Gorgoroth: Declarações sobre queima de igrejas geram polêmica
Fonte: Blabbermouth
Postado em 28 de janeiro de 2007
O jornal Bergens Tidende, de Bergen, Noruega, publicou em janeiro de 2007 uma matéria sobre declarações feitas pelo frontman do GORGOROTH, Gaahl, sobre uma grande onda de queima de igrejas ocorrida na Noruega no início dos anos noventa.
Em uma entrevista que muitos consideram o ponto alto do documentário canadense "Metal: A Headbanger's Journey", televisado na Noruega uma semana atrás, Gaahl comentou sobre uma série de incêndios criminosos a igrejas ligados à cena black metal. "A queima de igrejas, entre outras coisas, são atos que eu apoio 100%, que deveriam ter sido feitos com mais freqüência e que deverão ocorrer com mais força no futuro. Temos de limpar todos os traços das raízes cristãs e semitas neste mundo. Satanismo é liberdade individual para crescer e se tornar um Super-Homem. Cada homem que nasceu para ser um rei deve ser um rei. Cada homem que nasceu para ser um escravo não conhece Satan." Assista a entrevista de Gaahl no YouTube.
Falando ao citado jornal depois da divulgação da entrevista na TV norueguesa, Gaahl reiterou a sua posição sobre queima de igrejas, insistindo que falava sério no documentário, e que não havia dito aquilo apenas para chamar a atenção.
O bispo Ole D. Hagesaether, da diocese de Bjoergvin, comentou ao Bergens Tidende: "Se estas declarações sobre queima de igrejas forem sérias, a situação é grave. Já passamos por isso." Hagesaether também levantou a questão de que o Spellemann Awards, prêmio norueguês semelhante ao Grammy, deveria cancelar a indicação da banda à categoria de melhor banda norueguesa de metal do ano, onde a mesma concorre.
Quando de sua saída da prisão alguns meses atrás (leia aqui a matéria), Gaahl declarou ao jornal Observer: "O black metal não tem objetivo de alcançar um grande público. Black metal existe apenas para nossa própria satisfação. É algo totalmente egoísta. O objetivo comum é se tornar o próprio Satan; um ser humano de elite. Uma elite que está acima das regras. Então as pessoas fazem o que querem fazer, e têm um inimigo comum que é o Cristianismo, o socialismo e qualquer outra coisa defendida pela democracia, especialmente esta idéia de que todos os homens são iguais. Isso obviamente é uma farsa."
Gaahl vive em uma área de campo a três horas de Bergen, isolado da maior parte da humanidade. "Minha família possui três montanhas. Não há muito em volta. O amor pela natureza é uma parte importante do black metal. É fácil se sentir isolado na natureza. E a solidão e a distância dos outros é muito importante para nós."
(Agradecimentos a Roy Kristensen, do www.imhotep.no pela tradução para inglês.)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Till Lindemann surpeende fãs com seu novo single natalino "Alles Ändert Sich"
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Os 10 melhores álbuns de death metal lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Anitta: "Eu era roqueira. Comecei no funk por destino."
O hit de Eric Clapton que ele considera "quase impossível" de tocar certo ao vivo
Como Bon Jovi ajudou o jovem Sebastian Bach, mas virou seu grande inimigo

Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria
Motorhead: Lemmy fala sobre Jimi Hendrix, drogas e mais



