Guitarrista do After Forever fala de novo disco

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Fonte: Blabbermouth
Enviar correções  |  Ver Acessos

O guitarrista Sander Gommans, do AFTER FOREVER, conversou recentemente com Anthony Morgan, do galês Lucem Fero. Tópicos discutidos incluíram o quinto álbum auto-intitulado do grupo holandês, a recente doença de Sander e o seu projeto HDK. Vários excertos da entrevista seguem abaixo:

Guns N' Roses: os 10 melhores não-clássicos da bandaBeatles: Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lucem Fero: Como foram as gravações do [álbum] "After Forever"?

Sander Gommans: "Bem, eu e Joost [Van Den Broek, tecladista] começamos a escrever as canções novas, embora realmente não estivéssemos pensando no álbum naquela época. Geralmente eu tenho uma idéia de como o álbum deverá soar e que estilo deve ter, mas desta vez eu não pensei realmente nisto. Apenas comecei a escrever, nós mostramos o resultado ao resto dos membros da banda, e então eles estudaram o material. Uma vez ensaiado, nós o re-gravamos e então nosso produtor Gordon Groothedde asssumiu as rédeas e assim por diante. Depois que gravamos todas as canções, ficamos realmente surpresos conosco por causa do som e pela maneira como as canções soaram. Outra razão [para a surpresa] foi o fato de termos condensado tudo que fizemos nos trabalhos anteriores neste álbum".

Lucem Fero: O que serviu de inspiração durante o período de gravação do disco?

Sander Gommans: "Ele foi inspirado não realmente no novo do DREAM THEATER, mas em seu antecessor. E também o 'Black Album' do METALLICA foi uma influência... acho que estas foram as duas principais fontes de inspiração".

Lucem Fero: Há algum motivo pelo qual decidiram lançar este álbum como sendo "auto-intitulado"?

Sander Gommans: "Sim, certamente. Em primeiro lugar, eu penso que é nosso melhor trabalho, mas todos sempre dizem isto. Este disco tem entretanto todas as características e elementos que o AFTER FOREVER tem para oferecer, mas desta vez reunido num único lugar. Normalmente cada disco nosso traz um estilo diferente, mas este álbum mostra tudo ao mesmo tempo, e isto o faz tão especial, ainda por cima por oferecer algo novo. Ele mostra todas as facetas e o melhor do AFTER FOREVER, por este motivo acredito que ele deva levar este nome".

Lucem Fero: Curioso você mencionar o METALLICA. Eu na verdade queria saber mais sobre isto, já que o quinto álbum deles também era auto-intitulado, certo?

Sander Gommans: "Correto, e ele foi uma grande inspiração. Se você escutar a primeira canção [de nosso álbum] perceberá que a guitarra é um pouco inspirada em 'Wherever I May Roam' do METALLICA em relação à construção dos versos. Nós realmente nos concentramos nos riffs neste álbum, e por este motivo a guitarra está bem mais destacada. Você precisa ter um riff forte, e às vezes não tem que ser algo complicado. Você precisa ter um bom riff para usar em toda a canção, e às vezes tocá-lo um pouco diferente. Sendo assim, a canção está de fato baseada em um determinado riff, e foi isso que fizemos senão em todas, pelo menos em boa parte das músicas [do novo disco] Isto é bem claro na primeira faixa".

Lucem Fero: Tudo bem falarmos sobre suas recentes dificuldades médicas?

Sander Gommans: "Sim, não é nenhum problema".

Lucem Fero: Em primeiro lugar, você poderia me falar sobre isto de maneira a dar uma geral no que aconteceu?

Sander Gommans: "Veja as coisas assim: devido ao meu trabalho como professor em tempo integral, como líder de uma banda, como compositor e coisas assim, durante sete anos eu me mantive extremamente ocupado durante todo o tempo. Eu nunca realmente pensei sobre isto, mas neste ano eu decidi deixar de lado o ensino para me dedicar totalmente à banda, e sempre que você repousa nota que algo está errado. Eu percebi que estava realmente cansado, exaurido e esgotado. Tive uns blecautes e coisas assim, e fiquei muito preocupado com as conseqüências, principalmente quando iniciaram umas dores em meu tórax. Daí eu constatei que realmente estava esgotado e tive que repousar imediatamente, caso contrário algo mais sério poderia acontecer. Foi isto que rolou".

Lucem Fero: Qual a reação da banda e da gravadora?

Sander Gommans: "Me deram todo o apoio, todos sabem que a coisa é séria. Eles me conhecem, perceberam a gravidade disto e que é necessário que eu me reestabeleça. Eles estão me apoiando e desejando que eu retorne o mais breve possível; mas me darão todo o tempo necessário".

Lucem Fero: Como surgiu o projeto HDK?

Sander Gommans: "É um projeto bem mais extremo que o AFTER FOREVER. É mais direcionado ao Metal, onde eu escrevi e gravei todas as canções. Com Amanda Somerville (EPICA) eu escrevi as letras e linhas vocais. Tenho muitos convidados que revelarei no futuro, mas garanto que será apenas um projeto que não tocará ao vivo. Será um projeto com sonoridade mais direcionada ao lado extremo do Metal, embora ainda com uns toques melódicos. Espero finalizar as mixagens no verão".

Lucem Fero: O que significa HDK?

Sander Gommans: "(risos) Por hora se trata de um título provisório, ainda pode mudar. HDK tinha como objetivo, antes mesmo de eu começar a compor, ser algo engraçado, nada sério. São as iniciais de Hate Death Kill (ódio, morte, matança) que eu alcunhei de forma bem humorada, pois são palavras típicas de letras de Metal. Abreviei para HDK para inaugurar o MySpace, e agora vou ter que decidir o que fazer..."

A entrevista completa (em inglês) pode ser lida neste link.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "After Forever"


Metal sinfônico: os 10 melhores segundo o TeamRockMetal sinfônico
Os 10 melhores segundo o TeamRock

Nightwish: Floor e a dificuldade em lidar com lado suave da bandaNightwish
Floor e a dificuldade em lidar com lado suave da banda


Guns N' Roses: os 10 melhores não-clássicos da bandaGuns N' Roses
Os 10 melhores não-clássicos da banda

Beatles: Perguntas e respostas e curiosidades diversasBeatles
Perguntas e respostas e curiosidades diversas


adClio336|adClio336