Gorgoroth: Declarações sobre queima de igrejas geram polêmica
Fonte: Blabbermouth
Postado em 28 de janeiro de 2007
O jornal Bergens Tidende, de Bergen, Noruega, publicou em janeiro de 2007 uma matéria sobre declarações feitas pelo frontman do GORGOROTH, Gaahl, sobre uma grande onda de queima de igrejas ocorrida na Noruega no início dos anos noventa.
Em uma entrevista que muitos consideram o ponto alto do documentário canadense "Metal: A Headbanger's Journey", televisado na Noruega uma semana atrás, Gaahl comentou sobre uma série de incêndios criminosos a igrejas ligados à cena black metal. "A queima de igrejas, entre outras coisas, são atos que eu apoio 100%, que deveriam ter sido feitos com mais freqüência e que deverão ocorrer com mais força no futuro. Temos de limpar todos os traços das raízes cristãs e semitas neste mundo. Satanismo é liberdade individual para crescer e se tornar um Super-Homem. Cada homem que nasceu para ser um rei deve ser um rei. Cada homem que nasceu para ser um escravo não conhece Satan." Assista a entrevista de Gaahl no YouTube.
Falando ao citado jornal depois da divulgação da entrevista na TV norueguesa, Gaahl reiterou a sua posição sobre queima de igrejas, insistindo que falava sério no documentário, e que não havia dito aquilo apenas para chamar a atenção.
O bispo Ole D. Hagesaether, da diocese de Bjoergvin, comentou ao Bergens Tidende: "Se estas declarações sobre queima de igrejas forem sérias, a situação é grave. Já passamos por isso." Hagesaether também levantou a questão de que o Spellemann Awards, prêmio norueguês semelhante ao Grammy, deveria cancelar a indicação da banda à categoria de melhor banda norueguesa de metal do ano, onde a mesma concorre.
Quando de sua saída da prisão alguns meses atrás (leia aqui a matéria), Gaahl declarou ao jornal Observer: "O black metal não tem objetivo de alcançar um grande público. Black metal existe apenas para nossa própria satisfação. É algo totalmente egoísta. O objetivo comum é se tornar o próprio Satan; um ser humano de elite. Uma elite que está acima das regras. Então as pessoas fazem o que querem fazer, e têm um inimigo comum que é o Cristianismo, o socialismo e qualquer outra coisa defendida pela democracia, especialmente esta idéia de que todos os homens são iguais. Isso obviamente é uma farsa."
Gaahl vive em uma área de campo a três horas de Bergen, isolado da maior parte da humanidade. "Minha família possui três montanhas. Não há muito em volta. O amor pela natureza é uma parte importante do black metal. É fácil se sentir isolado na natureza. E a solidão e a distância dos outros é muito importante para nós."
(Agradecimentos a Roy Kristensen, do www.imhotep.no pela tradução para inglês.)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Masterplan confirma data de lançamento do novo álbum, "Metalmorphosis"
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Thrash Metal; como surgiu a música do Anthrax que serviu para batizar o gênero
Mick Jagger e David Bowie: relação escancarada
Experiente, Tobias Forge do Ghost dá sua opinião sincera sobre Crypta e Fernanda Lira
Treta: Após Eddie Vedder detonar o Mötley Crüe, Nikki Sixx diz o que pensa do Pearl Jam

Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria
Motorhead: Lemmy fala sobre Jimi Hendrix, drogas e mais



