Guitarrista do After Forever fala de novo disco
Fonte: Blabbermouth
Postado em 11 de junho de 2007
O guitarrista Sander Gommans, do AFTER FOREVER, conversou recentemente com Anthony Morgan, do galês Lucem Fero. Tópicos discutidos incluíram o quinto álbum auto-intitulado do grupo holandês, a recente doença de Sander e o seu projeto HDK. Vários excertos da entrevista seguem abaixo:
Lucem Fero: Como foram as gravações do [álbum] "After Forever"?
Sander Gommans: "Bem, eu e Joost [Van Den Broek, tecladista] começamos a escrever as canções novas, embora realmente não estivéssemos pensando no álbum naquela época. Geralmente eu tenho uma idéia de como o álbum deverá soar e que estilo deve ter, mas desta vez eu não pensei realmente nisto. Apenas comecei a escrever, nós mostramos o resultado ao resto dos membros da banda, e então eles estudaram o material. Uma vez ensaiado, nós o re-gravamos e então nosso produtor Gordon Groothedde asssumiu as rédeas e assim por diante. Depois que gravamos todas as canções, ficamos realmente surpresos conosco por causa do som e pela maneira como as canções soaram. Outra razão [para a surpresa] foi o fato de termos condensado tudo que fizemos nos trabalhos anteriores neste álbum".
After Forever - Mais Novidades
Lucem Fero: O que serviu de inspiração durante o período de gravação do disco?
Sander Gommans: "Ele foi inspirado não realmente no novo do DREAM THEATER, mas em seu antecessor. E também o 'Black Album' do METALLICA foi uma influência... acho que estas foram as duas principais fontes de inspiração".
Lucem Fero: Há algum motivo pelo qual decidiram lançar este álbum como sendo "auto-intitulado"?
Sander Gommans: "Sim, certamente. Em primeiro lugar, eu penso que é nosso melhor trabalho, mas todos sempre dizem isto. Este disco tem entretanto todas as características e elementos que o AFTER FOREVER tem para oferecer, mas desta vez reunido num único lugar. Normalmente cada disco nosso traz um estilo diferente, mas este álbum mostra tudo ao mesmo tempo, e isto o faz tão especial, ainda por cima por oferecer algo novo. Ele mostra todas as facetas e o melhor do AFTER FOREVER, por este motivo acredito que ele deva levar este nome".
Lucem Fero: Curioso você mencionar o METALLICA. Eu na verdade queria saber mais sobre isto, já que o quinto álbum deles também era auto-intitulado, certo?
Sander Gommans: "Correto, e ele foi uma grande inspiração. Se você escutar a primeira canção [de nosso álbum] perceberá que a guitarra é um pouco inspirada em 'Wherever I May Roam' do METALLICA em relação à construção dos versos. Nós realmente nos concentramos nos riffs neste álbum, e por este motivo a guitarra está bem mais destacada. Você precisa ter um riff forte, e às vezes não tem que ser algo complicado. Você precisa ter um bom riff para usar em toda a canção, e às vezes tocá-lo um pouco diferente. Sendo assim, a canção está de fato baseada em um determinado riff, e foi isso que fizemos senão em todas, pelo menos em boa parte das músicas [do novo disco] Isto é bem claro na primeira faixa".
Lucem Fero: Tudo bem falarmos sobre suas recentes dificuldades médicas?
Sander Gommans: "Sim, não é nenhum problema".
Lucem Fero: Em primeiro lugar, você poderia me falar sobre isto de maneira a dar uma geral no que aconteceu?
Sander Gommans: "Veja as coisas assim: devido ao meu trabalho como professor em tempo integral, como líder de uma banda, como compositor e coisas assim, durante sete anos eu me mantive extremamente ocupado durante todo o tempo. Eu nunca realmente pensei sobre isto, mas neste ano eu decidi deixar de lado o ensino para me dedicar totalmente à banda, e sempre que você repousa nota que algo está errado. Eu percebi que estava realmente cansado, exaurido e esgotado. Tive uns blecautes e coisas assim, e fiquei muito preocupado com as conseqüências, principalmente quando iniciaram umas dores em meu tórax. Daí eu constatei que realmente estava esgotado e tive que repousar imediatamente, caso contrário algo mais sério poderia acontecer. Foi isto que rolou".
Lucem Fero: Qual a reação da banda e da gravadora?
Sander Gommans: "Me deram todo o apoio, todos sabem que a coisa é séria. Eles me conhecem, perceberam a gravidade disto e que é necessário que eu me reestabeleça. Eles estão me apoiando e desejando que eu retorne o mais breve possível; mas me darão todo o tempo necessário".
Lucem Fero: Como surgiu o projeto HDK?
Sander Gommans: "É um projeto bem mais extremo que o AFTER FOREVER. É mais direcionado ao Metal, onde eu escrevi e gravei todas as canções. Com Amanda Somerville (EPICA) eu escrevi as letras e linhas vocais. Tenho muitos convidados que revelarei no futuro, mas garanto que será apenas um projeto que não tocará ao vivo. Será um projeto com sonoridade mais direcionada ao lado extremo do Metal, embora ainda com uns toques melódicos. Espero finalizar as mixagens no verão".
Lucem Fero: O que significa HDK?
Sander Gommans: "(risos) Por hora se trata de um título provisório, ainda pode mudar. HDK tinha como objetivo, antes mesmo de eu começar a compor, ser algo engraçado, nada sério. São as iniciais de Hate Death Kill (ódio, morte, matança) que eu alcunhei de forma bem humorada, pois são palavras típicas de letras de Metal. Abreviei para HDK para inaugurar o MySpace, e agora vou ter que decidir o que fazer..."
A entrevista completa (em inglês) pode ser lida neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
Por que Charles Gavin levava discos do Black Sabbath para todos os lados
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Elton John quase casou com mulher que dizia que "vivia dizendo que eu nunca faria sucesso"
Quando Humberto Gessinger não entendeu análise de Jota Quest sobre "Terra de Gigantes"
As músicas "novas" do Pink Floyd, sem Roger Waters, que para David Gilmour são clássicas

Sander Gommans (After Forever, HDK, Trillium) presta homenagem a Andre Matos
Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria



