Rob Halford: Comentários sobre a coletânea "Metal God Essentials"
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Brave Words
Postado em 04 de julho de 2007
O site PureGrainAudio.com conversou recentemente com o frontman do JUDAS PRIEST, Rob Halford, para discutir o lançamento do CD "Metal God Essentials – Volume I".
PGA: O álbum contra com um total de treze faixas dos lançamentos do FIGHT e da banda HALFORD. Como você escolheu as faixas para o disco? Foi difícil selecionar apenas treze músicas?
Rob: "É, você sabe, não é a mesma coisa que gravar um novo álbum de estúdio. Se você está numa banda e está gravando um novo álbum, os seus ritmos, seus andamentos e todos os outros fatores que afetam um disco são importantes, mas neste caso trata-se apenas de reunir as músicas. Acho que a ordem das faixas funciona muito bem, hum, achei que ficou legal termos começado por 'Resurrection' porque foi com ela, pelo menos na banda Halford, que redescobrimos o verdadeiro Metal. E depois variamos um pouco, incluindo faixas de estúdio e ao vivo, como no caso de 'Screaming In The Dark', o que é uma coisa diferente de se fazer. Aí entramos no mundo do Fight e em seguida temos duas novas faixas: 'Forgotten Generation' e 'Drop Out'. Finalmente encerramos com um remix chamado 'Redemption' na versão européia. São diferentes títulos para diferentes territórios porque gravamos quatro ou cinco remixes da música 'Forgotten Generation'. E tudo isso, combinado com o DVD, resulta num produto muito bom, comercialmente falando. Foi brilhante a idéia de me colocar na moto (na capa), junto com os esqueletos voadores; essa é uma imagem com visual de Metal simplesmente incrível".
PGA: O álbum contém um pouco do melhor do seu trabalho solo, mas também oferece duas músicas novas, "Forgotten Generation" e "Drop Out", seu primeiro material inédito em vários anos. Quando essas músicas foram gravadas? São apenas sobras ou você as gravou especialmente para este "Greatest Hits"?
Rob: "Depois que voltei pro Priest, os principais compositores da banda Halford, que são o Mike [Chlasciak, guitarra], que vive em Nova Jérsei, e Roy Z [guitarra], que vive em Los Angeles, começaram a trocar arquivos e idéias pela Internet. Mas no Priest, tudo é feito com Glen [Tipton, guitarra], K.K. [Downing, guitarra] e eu, é o nosso mundo, mas no caso da banda Halford, eu gosto de deixar os caras à vontade para fazer toda a parte de instrumentação, então eles cuidam de tudo. Quando eu pego o material ele já está quase pronto e apenas digo o que penso sobre as possibilidades. Então esse foi o caso, quero dizer, estamos acumulando toneladas de material novo da banda Halford e essas são duas músicas relativamente novas que escolhemos, deixe-me ver, estamos um junho? Deixe-me ver, quando eu fiz isso? Acho que terminamos de compô-las no ano passado, então são relativamente novas, não se trata de material de quatro ou cinco anos atrás".
PGA: Uma coisa que chamou a minha atenção no título do lançamento foi o "Volume 1" no final. Isso significa que os fãs podem esperar um Volume 2, e talvez um Volume 3, de seus maiores sucessos no futuro?
Rob: "Sim, acho que dá pra fazer isso. Não importa em que banda você esteja, desde que tenha uma carreira consolidada. E nós temos uma quantidade enorme de material que pudemos reunir neste lançamento. E o legal é que pude reunir e mostrar toda a versatilidade que mostrei na banda Halford e no Fight. Então podemos dizer que sim, haverá um Volume Dois no futuro, não sei exatamente quando, mas tenho essa ambição".
PGA: Nos últimos meses você certamente esteve bastante ocupado, tanto em relação à música quanto em relação aos negócios, porque em novembro você formou a sua própria produtora de música e filmes, a Metal God Entertainment. Por que você decidiu apenas recentemente, depois de todos esses anos, ter controle sobre sua música e seu catálogo, através de seu próprio selo?
Rob: "Isso foi brilhante; é uma alegria poder controlar a sua própria música. Quando a Sanctuary estava passando por mudanças algum tempo atrás, eles me deram a oportunidade de ter a minha música de volta e isso foi absolutamente brilhante, eu simplesmente adorei a idéia. Foi essa oportunidade que levou a esses outros projetos que pude realizar com todo o material Halford. Também tenho um bom relacionamento com a BMG, que permite que eu faça o que quiser com o material do Fight, então tudo isso acabou me estimulando e foi aí que pensamos em formar a Metal God Entertainment, que se tornou uma idéia mais ampla, com a possibilidade de trazer novos talentos, fazendo rádio, vídeo e tudo o mais no futuro. Nunca é tarde, não é mesmo? Não estou querendo dar um sermão, mas acho que na vida o que interessa é tentar coisas novas e arriscar, se não der certo, pelo menos você tentou. Você tentou!! [risos] Senão a sua vida passa e você pensa: ‘Eu podia ter feito isso’, ‘Eu podia ter feito aquilo’, ‘Por que não fiz aquilo’, entende? Você precisa se mexer, agarrar a vida com unhas e dentes, dar o máximo de si".
Leia a entrevista completa (em inglês) no link puregrainaudio.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
Brasil é o nono país onde o Iron Maiden mais fez shows; confira o top 10
O mais lindo solo de guitarra da música brasileira para Regis Tadeu
A melhor música de abertura de um álbum de todos os tempos, segundo Charlie Watts


Rob Halford relembra o dia em que K.K. Downing foi atropelado por um táxi
Rob Halford não sabe como Judas Priest sobreviveu às gravações de "Screaming for Vengeance"
Sóbrio há 40 anos, Rob Halford conta como parar de beber salvou sua vida
Por que criar um disco novo é como dar à luz, segundo Rob Halford
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



