique aqui.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

MasterplanMasterplan
Lyric video de "The Chance", do Helloween

863 acessosMasterplan: ouça recriação de "Escalation 666" do Helloween1188 acessosHelloween: banda russa com nome esquisito faz cover em russo1535 acessosHansen & Friends: veja vídeo com cover de "Save Us", do Helloween1118 acessosUnisonic: CD e DVD "Live in Wacken" sai em julho806 acessosEm 29/05/2015: Helloween lança o álbum My God-Given Right0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Helloween"

HelloweenHelloween
Roland Grapow contraria Kiske e diz que não foi convidado para reunião

HelloweenHelloween
Markus e Dani falam sobre os fãs, Maiden, Avantasia

Baladas do MetalBaladas do Metal
Blog elege as mais bonitas de todos os tempos

0 acessosTodas as matérias da seção Entrevistas0 acessosTodas as matérias sobre "Helloween"

Collectors RoomCollectors Room
Conheça o sujeito que invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Thrash MetalThrash Metal
20 bandas brasileiras de qualidade inquestionável

VocalistasVocalistas
Belíssimos timbres de alguns cantores de rock

5000 acessosPiadas sobre músicos5000 acessosFilhos de Rockstars: qualquer coincidência é semelhança5000 acessosGuns N' Roses: a verdadeira história de "Rocket Queen"5000 acessosMarilyn Manson: de quem é a culpa pelos tiroteios nos EUA?5000 acessosIron Maiden: em vídeo, Bruce aceitou prêmio com garrafa de cerveja na mão2429 acessosVan Halen: ouça o teste de Mitch Malloy para vocal em 1996

Sobre Thiago Coutinho

Formado em Jornalismo, 23 anos, fanático por Bruce Dickinson e seus comparsas no Maiden. O heavy metal surgiu na minha vida quando ouvi o vocalista da Donzela de Ferro em "Tears of the Dragon", em meados de 1994. Mas também aprecio a voz de pato bêbado do controverso Dave Mustaine, a simplicidade do Ramones, as melodias intrincadas do Helloween, a belíssima voz de Dio ou os gritos escabrosos de Rob Halford. A Whiplash apareceu em minha vida sem querer, acho que seus criadores são uns loucos amantes de rock e acredito que este seja o melhor site de rock do país, sem qualquer demagogia!

Mais matérias de Thiago Coutinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online